Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sousa, Railane Porfirio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941
Resumo: This study aimed to characterize the profile of students in professional education courses held at Senac-Ce from 2017 to 2019. Professional education is divided into three modalities, professional qualification; high school technician and technological graduation/postgraduate. In this study, only the first two were addressed, due to the absence of enrollments in the Institution in the technological undergraduate/graduate course in the analyzed period. Data collected through reports from the Senac-Ce educational system revealed social and academic information about students enrolled in the period. On the methodological aspects, a qualitative descriptive study was used. Analyzing the results, it can be inferred that in professional qualification courses and high school technicians the highest prevalence is of women, young people and those who had completed high school, with a greater demand in the areas of Management and Business and Environment and Health. As for the achievement, the professional qualification was satisfactory, with more than 80% approval, while the technical courses of high school had a high rate in relation to evasion around 20%. In the period analyzed, the students' social and academic profile was uniform, with a strong predominance of female participation.
id UFC-7_ec4b684c2a7961ed60dd8c07b17fda92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/66941
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CEEducação profissionalSenac-CEMulheres e JovensAproveitamento escolarThis study aimed to characterize the profile of students in professional education courses held at Senac-Ce from 2017 to 2019. Professional education is divided into three modalities, professional qualification; high school technician and technological graduation/postgraduate. In this study, only the first two were addressed, due to the absence of enrollments in the Institution in the technological undergraduate/graduate course in the analyzed period. Data collected through reports from the Senac-Ce educational system revealed social and academic information about students enrolled in the period. On the methodological aspects, a qualitative descriptive study was used. Analyzing the results, it can be inferred that in professional qualification courses and high school technicians the highest prevalence is of women, young people and those who had completed high school, with a greater demand in the areas of Management and Business and Environment and Health. As for the achievement, the professional qualification was satisfactory, with more than 80% approval, while the technical courses of high school had a high rate in relation to evasion around 20%. In the period analyzed, the students' social and academic profile was uniform, with a strong predominance of female participation.Esse estudo objetivou-se a caracterizar o perfil do aluno dos cursos de educação profissional realizados no Senac-Ce no período de 2017 a 2019. A educação profissional divide-se em três modalidades, qualificação profissional; técnica de nível médio e graduação/pós-graduação tecnológica, neste estudo foi abordado apenas os dois primeiros, por ausência de matrículas na Instituição na modalidade de graduação/pós-graduação tecnológica no período analisado. Os dados coletados através de relatórios oriundos do Sistema educacional do Senac-Ce revelaram informações sociais e acadêmicas dos alunos matriculados no período. Sobre os aspectos metodológicos, utilizou-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo. Analisando os resultados, pode-se inferir que nos cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio a maior prevalência é de mulheres, jovens e que possuíam ensino médio completo, tendo uma procura maior pelas áreas de Gestão e Negócios e de Ambiente e Saúde. Quanto ao aproveitamento, o de qualificação profissional foi satisfatório, com mais de 80% de aprovação, enquanto os cursos técnicos de nível médio tiveram um índice alto com relação a evasão em torno de 20%. No período analisado o perfil social e acadêmico dos alunos se mostrou uniforme tendo forte predominância da participação feminina.Irffi, Guilherme DinizSousa, Railane Porfirio de2022-07-06T14:17:26Z2022-07-06T14:17:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Railane Porfirio de. Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE. 2021. 44f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941ark:/83112/0013000030fp0porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T17:57:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/66941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-08-16T17:57:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
title Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
spellingShingle Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
Sousa, Railane Porfirio de
Educação profissional
Senac-CE
Mulheres e Jovens
Aproveitamento escolar
title_short Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
title_full Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
title_fullStr Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
title_full_unstemmed Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
title_sort Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE
author Sousa, Railane Porfirio de
author_facet Sousa, Railane Porfirio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Irffi, Guilherme Diniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Railane Porfirio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Senac-CE
Mulheres e Jovens
Aproveitamento escolar
topic Educação profissional
Senac-CE
Mulheres e Jovens
Aproveitamento escolar
description This study aimed to characterize the profile of students in professional education courses held at Senac-Ce from 2017 to 2019. Professional education is divided into three modalities, professional qualification; high school technician and technological graduation/postgraduate. In this study, only the first two were addressed, due to the absence of enrollments in the Institution in the technological undergraduate/graduate course in the analyzed period. Data collected through reports from the Senac-Ce educational system revealed social and academic information about students enrolled in the period. On the methodological aspects, a qualitative descriptive study was used. Analyzing the results, it can be inferred that in professional qualification courses and high school technicians the highest prevalence is of women, young people and those who had completed high school, with a greater demand in the areas of Management and Business and Environment and Health. As for the achievement, the professional qualification was satisfactory, with more than 80% approval, while the technical courses of high school had a high rate in relation to evasion around 20%. In the period analyzed, the students' social and academic profile was uniform, with a strong predominance of female participation.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-06T14:17:26Z
2022-07-06T14:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Railane Porfirio de. Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE. 2021. 44f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000030fp0
identifier_str_mv SOUSA, Railane Porfirio de. Educação profissional no Estado do Ceará: análise do perfil dos alunos dos cursos do SENAC-CE. 2021. 44f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2021.
ark:/83112/0013000030fp0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1834208416304726016