A cidade de Taperoá e o processo de higienização social: Liberdade, um bairro marcado pela segregação e marginalização (1930-1970).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Izabelle Mayara Ramos de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28346
Resumo: Propusemo-nos nesse trabalho analisar o contexto político e social das transformações urbanísticas na cidade de Taperoá- PB nas primeiras décadas do século XX, no intuito de percebermos como tais interferências influenciaram sobremaneira o processo de (des) territorialização de espaços ditos anti-higiênicos no perímetro suburbano denominado bairro Liberdade, atual Alto da Conceição. Neste, foram alocados entre as décadas de 1920 e 1930, espaços considerados pelo discurso burguês como moralmente impróprios e higienicamente sujos, tais como cemitério, meretrício e hospital. Em contrapartida, realizamos um estudo frente às tímidas iniciativas públicas do executivo local e estadual entre as décadas de 1940 a 1970, no que concerne aos melhoramentos urbanos daquela região. Debruçamo-nos ainda em fontes, que nos permitiram perceber indícios do cotidiano dos populares residentes naquela localidade, especialmente as meretrizes e indivíduos que se envolveram em delitos. Nesse sentido, percebemos como as práticas sociais que tais sujeitos históricos desenvolveram ao longo dos anos, permitiram a construção de estereótipos, preconceitos e representações sociais negativas em torno do bairro. Por fim, realizamos um estudo em torno do folguedo Cambindas Novas de Taperoá analisando essa manifestação folclórica centenária sob o prisma da construção identitária de pertencimento étnico e espacial.
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Neste, foram alocados entre as décadas de 1920 e 1930, espaços considerados pelo discurso burguês como moralmente impróprios e higienicamente sujos, tais como cemitério, meretrício e hospital. Em contrapartida, realizamos um estudo frente às tímidas iniciativas públicas do executivo local e estadual entre as décadas de 1940 a 1970, no que concerne aos melhoramentos urbanos daquela região. Debruçamo-nos ainda em fontes, que nos permitiram perceber indícios do cotidiano dos populares residentes naquela localidade, especialmente as meretrizes e indivíduos que se envolveram em delitos. Nesse sentido, percebemos como as práticas sociais que tais sujeitos históricos desenvolveram ao longo dos anos, permitiram a construção de estereótipos, preconceitos e representações sociais negativas em torno do bairro. Por fim, realizamos um estudo em torno do folguedo Cambindas Novas de Taperoá analisando essa manifestação folclórica centenária sob o prisma da construção identitária de pertencimento étnico e espacial.We proposed in this paper to analyze the political and social context of urban transformations in the city of Taperoá-PB in the first decades of the twentieth century in order to realize how such interference greatly influenced the territorialization hygienic said spaces in the suburban neighborhood called perimeter Liberdade, current Alto da Conceição. In this, they were allocated between 1920 and 1930 spaces considered by the bourgeois speech as morally in appropriate and hygienic dirty, such as cemetery, prostitution and hospital. On the other hand, we conducted study front ace timid public initiatives of local and state executive between the decades from 1940 to 1970, with regard to urban improvements that region. Text looks us even in sources that allowed us to see daily evidence of the popular residents in that area, especially prostitute sand individuals who were involved in crimes. In this sense, we realize how social practices such historical subjects developed over the years, allowed the construction of stereotypes, prejudices and negative social representations around the neighborhood. Finally, we conducted a study around the merriment of Cambindas Novas of Taperoá, analyzing this centuries-old folk manifestation through the prism of ethnic identity construction and spatial belonging.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CAVALCANTE NETO, F. 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