Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: MELO, Rafael José de. lattes
Orientador(a): SILVA, Márcia Tavares. lattes
Banca de defesa: SILVA, Antônio de Pádua Dias da., NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594
Resumo: Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar uma análise da intertextualidade de Cinderela nas obras Narizinho Arrebitado (1931) e Cara de Coruja (1931), de Monteiro Lobato; bem como relatar, a partir de experiências de leituras em sala de aula, a recepção do intertexto, que, pode favorecer a atividade de leitura do texto literário através da mediação do professor. Primeiramente, neste trabalho, fizemos uma reflexão teórica das narrativas, considerando a paráfrase e a estilização como recursos intertextuais, empregados pelo autor, Lobato, no processo de construção da intertextualidade da protagonista do conto de Perrault e do conto dos irmãos Grimm nas duas histórias. Depois, apresentamos uma atividade de leitura que desenvolvemos em sala de aula, com a narrativa Cara de Coruja (1931), em duas séries: a terceira série do Ensino Fundamental I e a sexta série do Ensino Fundamental II, em escolas da rede pública de ensino no município de Campina Grande - PB, para observarmos a recepção da obra (intertexto) pelos alunos. Coletamos os dados através de gravadores e questionários, posteriormente, relatamos como foram as aulas e transcrevemos as falas dos participantes, analisando-as sob a perspectiva da Estética da Recepção, segundo os princípios teóricos de Jauss (1994) e Iser (1996), e do Método Recepcionai, conforme Aguiar e Bordini (1993). Obtivemos no final da pesquisa a conclusão de que, dentre outros, o intertexto pode atualizar o conhecimento intelectual e imaginativo do leitor-aluno, ampliar seus conhecimentos e prender sua atenção.
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Depois, apresentamos uma atividade de leitura que desenvolvemos em sala de aula, com a narrativa Cara de Coruja (1931), em duas séries: a terceira série do Ensino Fundamental I e a sexta série do Ensino Fundamental II, em escolas da rede pública de ensino no município de Campina Grande - PB, para observarmos a recepção da obra (intertexto) pelos alunos. Coletamos os dados através de gravadores e questionários, posteriormente, relatamos como foram as aulas e transcrevemos as falas dos participantes, analisando-as sob a perspectiva da Estética da Recepção, segundo os princípios teóricos de Jauss (1994) e Iser (1996), e do Método Recepcionai, conforme Aguiar e Bordini (1993). Obtivemos no final da pesquisa a conclusão de que, dentre outros, o intertexto pode atualizar o conhecimento intelectual e imaginativo do leitor-aluno, ampliar seus conhecimentos e prender sua atenção.The aim of the research described here was to do an analysis Cinderella's intertextuality in the works Narizinho Arrebitado (1931) and Cara de Coruja (1931), by Monteiro Lobato; as well as to relate the intertext's reception that can facilitate the reading of literary text through teacher's mediation. Firstly, we did a theoretical study about the narratives, we allow for the paraphrase and stylization like categories used by the writer in the process of reconstruction Perrault and brothers Grimm's Cinderella in his two stories. Afterwards we carried out an activity of reading in fourth and sixth grade classrooms (Campina Grande's public schools) for observing like students interpreted and received Cara de Coruja. We collect the results with tape recorders and questionnaires. After this we related how was the classes, it is analysing to according Reception Theory guidelines, Jauss (1994) and Iser (1996) and Receptive Method, Aguiar and Bordini (1993). In the end of this research we've concluded that intertext can actualize the intellectual and imaginative knowledge of the reader-student.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2019-01-24T16:35:28Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL JOSÉ DE MELO - DISSERTAÇÃO POSLE 2007..pdf: 10499501 bytes, checksum: cb8bd43e4e2ccfb77c50db207a737856 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-24T16:35:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL JOSÉ DE MELO - DISSERTAÇÃO POSLE 2007..pdf: 10499501 bytes, checksum: cb8bd43e4e2ccfb77c50db207a737856 (MD5) Previous issue date: 2007Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLetrasMonteiro LobatoIntertextualidadeLeitorRecepçãointertextualityReaderReceptionDa imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja.From the imagination to the pages, from the book to the classroom: cinderella on nose upturned and on face of owl.20072019-01-24T16:35:28Z2019-01-242019-01-24T16:35:28Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594MELO, Rafael José. Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. 2007.161f.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. 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