Os espaços de indeterminação e as implicitudes do leitor em Coraline, de Neil Gaiman.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: COSTA, Maria das Graças da.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2402
Resumo: Nesta dissertação busca-se compreender a construção do leitor implícito por meio dos vazios presentes no texto, tendo como corpus uma narrativa contemporânea destinada ao público infanto-juvenil, intitulada Coraline (2003), do autor inglês Neil Richard Gaiman. A questão que norteia esta dissertação gira em torno da identificação dos elementos presentes na narrativa, que demarcam a presença do leitor implícito e que promovem pistas para identificar os espaços de atuação que posteriormente seriam assumidos pelo leitor real. Para isso, a principal referência utilizada diz respeito à teoria de Wolfgang Iser (1996) em seu texto sobre o efeito estético. Por meio dessa referência, da análise da narrativa em questão e de outras leituras, procurou-se delimitar quais os efeitos ideológicos e estéticos envolvidos na construção do leitor dentro da obra, categorizando aspectos presentes na postura do leitor contemporâneo. Tais questionamentos justificam-se dentro dos processos de construção de sentido das teorias de leitura do texto literário, que são devedoras de autores como Edgar Allan Poe, pioneiro nas reflexões acerca da pressuposição do leitor nos textos ficcionais. Outro ponto relevante diz respeito à identificação das pistas de leitura e recursos utilizados para a manutenção do interesse, assim como a presença do suspense, além do intuito de situar o autor e seu estilo na tradição literária da narrativa curta por meio das influências identificadas em sua produção. Foram realizadas leituras crítico-analíticas focadas na estrutura da obra e no contexto de sua escrita. A metodologia de pesquisa denomina-se básica porque pretende gerar novos conhecimentos, de forma teórica, partindo de um estudo bibliográfico e análise de uma obra atual e ainda com raros estudos. Nossos resultados fundamentam-se especificamente no polo da criação estética do leitor (autor-obra-leitor), esse determinado como produtor de sentido, estruturado concretamente no texto como estratégia de solução estética defendida por Poe (1846) e atualizado na narrativa de Gaiman. O uso do método qualitativo neste trabalho refere-se à atitude de não qualificar valores, mas analisar um contexto no intuito de chegar a uma conclusão. Buscou-se estudar aspectos não numeráveis, mas próximos do universo de significados presentes em determinado objeto, relacionando o produtor e identificando as influências em um elemento específico – a obra literária.
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spelling Os espaços de indeterminação e as implicitudes do leitor em Coraline, de Neil Gaiman.Neil GaimanEspaços de IndeterminaçãoTeoria de LeituraNarrativa JuvenilLeitor ImplícitoSpaces of IndeterminationTheory of ReadingJuvenile NarrativeImplicit ReaderTeoria LiteráriaLetrasNesta dissertação busca-se compreender a construção do leitor implícito por meio dos vazios presentes no texto, tendo como corpus uma narrativa contemporânea destinada ao público infanto-juvenil, intitulada Coraline (2003), do autor inglês Neil Richard Gaiman. A questão que norteia esta dissertação gira em torno da identificação dos elementos presentes na narrativa, que demarcam a presença do leitor implícito e que promovem pistas para identificar os espaços de atuação que posteriormente seriam assumidos pelo leitor real. Para isso, a principal referência utilizada diz respeito à teoria de Wolfgang Iser (1996) em seu texto sobre o efeito estético. Por meio dessa referência, da análise da narrativa em questão e de outras leituras, procurou-se delimitar quais os efeitos ideológicos e estéticos envolvidos na construção do leitor dentro da obra, categorizando aspectos presentes na postura do leitor contemporâneo. Tais questionamentos justificam-se dentro dos processos de construção de sentido das teorias de leitura do texto literário, que são devedoras de autores como Edgar Allan Poe, pioneiro nas reflexões acerca da pressuposição do leitor nos textos ficcionais. Outro ponto relevante diz respeito à identificação das pistas de leitura e recursos utilizados para a manutenção do interesse, assim como a presença do suspense, além do intuito de situar o autor e seu estilo na tradição literária da narrativa curta por meio das influências identificadas em sua produção. Foram realizadas leituras crítico-analíticas focadas na estrutura da obra e no contexto de sua escrita. A metodologia de pesquisa denomina-se básica porque pretende gerar novos conhecimentos, de forma teórica, partindo de um estudo bibliográfico e análise de uma obra atual e ainda com raros estudos. Nossos resultados fundamentam-se especificamente no polo da criação estética do leitor (autor-obra-leitor), esse determinado como produtor de sentido, estruturado concretamente no texto como estratégia de solução estética defendida por Poe (1846) e atualizado na narrativa de Gaiman. O uso do método qualitativo neste trabalho refere-se à atitude de não qualificar valores, mas analisar um contexto no intuito de chegar a uma conclusão. Buscou-se estudar aspectos não numeráveis, mas próximos do universo de significados presentes em determinado objeto, relacionando o produtor e identificando as influências em um elemento específico – a obra literária.This dissertation searches to understand the construction of implicit reader through the empties present in the text, having as corpus a contemporary narrative destined to the children and youth public, entitled Coraline (2003), of the english author Neil Richard Gaiman. The question that guides this dissertation revolves around the identification of the elements presents in the narrative, which demarcate the implicit reader's presence and promoting clues to identify the spaces of action that would subsequently assumed by the real reader. For this, the main reference used respect to Wolfgang Iser's theory (1996) in his text on the esthetic effect. Through this reference, of narrative analysis in question and other readings, it sought to delimit which ideological and esthetic effects involved in the reader's construction within the oeuvre, categorizing aspects presents in the attitude of the contemporary reader. Such questions are justified within of the meaning construction processes of reading theories of literary text, which are debtors to authors like Edgar Allan Poe, a pioneer in the reflections about on the presupposition of the reader in the fictional texts. Another relevant point concerns the identification of reading clues and resources used to maintain the interest, even as the presence of suspense, beyond the intention to situate the author and his style in the literary tradition of short narrative through the influences identified in its production. Were realized critical-analytical readings focused on the oeuvre's structure and in the contexto of your writing. The research methodology is called basic because pretend to generate new knowledges, theoretically, starting from a bibliographic study and analysis of current oeuvre and still with rare studies. Our results are based specifically on the pole of the reader's esthetic creation (author-work-reader), this determined as a producer of meaning, structured specif ically in the text as esthetic solution strategy defended by Poe (1846) and updated in Gaiman's narrarive. The use of qualitative methods in this paper refers to the attitude of not qualifying values, but to analyze the context in intention to reach a conclusion. It sought to study aspects not numerable, but close to the universe of meanings present in determined object, linking the producer and identifying the influences in a specific element - the literary work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Márcia Tavares.TAVARES, M.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424MARIZ, Josilene Pinheiro.NEVES, Ana Lúcia Maria de Sousa.COSTA, Maria das Graças da.20162018-12-13T17:44:15Z2018-12-132018-12-13T17:44:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2402COSTA, M. das G. da. Os espaços de indeterminação e as implicitudes do leitor em coraline, de Neil Gaiman. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T17:32:39Zoai:localhost:riufcg/2402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T17:32:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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