Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Figueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
id UFBC_eddeaf3cf6ef4dcd63b46bc15582b251
oai_identifier_str oai:BDTD:122059
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola públicaCAMERA 360ºEDUCAÇÃO-TECNOLOGIAS DIGITAISREALIDADE VIRTUALINOVAÇÃO SOCIALEDUCATION-DIGITAL TECHNOLOGIESVIRTUAL REALITYSOCIAL INNOVATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira KamenskyCoorientador: Prof. Dr. Rovilson MafaldaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação, São Bernardo do Campo, 2020.As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), através das Realidades Virtual e Aumentada, se apresentam como ferramentas digitais inovadoras e úteis nas mais diversas áreas. O cenário educacional, no contexto atual de mudança constante e cada vez mais rápida, requer uma abordagem pedagógica em constante transformação e inovação no âmbito da cultura digital. Este trabalho apresenta um experimento de realidade virtual com os professores da rede pública para a recém-criada disciplina "Mídia-Educação", no sentido de difundir o conhecimento e aplicações com câmera 360°, e propor o uso dessa ferramenta para as escolas e os educadores. Desta forma, aspectos de experiência do usuário e usabilidade do equipamento, bem como software, aplicativos, hardwares e outros dispositivos necessários à elaboração de um curta metragem (vídeo) e de um tour virtual com imagens 360 ° ao final da experiência foram avaliados com os alunos envolvidos no trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em um estudo de campo com o uso da câmera 360 ° com os discentes para posterior disseminação. Entrevistas abertas e a observação participante complementam a estrutura da metodologia de pesquisa, a fim de alcançar o aprendizado e a difusão do conhecimento adquirido para aplicação nas aulas de Mídia-Educação e outras disciplinas e para auxiliar na fundamentação de um pensamento crítico.The new information and communication technologies (ICTs), through virtual and augmented realities, present themselves as innovative and useful digital tools in many different areas. The educational scenario, in the current context of constant and ever-changing world, requires a pedagogical approach in constant transformation and innovation within the digital culture. This work created an experiment with Brazilian public school students for the newly created "Media-Education" discipline in order to disseminate 360º camera knowledge and applications, and spread the skills and applications with a 360º camera and also propose to use this device for educators and schools . User experience and usability aspects of the equipment, as well as software, apps, hardware and other devices necessary for the elaboration of a short film and a virtual tour with 360º images were evaluated by the end of this project with the teachers and students involved in the work. For this, a research with a qualitative approach, in a field study using the 360º camera with students, for further propagation. Open interviews and participant observation complement the structure of the research methodology in order to reach the learning and the diffusion of the knowledge acquired for application in the Media-Education and other classes to support the foundation of critical thinking.Kamensky, Andrea Paula dos Santos OliveiraMafalda, RovilsonPereira, LucianaRibeiro, Suzana Lopes SalgadoFigueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105 fls.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059&midiaext=79078http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059&midiaext=79077Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122059porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T11:00:26Zoai:BDTD:122059Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T11:00:26Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
title Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
spellingShingle Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
Figueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt
CAMERA 360º
EDUCAÇÃO-TECNOLOGIAS DIGITAIS
REALIDADE VIRTUAL
INOVAÇÃO SOCIAL
EDUCATION-DIGITAL TECHNOLOGIES
VIRTUAL REALITY
SOCIAL INNOVATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
title_short Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
title_full Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
title_fullStr Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
title_full_unstemmed Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
title_sort Inovação Social com aplicação de realidade virtual na escola pública
author Figueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt
author_facet Figueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
Mafalda, Rovilson
Pereira, Luciana
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Marcos Eduardo Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv CAMERA 360º
EDUCAÇÃO-TECNOLOGIAS DIGITAIS
REALIDADE VIRTUAL
INOVAÇÃO SOCIAL
EDUCATION-DIGITAL TECHNOLOGIES
VIRTUAL REALITY
SOCIAL INNOVATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
topic CAMERA 360º
EDUCAÇÃO-TECNOLOGIAS DIGITAIS
REALIDADE VIRTUAL
INOVAÇÃO SOCIAL
EDUCATION-DIGITAL TECHNOLOGIES
VIRTUAL REALITY
SOCIAL INNOVATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059&midiaext=79078
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122059&midiaext=79077
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
105 fls.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994601088942080