Canudos: messianismo e conflito social.
Ano de defesa: | 1992 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
|
Departamento: |
Centro de Humanidades - CH
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar, dentro do contexto sócio-político-religioso da época, as condições que permitiram a eclosão do movimento social protagonizado por Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Entendendo ser o discurso messiânico uma das -formas possíveis de expressão dos movimentos sociais nos modos de produção pré-capitalistas, pretende-se mostrar que Antônio Conselheiro, em sua luta contra a dominação sócio-política do latifúndio, recorreu a sua memória religiosa e encontrou, a partir das experiências de vida comunitária dos primeiros cristãos, o paradigma de organização social que serviu de sucedâneo ideal à estrutura social vigente Dentro dessa compreensão, a comunidade de Canudos é entendida como a contraproposta dos oprimidos social e politicamente á forma de organização social opressora. Para a consecução dos objetivos propostos, -foram desenvolvidos três capítulos. No primeiro, é -feita uma contextualização de alguns movimentos messiânicos ocorridos em diferentes contextos sócio-históricos. Nesse capítulo, pretende-se estabelecer as pre-condicões para a eclosão dos movimentos messiânicos. No segundo capítulo, é -feita uma retrospectiva histórica da trajetória de Antônio Conselheiro desde sua saída do Ceará, sua peregrinação pelos sertões nordestinos, seus referenciais ideológicos, a formação da comunidade de Canudos e as causas que levaram à sua destruição. Finalmente, no terceiro capítulo, -faz-se uma discussão sobre os limites explicativos das diferentes vertentes teóricas 0 trabalho termina concluindo que. a) Canudos -foi uma tentativa de reiver nos sertões nordestinos os momentos áureos do cristianismo primitivo, b) Sua organização socioeconómica, na medida em que se -firma como antítese às estruturas sócio-políticas vigentes, entrou em rota de colisão com a sociedade hegemônica, sendo por esse motivo esmagada c) O sebastianismo não inspirou Antônio Conselheiro. |
id |
UFCG_3ad52ae1537f7fb70db6aebcb5c246bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2372 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
|
spelling |
HAGUETTE, AndréHAGUETTE, A.http://lattes.cnpq.br/3883239297819453PONTES, J. B. A.http://lattes.cnpq.br/3575526842254956PONTES, João Batista Arruda.O presente trabalho tem por objetivo analisar, dentro do contexto sócio-político-religioso da época, as condições que permitiram a eclosão do movimento social protagonizado por Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Entendendo ser o discurso messiânico uma das -formas possíveis de expressão dos movimentos sociais nos modos de produção pré-capitalistas, pretende-se mostrar que Antônio Conselheiro, em sua luta contra a dominação sócio-política do latifúndio, recorreu a sua memória religiosa e encontrou, a partir das experiências de vida comunitária dos primeiros cristãos, o paradigma de organização social que serviu de sucedâneo ideal à estrutura social vigente Dentro dessa compreensão, a comunidade de Canudos é entendida como a contraproposta dos oprimidos social e politicamente á forma de organização social opressora. Para a consecução dos objetivos propostos, -foram desenvolvidos três capítulos. No primeiro, é -feita uma contextualização de alguns movimentos messiânicos ocorridos em diferentes contextos sócio-históricos. Nesse capítulo, pretende-se estabelecer as pre-condicões para a eclosão dos movimentos messiânicos. No segundo capítulo, é -feita uma retrospectiva histórica da trajetória de Antônio Conselheiro desde sua saída do Ceará, sua peregrinação pelos sertões nordestinos, seus referenciais ideológicos, a formação da comunidade de Canudos e as causas que levaram à sua destruição. Finalmente, no terceiro capítulo, -faz-se uma discussão sobre os limites explicativos das diferentes vertentes teóricas 0 trabalho termina concluindo que. a) Canudos -foi uma tentativa de reiver nos sertões nordestinos os momentos áureos do cristianismo primitivo, b) Sua organização socioeconómica, na medida em que se -firma como antítese às estruturas sócio-políticas vigentes, entrou em rota de colisão com a sociedade hegemônica, sendo por esse motivo esmagada c) O sebastianismo não inspirou Antônio Conselheiro.The present work has the objective of analysing, within the religious-socio-political context of that epoch, the conditions that permited the emergence o-f the social movement protagonized by Antonio Vicente Mendes Maciel, Antonio Conselheiro. Understandi ng that the messianic discourse is one o-f the possible forms of expression of social movements within precapitalist modes of production, the work intends to show that Antonio Conselheiro, ín his struggle against the socioeconomic domination of the "Latifúndio", returned to nis religious memory and found (discovered), through experiences of communitarían life of the first christians, the paradigm of social organization that served as a substituting ideal ímodel) of the existent social structure. Within that comprehension, the "Canudos" community is understood as a social and politicai counterproposal of the oppressed to oppressive social organization. To realize the proposed objectives, three chapters were written. In the first, a diagnostic was made of some messianic movements that occured in diverse socio-historic contexts. In that chapter, ít was intended to establish the preconditions for the floreshing of messianic movements. In the second chapter, a historie retrospective of the trajectory of Antonio Conselheiro was established since his departure from Ceara, his pilgrimage to northeastern "sertões" (drylands), his ideological background, the creation o-f the Canudos community and the causes that led to íts destruction Finally, ín the trhird chapter there is a discussion of the diverse theoretical approaches to that issue. The work concludes that. a) Canudos was an attemp to relive ín the northeastern drylands the highlights of primitive christiandom, b) 1ts socio-economic organization, to the extend that emerged as an antithesis to existent socio-politicalal structure, collided with the hegemome society, which led to its destruction and c) the "Sebastianismo" did not inspire Antonio Conselheiro.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-12-08T17:54:15Z No. of bitstreams: 1 JOÃO BATISTA ARRUDA PONTES - DISSERTAÇÃO PPGCS 1992..pdf: 41816492 bytes, checksum: 45720229f53a8f91bf971dceff76ec0d (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-08T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃO BATISTA ARRUDA PONTES - DISSERTAÇÃO PPGCS 1992..pdf: 41816492 bytes, checksum: 45720229f53a8f91bf971dceff76ec0d (MD5) Previous issue date: 1992-08Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHCiências Sociais.Canudos - BahiaMessianismoConflitos SocialMovimentos MessiânicosHistória da Bahia - CanudosMovimento Social de Canudos - BASertão da Bahia - CanudosAntônio Vicente Mendes Maciel - CanudosAntônio ConselheiroMessianic MovementsSocial Movement of Canudos - BACanudos: messianismo e conflito social.Canudos: messianism and social conflict.1992-082018-12-08T17:54:15Z2018-12-082018-12-08T17:54:15Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372PONTES, João Batista Arruda. Canudos: messianismo e conflito social. 1992. 251f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALJOÃO BATISTA ARRUDA PONTES - DISSERTAÇÃO PPGCS 1992..pdfJOÃO BATISTA ARRUDA PONTES - DISSERTAÇÃO PPGCS 1992..pdfapplication/pdf41816492http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2372/3/JO%C3%83O+BATISTA+ARRUDA+PONTES+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+1992..pdf45720229f53a8f91bf971dceff76ec0dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2372/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/23722022-10-11 14:26:08.657oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-11T17:26:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canudos: messianismo e conflito social. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Canudos: messianism and social conflict. |
title |
Canudos: messianismo e conflito social. |
spellingShingle |
Canudos: messianismo e conflito social. PONTES, João Batista Arruda. Ciências Sociais. Canudos - Bahia Messianismo Conflitos Social Movimentos Messiânicos História da Bahia - Canudos Movimento Social de Canudos - BA Sertão da Bahia - Canudos Antônio Vicente Mendes Maciel - Canudos Antônio Conselheiro Messianic Movements Social Movement of Canudos - BA |
title_short |
Canudos: messianismo e conflito social. |
title_full |
Canudos: messianismo e conflito social. |
title_fullStr |
Canudos: messianismo e conflito social. |
title_full_unstemmed |
Canudos: messianismo e conflito social. |
title_sort |
Canudos: messianismo e conflito social. |
author |
PONTES, João Batista Arruda. |
author_facet |
PONTES, João Batista Arruda. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HAGUETTE, André |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
HAGUETTE, A. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
PONTES, J. B. A. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3575526842254956 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PONTES, João Batista Arruda. |
contributor_str_mv |
HAGUETTE, André |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais. |
topic |
Ciências Sociais. Canudos - Bahia Messianismo Conflitos Social Movimentos Messiânicos História da Bahia - Canudos Movimento Social de Canudos - BA Sertão da Bahia - Canudos Antônio Vicente Mendes Maciel - Canudos Antônio Conselheiro Messianic Movements Social Movement of Canudos - BA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canudos - Bahia Messianismo Conflitos Social Movimentos Messiânicos História da Bahia - Canudos Movimento Social de Canudos - BA Sertão da Bahia - Canudos Antônio Vicente Mendes Maciel - Canudos Antônio Conselheiro Messianic Movements Social Movement of Canudos - BA |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar, dentro do contexto sócio-político-religioso da época, as condições que permitiram a eclosão do movimento social protagonizado por Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Entendendo ser o discurso messiânico uma das -formas possíveis de expressão dos movimentos sociais nos modos de produção pré-capitalistas, pretende-se mostrar que Antônio Conselheiro, em sua luta contra a dominação sócio-política do latifúndio, recorreu a sua memória religiosa e encontrou, a partir das experiências de vida comunitária dos primeiros cristãos, o paradigma de organização social que serviu de sucedâneo ideal à estrutura social vigente Dentro dessa compreensão, a comunidade de Canudos é entendida como a contraproposta dos oprimidos social e politicamente á forma de organização social opressora. Para a consecução dos objetivos propostos, -foram desenvolvidos três capítulos. No primeiro, é -feita uma contextualização de alguns movimentos messiânicos ocorridos em diferentes contextos sócio-históricos. Nesse capítulo, pretende-se estabelecer as pre-condicões para a eclosão dos movimentos messiânicos. No segundo capítulo, é -feita uma retrospectiva histórica da trajetória de Antônio Conselheiro desde sua saída do Ceará, sua peregrinação pelos sertões nordestinos, seus referenciais ideológicos, a formação da comunidade de Canudos e as causas que levaram à sua destruição. Finalmente, no terceiro capítulo, -faz-se uma discussão sobre os limites explicativos das diferentes vertentes teóricas 0 trabalho termina concluindo que. a) Canudos -foi uma tentativa de reiver nos sertões nordestinos os momentos áureos do cristianismo primitivo, b) Sua organização socioeconómica, na medida em que se -firma como antítese às estruturas sócio-políticas vigentes, entrou em rota de colisão com a sociedade hegemônica, sendo por esse motivo esmagada c) O sebastianismo não inspirou Antônio Conselheiro. |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-08T17:54:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-08 2018-12-08T17:54:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PONTES, João Batista Arruda. Canudos: messianismo e conflito social. 1992. 251f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
identifier_str_mv |
PONTES, João Batista Arruda. Canudos: messianismo e conflito social. 1992. 251f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2372/3/JO%C3%83O+BATISTA+ARRUDA+PONTES+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+1992..pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2372/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45720229f53a8f91bf971dceff76ec0d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799309422710751232 |