As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Almeida, Tatiana Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51627
Resumo: The issue of literacy is not a recent issue in our literature. However, there still does not seem to be a consensus on what this activity is and their importance in learning a language, in this case, Portuguese. The reason for this, perhaps, is in the way the teacher conceives the language and how it affects their practice, consequently, reaching the student. Authors such as Travaglia (1998) and Geraldi (1998), in addition to Braggio (1992) and Ferreiro (1988), have concepts of language that we use to address the theme of this research. Given this context, the present study aimed to outline a profile of the training of teachers who are in classrooms considered to be literacy educators, in two schools in the city of Fortaleza, in order to understand the notion of language that these teachers bring to their practices. To achieve this objective, a theoretical overview was first drawn up on some conceptions of language and literacy, which guided the analysis of the corpus. The latter, in turn, was formed by interviews with six teachers, two from each series of the literacy cycle, from the 1 st, 2 nd and 3 rd grades, in addition to the sample of some activities used in the classroom with the objective of teaching reading and writing. Through the analysis of these data, it was possible, based on the theoretical overview and official documents of education in the country, to build a probable profile of literacy teachers.
id UFC-7_d666386ac8a22f4da07c3e6e64931991
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51627
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental ILinguagemAlfabetização/LetramentoProfessor-alfabetizadorThe issue of literacy is not a recent issue in our literature. However, there still does not seem to be a consensus on what this activity is and their importance in learning a language, in this case, Portuguese. The reason for this, perhaps, is in the way the teacher conceives the language and how it affects their practice, consequently, reaching the student. Authors such as Travaglia (1998) and Geraldi (1998), in addition to Braggio (1992) and Ferreiro (1988), have concepts of language that we use to address the theme of this research. Given this context, the present study aimed to outline a profile of the training of teachers who are in classrooms considered to be literacy educators, in two schools in the city of Fortaleza, in order to understand the notion of language that these teachers bring to their practices. To achieve this objective, a theoretical overview was first drawn up on some conceptions of language and literacy, which guided the analysis of the corpus. The latter, in turn, was formed by interviews with six teachers, two from each series of the literacy cycle, from the 1 st, 2 nd and 3 rd grades, in addition to the sample of some activities used in the classroom with the objective of teaching reading and writing. Through the analysis of these data, it was possible, based on the theoretical overview and official documents of education in the country, to build a probable profile of literacy teachers.A questão da alfabetização e do letramento não é um assunto recente dentro da nossa literatura. Entretanto, ainda não parece haver um consenso sobre o que sejam essas duas atividades e a importância delas no aprendizado de uma língua, neste caso, o português. A razão para tal talvez esteja no modo que o professor concebe a linguagem e como isso afeta a sua prática, consequentemente, chegando ao aluno. Autores como Travaglia (1998) e Geraldi (1998), passando por Braggio (1992) e Ferreiro (1988), trazem concepções de linguagem as quais utilizamos para abordar o tema desta pesquisa. Diante desse contexto, o presente trabalho teve por fim delinear um perfil da formação dos professores que estão em salas consideradas alfabetizadoras, em duas escolas da cidade de Fortaleza, a fim de compreender a noção de linguagem que esses professores trazem para suas práticas. Para atingir esse objetivo, primeiramente foi traçado um panorama teórico sobre algumas concepções de linguagem, de alfabetização e letramento, que nortearam a análise do corpus. Este, por sua vez, foi formado por entrevistas realizadas com seis professores, dois de cada série do ciclo de alfabetização, do 1 o , 2 o e 3 o anos, além da amostra de algumas atividades utilizadas em sala com o objetivo de ensinar a leitura e a escrita. Mediante a análise desses dados, foi possível, embasados no panorama teórico e nos documentos oficiais de educação do país, construir um provável perfil dos professores alfabetizadores.Ribeiro, Pollyanne BicalhoAlmeida, Tatiana Vieira2020-05-08T18:37:41Z2020-05-08T18:37:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Tatiana Almeida. As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. 2020. 117f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51627ark:/83112/001300000gc0kporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-08T18:37:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51627Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-08T18:37:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
title As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
spellingShingle As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
Almeida, Tatiana Vieira
Linguagem
Alfabetização/Letramento
Professor-alfabetizador
title_short As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
title_full As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
title_fullStr As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
title_sort As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
author Almeida, Tatiana Vieira
author_facet Almeida, Tatiana Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Pollyanne Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tatiana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Alfabetização/Letramento
Professor-alfabetizador
topic Linguagem
Alfabetização/Letramento
Professor-alfabetizador
description The issue of literacy is not a recent issue in our literature. However, there still does not seem to be a consensus on what this activity is and their importance in learning a language, in this case, Portuguese. The reason for this, perhaps, is in the way the teacher conceives the language and how it affects their practice, consequently, reaching the student. Authors such as Travaglia (1998) and Geraldi (1998), in addition to Braggio (1992) and Ferreiro (1988), have concepts of language that we use to address the theme of this research. Given this context, the present study aimed to outline a profile of the training of teachers who are in classrooms considered to be literacy educators, in two schools in the city of Fortaleza, in order to understand the notion of language that these teachers bring to their practices. To achieve this objective, a theoretical overview was first drawn up on some conceptions of language and literacy, which guided the analysis of the corpus. The latter, in turn, was formed by interviews with six teachers, two from each series of the literacy cycle, from the 1 st, 2 nd and 3 rd grades, in addition to the sample of some activities used in the classroom with the objective of teaching reading and writing. Through the analysis of these data, it was possible, based on the theoretical overview and official documents of education in the country, to build a probable profile of literacy teachers.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08T18:37:41Z
2020-05-08T18:37:41Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Tatiana Almeida. As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. 2020. 117f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51627
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000gc0k
identifier_str_mv VIEIRA, Tatiana Almeida. As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. 2020. 117f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
ark:/83112/001300000gc0k
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1834208314319175680