O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude.
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322 |
Resumo: | O estudo do currículo cultural evidencia que a formação humana não acontece apenas nas tradicionais instituições de educação. Desde meados do século XX a indústria cultural participa efetivamente na elaboração das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instâncias sociais (família, igreja, e escola). Televisão, rádio, imprensa, indústria fonográfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educação dos sujeitos contemporâneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a série Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão há quase 12 anos, considerando-a operadora de um currículo cultural, com temáticas e práticas pedagógicas que colaboram na constituição do habitus juvenil. Verifiquei apresentações de sexualidade e gênero; demonstração de um conceito de beleza humana; caracterização das relações étnicas; uso da punição como estratégia pedagógica; e a inserção do enredo na estrutura social e econômica. Adotei um método do tipo etnográfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial – o que implicou fazer emergir da prática dos sujeitos as categorias analíticas e conceituais. Devido à amplitude das temáticas, adotei uma postura teórica multirreferenciada. Para as análises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em síntese, a Malhação, exibe um projeto pedagógico velado, que objetiva a formação do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto – fatos que caracterizam o currículo cultural como um caso típico da semiformação, que, para Adorno consiste na alienação das consciências, provocada pelas mercadorias da indústria cultural. |
id |
UFC-7_656592fc4d9118b1e487710c414852ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/3322 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude.The cultural curriculum of tv series Malhação : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth.Indústria CulturalInterculturalidadeViolência SimbólicaCurrículo culturalHabitusCultural IndustryInterculturalityCultural CurriculumSymbolic ViolenceNovelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - BrasilIndústria cultural - BrasilTelevisão na educação - BrasilTelevisão - Programas para adolescentesTelevisão e adolescentes - BrasilMalhação(Novela de televisão)Rede Globo de TelevisãoO estudo do currículo cultural evidencia que a formação humana não acontece apenas nas tradicionais instituições de educação. Desde meados do século XX a indústria cultural participa efetivamente na elaboração das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instâncias sociais (família, igreja, e escola). Televisão, rádio, imprensa, indústria fonográfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educação dos sujeitos contemporâneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a série Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão há quase 12 anos, considerando-a operadora de um currículo cultural, com temáticas e práticas pedagógicas que colaboram na constituição do habitus juvenil. Verifiquei apresentações de sexualidade e gênero; demonstração de um conceito de beleza humana; caracterização das relações étnicas; uso da punição como estratégia pedagógica; e a inserção do enredo na estrutura social e econômica. Adotei um método do tipo etnográfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial – o que implicou fazer emergir da prática dos sujeitos as categorias analíticas e conceituais. Devido à amplitude das temáticas, adotei uma postura teórica multirreferenciada. Para as análises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em síntese, a Malhação, exibe um projeto pedagógico velado, que objetiva a formação do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto – fatos que caracterizam o currículo cultural como um caso típico da semiformação, que, para Adorno consiste na alienação das consciências, provocada pelas mercadorias da indústria cultural.Albuquerque, Luiz BotelhoSouza, Ana Carmita Bezerra de2012-07-18T15:06:43Z2012-07-18T15:06:43Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ana Carmita Bezerra de. O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322ark:/83112/00130000271gkporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:31:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3322Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-10-20T19:31:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. The cultural curriculum of tv series Malhação : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth. |
title |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
spellingShingle |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. Souza, Ana Carmita Bezerra de Indústria Cultural Interculturalidade Violência Simbólica Currículo cultural Habitus Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Symbolic Violence Novelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - Brasil Indústria cultural - Brasil Televisão na educação - Brasil Televisão - Programas para adolescentes Televisão e adolescentes - Brasil Malhação(Novela de televisão) Rede Globo de Televisão |
title_short |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
title_full |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
title_fullStr |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
title_full_unstemmed |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
title_sort |
O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. |
author |
Souza, Ana Carmita Bezerra de |
author_facet |
Souza, Ana Carmita Bezerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Luiz Botelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Carmita Bezerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria Cultural Interculturalidade Violência Simbólica Currículo cultural Habitus Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Symbolic Violence Novelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - Brasil Indústria cultural - Brasil Televisão na educação - Brasil Televisão - Programas para adolescentes Televisão e adolescentes - Brasil Malhação(Novela de televisão) Rede Globo de Televisão |
topic |
Indústria Cultural Interculturalidade Violência Simbólica Currículo cultural Habitus Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Symbolic Violence Novelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - Brasil Indústria cultural - Brasil Televisão na educação - Brasil Televisão - Programas para adolescentes Televisão e adolescentes - Brasil Malhação(Novela de televisão) Rede Globo de Televisão |
description |
O estudo do currículo cultural evidencia que a formação humana não acontece apenas nas tradicionais instituições de educação. Desde meados do século XX a indústria cultural participa efetivamente na elaboração das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instâncias sociais (família, igreja, e escola). Televisão, rádio, imprensa, indústria fonográfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educação dos sujeitos contemporâneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a série Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão há quase 12 anos, considerando-a operadora de um currículo cultural, com temáticas e práticas pedagógicas que colaboram na constituição do habitus juvenil. Verifiquei apresentações de sexualidade e gênero; demonstração de um conceito de beleza humana; caracterização das relações étnicas; uso da punição como estratégia pedagógica; e a inserção do enredo na estrutura social e econômica. Adotei um método do tipo etnográfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial – o que implicou fazer emergir da prática dos sujeitos as categorias analíticas e conceituais. Devido à amplitude das temáticas, adotei uma postura teórica multirreferenciada. Para as análises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em síntese, a Malhação, exibe um projeto pedagógico velado, que objetiva a formação do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto – fatos que caracterizam o currículo cultural como um caso típico da semiformação, que, para Adorno consiste na alienação das consciências, provocada pelas mercadorias da indústria cultural. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2012-07-18T15:06:43Z 2012-07-18T15:06:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/00130000271gk |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. ark:/83112/00130000271gk |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1834208419062480896 |