ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: MENESES, Ronny Diogenes de. lattes
Orientador(a): SOUZA, Fábio Marques de. lattes
Banca de defesa: XAVIER, Manassés Morais., PEREIRA, Márcia Helena de Melo., MORAES, Antonio Henrique Coutelo de., MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes.
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33705
Resumo: O objetivo desta tese é compreender, sob uma perspectiva marxista, como o ato de olhar e refletir sobre as mãos surdas presentes na arte pode nos levar a conhecer a infraestrutura de exclusão e segregação que conduziu os surdos a realizar atos responsáveis e humanizados. Além disso, os objetivos específicos desta investigação são descrever como a humanidade representou e valorizou a mão na arte ao longo dos séculos, ilustrar os valores hierarquizados de uma infraestrutura que culmina no nascimento dos signos ideológicos surdos, ressignificar a nossa compreensão do corpo através dos estudos bakhtinianos e estudar a aparição das mãos nas artes surdas como ato responsável que reflete e refrata o horizonte social surdo. Em nossa pesquisa de mestrado, percebemos que crenças equivocadas ligadas às pessoas surdas podem ser repensadas por meio do contato com as artes surdas, seguindo um possível caminho para a reconfiguração dessas crenças. Nesse processo, verificamos que, nas artes, há um elemento comum a todos os humanos, mas que recebe um alto destaque em praticamente todas as artes surdas: as mãos. Elas surgem como protesto, defesa, expressam medo e revolta, conclamando o espectador a olhar para o surdo. Foi constatado, em nossa pesquisa, que há poucos estudos que abordem os aspectos discursivos das artes produzidas por surdos, assim como a relação da mão com a experiência do ser e estar surdo em uma sociedade predominantemente ouvinte. Portanto, torna-se evidente a necessidade de ampliar as pesquisas sobre essa temática. Tendo isso em consideração, a tese que defendemos é que as mãos presentes nas artes surdas são uma manifestação do ato responsável advindo de uma infraestrutura opressora, e que olhar para essas mãos pode ser um meio de provocar o diálogo e a reflexão sobre o ser e estar surdo e, consequentemente, compreender o caminho que deve ser trilhado para a prática de atos responsáveis e humanizados por nós, ouvintes, frente à comunidade surda. Com isso, surge em nosso trabalho a hipótese de que as mãos surdas são ferramentas ideológicas que são frutos do ato responsável e que refletem e refratam a realidade no horizonte social dos seus autores. Desse modo, pretendemos responder à seguinte questão: Se e como a aparição das mãos nas artes surdas reflete e refrata o ato responsável de seus produtores? Por isso, adotamos uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, conduzida por meio de uma pesquisa de base marxista. Essa escolha foi necessária, pois, como Volóchinov (2019) afirma, rejeitamos a concepção burguesa e elitista de fetichização da obra de arte como uma entidade completa e fechada que só pode ser descrita do ponto de vista estético. A partir disso, entendemos a obra de arte como um signo ideológico que é fruto de uma complexa infraestrutura que precisa ser considerada no momento de sua análise. Para isso, foi necessário investigar os fatos a partir da base material em que eles estão inseridos. Isso implicou, primeiramente, ter uma visão geral do contexto, associando-o aos dados gerados na investigação sob a luz dos teóricos discutidos nessa pesquisa. Assim, todo o nosso trabalho está fundamentado na filosofia do ato responsável de Bakhtin (2010) e na concepção de Presença de Gumbrecht (2010). Através dos dados gerados, constatamos que a arte surda é marginalizada e invisibilizada. Contudo, por meio das mãos, eles refletem toda a infraestrutura de opressão exercida pela classe ouvinte. Por fim, concluímos que, ao olharmos para as mãos surdas na arte, olharemos também para a história desse povo, e assim, poderemos conhecer suas lutas, desejos e necessidades. Com isso, poderemos adotar atos responsáveis e humanizados perante o outro-surdo.
id UFCG_033da7bf8884e673508a52ec7a97a909
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33705
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling SOUZA, Fábio Marques de.SOUZA, Fábio Marques dehttp://lattes.cnpq.br/1753039621977042PORTO, Shirley Barbosa das Neves.XAVIER, Manassés Morais.PEREIRA, Márcia Helena de Melo.MORAES, Antonio Henrique Coutelo de.MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes.MENEZES, R. D.http://lattes.cnpq.br/3040702749407728MENESES, Ronny Diogenes de.O objetivo desta tese é compreender, sob uma perspectiva marxista, como o ato de olhar e refletir sobre as mãos surdas presentes na arte pode nos levar a conhecer a infraestrutura de exclusão e segregação que conduziu os surdos a realizar atos responsáveis e humanizados. Além disso, os objetivos específicos desta investigação são descrever como a humanidade representou e valorizou a mão na arte ao longo dos séculos, ilustrar os valores hierarquizados de uma infraestrutura que culmina no nascimento dos signos ideológicos surdos, ressignificar a nossa compreensão do corpo através dos estudos bakhtinianos e estudar a aparição das mãos nas artes surdas como ato responsável que reflete e refrata o horizonte social surdo. Em nossa pesquisa de mestrado, percebemos que crenças equivocadas ligadas às pessoas surdas podem ser repensadas por meio do contato com as artes surdas, seguindo um possível caminho para a reconfiguração dessas crenças. Nesse processo, verificamos que, nas artes, há um elemento comum a todos os humanos, mas que recebe um alto destaque em praticamente todas as artes surdas: as mãos. Elas surgem como protesto, defesa, expressam medo e revolta, conclamando o espectador a olhar para o surdo. Foi constatado, em nossa pesquisa, que há poucos estudos que abordem os aspectos discursivos das artes produzidas por surdos, assim como a relação da mão com a experiência do ser e estar surdo em uma sociedade predominantemente ouvinte. Portanto, torna-se evidente a necessidade de ampliar as pesquisas sobre essa temática. Tendo isso em consideração, a tese que defendemos é que as mãos presentes nas artes surdas são uma manifestação do ato responsável advindo de uma infraestrutura opressora, e que olhar para essas mãos pode ser um meio de provocar o diálogo e a reflexão sobre o ser e estar surdo e, consequentemente, compreender o caminho que deve ser trilhado para a prática de atos responsáveis e humanizados por nós, ouvintes, frente à comunidade surda. Com isso, surge em nosso trabalho a hipótese de que as mãos surdas são ferramentas ideológicas que são frutos do ato responsável e que refletem e refratam a realidade no horizonte social dos seus autores. Desse modo, pretendemos responder à seguinte questão: Se e como a aparição das mãos nas artes surdas reflete e refrata o ato responsável de seus produtores? Por isso, adotamos uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, conduzida por meio de uma pesquisa de base marxista. Essa escolha foi necessária, pois, como Volóchinov (2019) afirma, rejeitamos a concepção burguesa e elitista de fetichização da obra de arte como uma entidade completa e fechada que só pode ser descrita do ponto de vista estético. A partir disso, entendemos a obra de arte como um signo ideológico que é fruto de uma complexa infraestrutura que precisa ser considerada no momento de sua análise. Para isso, foi necessário investigar os fatos a partir da base material em que eles estão inseridos. Isso implicou, primeiramente, ter uma visão geral do contexto, associando-o aos dados gerados na investigação sob a luz dos teóricos discutidos nessa pesquisa. Assim, todo o nosso trabalho está fundamentado na filosofia do ato responsável de Bakhtin (2010) e na concepção de Presença de Gumbrecht (2010). Através dos dados gerados, constatamos que a arte surda é marginalizada e invisibilizada. Contudo, por meio das mãos, eles refletem toda a infraestrutura de opressão exercida pela classe ouvinte. Por fim, concluímos que, ao olharmos para as mãos surdas na arte, olharemos também para a história desse povo, e assim, poderemos conhecer suas lutas, desejos e necessidades. Com isso, poderemos adotar atos responsáveis e humanizados perante o outro-surdo.The objective of this thesis is to understand, from a Marxist perspective, how reflecting on the appearance of deaf hands in art can lead us to comprehend the infrastructure of exclusion and segregation that led deaf people to carry out responsible and humanized acts. Furthermore, the specific objectives of this investigation are to describe how humanity has represented and valued hands in art throughout the centuries; to illustrate the hierarchized values of an infrastructure that culminates in the birth of deaf ideological signs; to re-signify our understanding of the body through Bakhtinian studies; to study the appearance of hands in deaf arts as a responsible act that reflects and refracts the deaf social horizon. In our master's research, we noticed that misconceptions linked to deaf people can be rethought through contact with deaf arts, paving the way for the reconfiguration of these beliefs. During this process, we realized that in the arts, there is an element common to all humans but receives high prominence in practically all deaf arts, the hands. They appear as a protest, a defense, expressing fear and revolt, calling on the spectator to look at the deaf person. Our research found that there are few studies that address the discursive aspects of arts produced by deaf people and the relationship between the hand and the experience of being deaf in a predominantly hearing society. Thus, the need to expand research on this topic becomes evident. Therefore, we argue that deaf hands present in deaf arts are a manifestation of responsible acts stemming from an oppressive infrastructure, and looking at these hands can provoke dialogue and reflection on being deaf, leading to understanding the path that should be taken to practice responsible and humanized acts by us, hearing people, towards the deaf community. This work aims to answer the following question: if and how the appearance of hands in deaf arts reflects and refracts the responsible acts of their producers. For this reason, we adopted a Marxist-based exploratory qualitative approach. This choice was necessary since we reject the bourgeois and elitist conception of fetishizing artwork as a complete and closed entity that can only be described from an aesthetic point of view. Instead, we understand it as an ideological sign that is the product of a complex infrastructure that needs to be considered during its analysis. To achieve this, it was necessary to investigate the facts from the material basis in which they are inserted. This involved, firstly, having a general view of the context, associating it with the data generated in the investigation under the light of the theorists discussed in this research. Thus, our entire work is based on Bakhtin's philosophy of responsible acts (2010) and Gumbrecht's conception of presence (2010). Through the data generated, we found that deaf art is marginalized and invisibilized, but through hands, they reflect the entire infrastructure of oppression exercised by the hearing class. Finally, we concluded that by looking at deaf hands in art, we can also look at the history of this people and thus, understand their struggles, desires, and needs, which can lead us to adopt responsible and humanized acts towards the other-deaf.Submitted by Helder Soares Dantas (helder-dantas@hotmail.com) on 2023-12-19T12:02:16Z No. of bitstreams: 1 RONNY DIOGENES DE MENEZES – TESE (PPGLE) 2023.pdf: 4812890 bytes, checksum: 6480d2df458e805df9709fbf01c804dc (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-19T12:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RONNY DIOGENES DE MENEZES – TESE (PPGLE) 2023.pdf: 4812890 bytes, checksum: 6480d2df458e805df9709fbf01c804dc (MD5) Previous issue date: 2023-06-22Le but de cette thèse est de comprendre, dans une perspective marxiste, comment l'acte de regarder et de réfléchir sur les mains sourdes présentes dans l'art peut nous amener à connaître l'infrastructure d'exclusion et de ségrégation qui a conduit les sourds à accomplir des actes responsables et humanisés. De plus, les objectifs spécifiques de cette recherche sont de décrire comment l'humanité a représenté et valorisé la main dans l'art au fil des siècles; illustrer les valeurs hiérarchisées d'une infrastructure qui aboutit à la naissance des signes idéologiques sourds; ressignifier notre compréhension du corps à travers les études bakhtiniennes; étudier l'apparition des mains dans les arts sourds comme acte responsable qui reflète et réfracte l'horizon social sourd. Dans notre recherche de maîtrise, nous avons constaté que les croyances erronées liées aux personnes sourdes peuvent être repensées par le contact avec les arts sourds, suivant un possible chemin pour la reconfiguration de ces croyances. Dans ce processus, nous avons remarqué qu'il y a un élément commun à tous les humains dans les arts, mais qui reçoit une grande importance dans pratiquement tous les arts sourds, les mains. Elles apparaissent comme une protestation, une défense, exprimant la peur et la révolte appelant le spectateur à regarder le sourd. Dans notre recherche, il a été constaté qu'il y a peu d'études sur les aspects discursifs des arts produits par les sourds, ainsi que sur la relation de la main avec l'expérience d'être et de rester sourd dans une société principalement auditive. Il est donc évident qu'il est nécessaire d'étendre les recherches sur ce sujet. En tenant compte de cela, la thèse que nous défendons est que les mains présentes dans les arts sourds sont une manifestation de l'acte responsable découlant d'une infrastructure oppressive et que regarder ces mains peut être un moyen de provoquer le dialogue et la réflexion sur l'être et le rester sourd et, par conséquent, de comprendre le chemin qui doit être parcouru pour la pratique d'actes responsables et humanisés par nous, auditeurs, vis-à-vis de la communauté sourde. Avec cela, notre travail propose l'hypothèse que les mains sourdes sont des outils idéologiques qui sont le fruit de l'acte responsable et qu'elles reflètent et réfractent la réalité dans l'horizon social de leurs auteurs. Ainsi, nous cherchons à répondre à la question suivante : Si, et comment, l'apparition des mains dans les arts sourds reflète et réfracte l'acte responsable de ses producteurs ? Pour cela, nous avons adopté une approche qualitative exploratoire, menée à travers une recherche de base marxiste. Ce choix a été nécessaire car, comme Volóchinov (2019), nous rejetons la conception bourgeoise et élitiste de la fétichisation de l'œuvre d'art comme une entité complète et fermée qui ne peut être décrite que du point de vue esthétique. À partir de cela, nous la comprenons comme un signe idéologique qui est le fruit d'une infrastructure complexe qui doit être prise en compte lors de son analyse. Pour cela, il a été nécessaire d'enquêter sur les faits à partir de la base matérielle dans laquelle ils sont insérés. Cela a impliqué tout d'abord d'avoir une vue d'ensemble du contexte en le reliant aux données générées dans l'enquête à la lumière des théoriciens discutés dans cette recherche.Donc, tout notre travail est basé sur la philosophie de l'acte responsable de Bakhtin (2010) et sur la conception de la Présence de Gumbrecht (2010). À travers les données générées, nous avons constaté que l'art sourd est marginalisé et invisibilisé, cependant, à travers les mains, il reflète toute l'infrastructure d'oppression exercée par la classe auditive. Enfin, nous avons conclu que en regardant les mains sourdes dans l'art, nous regardons également l'histoire de ce peuple et ainsi, nous pouvons connaître ses luttes, ses désirs et ses besoins, ce qui nous permettra d'adopter des actes responsables et humanisés envers les autres sourds.El objetivo de esta tesis es entender, desde una perspectiva marxista, cómo el acto de mirar y reflexionar sobre las manos sordas presentes en el arte puede llevarnos a conocer la infraestructura de exclusión y segregación que llevó a los sordos a realizar actos responsables y humanizados. Además, los objetivos específicos de esta investigación son describir cómo la humanidad representó y valoró la mano en el arte a lo largo de los siglos; ilustrar los valores jerarquizados de una infraestructura que culmina en el nacimiento de los signos ideológicos sordos; resignificar nuestra comprensión del cuerpo a través de los estudios de Bakhtin; estudiar la aparición de las manos en las artes sordas como un acto responsable que refleja y refracta el horizonte social sordo. En nuestra investigación de maestría, nos dimos cuenta de que las creencias equivocadas relacionadas con las personas sordas pueden ser repensadas a través del contacto con las artes sordas, lo que sigue un posible camino para la reconfiguración de esas creencias. En este proceso, verificamos que, en las artes, hay un elemento común a todos los humanos, pero que recibe un alto grado de atención en prácticamente todas las artes sordas: las manos. Surgen como protesta, defensa, expresan miedo y revuelta llamando al espectador a mirar al sordo. En nuestra investigación, se constató que hay pocos estudios que aborden los aspectos discursivos de las artes producidas por sordos, así como la relación de la mano con la experiencia del ser y estar sordo en una sociedad predominantemente oyente. Por lo tanto, se hace evidente la necesidad de ampliar las investigaciones sobre esta temática. Teniendo esto en cuenta, la tesis que defendemos es que las manos presentes en las artes sordas son una manifestación del acto responsable que proviene de una infraestructura opresora, y que mirar estas manos puede ser un medio para provocar el diálogo y la reflexión sobre el ser y estar sordo y, consecuentemente, comprender el camino que debe ser recorrido para la práctica de actos responsables y humanizados por nosotros, oyentes, frente a la comunidad sorda. Con esto, surge en nuestro trabajo la hipótesis de que las manos sordas son herramientas ideológicas que son frutos del acto responsable y que reflejan y refractan lo real en el horizonte social de sus autores. Por lo tanto, pretendemos responder la siguiente pregunta: ¿Si y cómo la aparición de las manos en las artes sordas refleja y refracta el acto responsable de sus productores? Por eso, adoptamos un enfoque cualitativo de corte exploratorio, conducido a través de una investigación de base marxista. Esta elección fue necesaria porque, como Volóchinov (2019), rechazamos la concepción burguesa y elitista de fetichización de la obra de arte como una entidad completa y cerrada que solo puede ser descrita desde el punto de vista estético. A partir de esto, la entendemos como un signo ideológico que es fruto de una compleja infraestructura que debe ser considerada en el momento de su análisis. Para esto, fue necesario investigar los hechos a partir de la base material en la que están insertos. Esto implicó, en primer lugar, tener una visión general del contexto, asociándolo con los datos generados en la investigación a la luz de los teóricos discutidos en esta investigación. Así, todo nuestro trabajo se fundamenta en la filosofía del acto responsable de Bakhtin (2010) y en la concepción de Presencia de Gumbrecht (2010). A través de los datos generados, constatamos que el arte sordo es marginado e invisibilizado, sin embargo, a través de las manos, ellos reflejan toda la infraestructura de opresión ejercida por la clase oyente. Finalmente, concluimos que al mirar las manos sordas, en el arte, también miraremos la historia de este pueblo y así, podremos conocer sus luchas, deseos y necesidades, y adoptar actos responsables y humanizados hacia el otro-sordo.Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLetrasLibrasLiteraturaArtesVisualidadeCulturaLiteratura; Artes; Visualidad; Cultura.LibrasBrazilian Sign LanguageLiteratureArtVisualityCultureLibrasLangue des signes brésilienneLittératureArtVisualitéCultureODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.Ode to the hands: the presence of the real in the deaf arts as a motivator of the responsible and humanized act.2023-06-222023-12-19T12:02:16Z2023-12-192023-12-19T12:02:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33705MENESES, Ronny Diogenes de. ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/33705/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRONNY DIOGENES DE MENEZES – TESE (PPGLE) 2023.pdfRONNY DIOGENES DE MENEZES – TESE (PPGLE) 2023.pdfapplication/pdf4812890http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/33705/1/RONNY+DIOGENES+DE+MENEZES+%E2%80%93+TESE+%28PPGLE%29+2023.pdf6480d2df458e805df9709fbf01c804dcMD51riufcg/337052023-12-19 09:02:16.331oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-19T12:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ode to the hands: the presence of the real in the deaf arts as a motivator of the responsible and humanized act.
title ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
spellingShingle ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
MENESES, Ronny Diogenes de.
Letras
Libras
Literatura
Artes
Visualidade
Cultura
Literatura; Artes; Visualidad; Cultura.
Libras
Brazilian Sign Language
Literature
Art
Visuality
Culture
Libras
Langue des signes brésilienne
Littérature
Art
Visualité
Culture
title_short ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
title_full ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
title_fullStr ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
title_full_unstemmed ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
title_sort ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado.
author MENESES, Ronny Diogenes de.
author_facet MENESES, Ronny Diogenes de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Fábio Marques de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SOUZA, Fábio Marques de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1753039621977042
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEREIRA, Márcia Helena de Melo.
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MORAES, Antonio Henrique Coutelo de.
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv MENEZES, R. D.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3040702749407728
dc.contributor.author.fl_str_mv MENESES, Ronny Diogenes de.
contributor_str_mv SOUZA, Fábio Marques de.
PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
XAVIER, Manassés Morais.
PEREIRA, Márcia Helena de Melo.
MORAES, Antonio Henrique Coutelo de.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Libras
Literatura
Artes
Visualidade
Cultura
Literatura; Artes; Visualidad; Cultura.
Libras
Brazilian Sign Language
Literature
Art
Visuality
Culture
Libras
Langue des signes brésilienne
Littérature
Art
Visualité
Culture
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Literatura
Artes
Visualidade
Cultura
Literatura; Artes; Visualidad; Cultura.
Libras
Brazilian Sign Language
Literature
Art
Visuality
Culture
Libras
Langue des signes brésilienne
Littérature
Art
Visualité
Culture
description O objetivo desta tese é compreender, sob uma perspectiva marxista, como o ato de olhar e refletir sobre as mãos surdas presentes na arte pode nos levar a conhecer a infraestrutura de exclusão e segregação que conduziu os surdos a realizar atos responsáveis e humanizados. Além disso, os objetivos específicos desta investigação são descrever como a humanidade representou e valorizou a mão na arte ao longo dos séculos, ilustrar os valores hierarquizados de uma infraestrutura que culmina no nascimento dos signos ideológicos surdos, ressignificar a nossa compreensão do corpo através dos estudos bakhtinianos e estudar a aparição das mãos nas artes surdas como ato responsável que reflete e refrata o horizonte social surdo. Em nossa pesquisa de mestrado, percebemos que crenças equivocadas ligadas às pessoas surdas podem ser repensadas por meio do contato com as artes surdas, seguindo um possível caminho para a reconfiguração dessas crenças. Nesse processo, verificamos que, nas artes, há um elemento comum a todos os humanos, mas que recebe um alto destaque em praticamente todas as artes surdas: as mãos. Elas surgem como protesto, defesa, expressam medo e revolta, conclamando o espectador a olhar para o surdo. Foi constatado, em nossa pesquisa, que há poucos estudos que abordem os aspectos discursivos das artes produzidas por surdos, assim como a relação da mão com a experiência do ser e estar surdo em uma sociedade predominantemente ouvinte. Portanto, torna-se evidente a necessidade de ampliar as pesquisas sobre essa temática. Tendo isso em consideração, a tese que defendemos é que as mãos presentes nas artes surdas são uma manifestação do ato responsável advindo de uma infraestrutura opressora, e que olhar para essas mãos pode ser um meio de provocar o diálogo e a reflexão sobre o ser e estar surdo e, consequentemente, compreender o caminho que deve ser trilhado para a prática de atos responsáveis e humanizados por nós, ouvintes, frente à comunidade surda. Com isso, surge em nosso trabalho a hipótese de que as mãos surdas são ferramentas ideológicas que são frutos do ato responsável e que refletem e refratam a realidade no horizonte social dos seus autores. Desse modo, pretendemos responder à seguinte questão: Se e como a aparição das mãos nas artes surdas reflete e refrata o ato responsável de seus produtores? Por isso, adotamos uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, conduzida por meio de uma pesquisa de base marxista. Essa escolha foi necessária, pois, como Volóchinov (2019) afirma, rejeitamos a concepção burguesa e elitista de fetichização da obra de arte como uma entidade completa e fechada que só pode ser descrita do ponto de vista estético. A partir disso, entendemos a obra de arte como um signo ideológico que é fruto de uma complexa infraestrutura que precisa ser considerada no momento de sua análise. Para isso, foi necessário investigar os fatos a partir da base material em que eles estão inseridos. Isso implicou, primeiramente, ter uma visão geral do contexto, associando-o aos dados gerados na investigação sob a luz dos teóricos discutidos nessa pesquisa. Assim, todo o nosso trabalho está fundamentado na filosofia do ato responsável de Bakhtin (2010) e na concepção de Presença de Gumbrecht (2010). Através dos dados gerados, constatamos que a arte surda é marginalizada e invisibilizada. Contudo, por meio das mãos, eles refletem toda a infraestrutura de opressão exercida pela classe ouvinte. Por fim, concluímos que, ao olharmos para as mãos surdas na arte, olharemos também para a história desse povo, e assim, poderemos conhecer suas lutas, desejos e necessidades. Com isso, poderemos adotar atos responsáveis e humanizados perante o outro-surdo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T12:02:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-19
2023-12-19T12:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33705
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENESES, Ronny Diogenes de. ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33705
identifier_str_mv MENESES, Ronny Diogenes de. ODE às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/33705/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/33705/1/RONNY+DIOGENES+DE+MENEZES+%E2%80%93+TESE+%28PPGLE%29+2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6480d2df458e805df9709fbf01c804dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044750308605952