Entre os frios da razão e o estremecer das doçuras: a desconstrução do gênero a partir de uma experiência etnográfica no espetáculo Agreste.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: MENEZES, Sophia Padilha. lattes
Orientador(a): BATISTA, Mércia Rejane Rangel. lattes
Banca de defesa: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de., FRANCH, Mónica.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1607
Resumo: Esta dissertação busca problematizar as questões de gênero a partir da experiência da pesquisadora confrontada com e no espetáculo Agreste. Para tal considerou-se relevante tomar como fio condutor as afetações binárias e heteronormativas proporcionadas pela experiência da pesquisadora quando esteve no papel de espectadora, permitindo-se assim, analisar a desconstrução do conceito de gênero na perspectiva queer. Ao assistir a referida peça, a espectadora foi surpreendida pela surpresa dramática da trama, o que a fez, enquanto estudiosa do tema, perceber que a heteronormatividade não era uma abstração que operava fora, mas que a incorporava interiormente e sob a qual se via vetor de seus efeitos. Partindo desta vivência e do encontro entre abstrações e consequências reais, desenvolvemos este trabalho que exigiu uma forma distinta de escrita que não é linear, e pretende contemplar um experimentar das questões que analisa, porém o objetivo desta dissertação não se restringe às questões queers. Ela também abrange as relações dicotômicas no interior da pesquisa, como sujeito / objeto, na qual, a participação como forma de conhecimento sinaliza que o pesquisador não está resguardado em um patamar em que a realidade social não o atinja, afete, altere, e sob os quais, em muitos casos, ele mesmo auxilia a reprodução das construções sociais que outrora denuncia. Portanto neste percurso se assume as posições de sujeito e objeto, pois a pesquisadora está inserida num contexto que, ao mesmo tempo em que se desnudam questões sociais, também se vê produtora e vetor de suas causas. O campo de pesquisa tem duas unidades temporais: uma em 2010; e outra em 2013. Ambas complementam o trabalho, no qual, se apresentam práticas sexuais organizadas hierarquicamente, direcionando a sugerir que as categorias heterossexuais e homossexuais são atributos fictícios, utilizadas por estratégias que os agentes alocam de forma a reforçarem um status social. A partir dos efeitos do objeto desta pesquisa se revelam os espaços reservados para tais ficções, que por serem constituídas para definir a verdade última dos sujeitos têm, portanto, consequências reais. Este trabalho não enfatiza as práticas sexuais, mas as questões políticas e hierárquicas que organizam as sexualidades. Para dar conta desta empreitada que desconstrói não só gênero, como a própria linguagem binária que o sedimenta, utilizamos a etnografia desenvolvida por Favret-Saada e a questão da afetação como forma de produção de conhecimento, além da antropologia da experiência e performance de Turner.
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Partindo desta vivência e do encontro entre abstrações e consequências reais, desenvolvemos este trabalho que exigiu uma forma distinta de escrita que não é linear, e pretende contemplar um experimentar das questões que analisa, porém o objetivo desta dissertação não se restringe às questões queers. Ela também abrange as relações dicotômicas no interior da pesquisa, como sujeito / objeto, na qual, a participação como forma de conhecimento sinaliza que o pesquisador não está resguardado em um patamar em que a realidade social não o atinja, afete, altere, e sob os quais, em muitos casos, ele mesmo auxilia a reprodução das construções sociais que outrora denuncia. Portanto neste percurso se assume as posições de sujeito e objeto, pois a pesquisadora está inserida num contexto que, ao mesmo tempo em que se desnudam questões sociais, também se vê produtora e vetor de suas causas. O campo de pesquisa tem duas unidades temporais: uma em 2010; e outra em 2013. Ambas complementam o trabalho, no qual, se apresentam práticas sexuais organizadas hierarquicamente, direcionando a sugerir que as categorias heterossexuais e homossexuais são atributos fictícios, utilizadas por estratégias que os agentes alocam de forma a reforçarem um status social. A partir dos efeitos do objeto desta pesquisa se revelam os espaços reservados para tais ficções, que por serem constituídas para definir a verdade última dos sujeitos têm, portanto, consequências reais. Este trabalho não enfatiza as práticas sexuais, mas as questões políticas e hierárquicas que organizam as sexualidades. Para dar conta desta empreitada que desconstrói não só gênero, como a própria linguagem binária que o sedimenta, utilizamos a etnografia desenvolvida por Favret-Saada e a questão da afetação como forma de produção de conhecimento, além da antropologia da experiência e performance de Turner.This dissertation seeks to problematize gender issues from the experience of the researcher confronted with the theatrical play Agreste, to this it was considered relevant thread take as binary and heteronormative affectations provided by the experience of the researcher when he was in the role of spectator, thus allowing to analyze the deconstruction of gender in queer perspective. When watching that play, the spectator was surprised by the dramatic surprise of the plot, which made her as studious theme, realize that heteronormativity was not an abstraction that operated outside but that embodied within and beneath which by vector its effects. Based on this experience and the encounter between abstractions and real consequences, this study developed that required a distinct form of writing that is not linear, and is intended to address one experiment that examines the issues, but the goal of this dissertation is not limited to queer issues. It also covers the dichotomous relationships within the research as subject / object, in which the participation as a knowledge indicates that the researcher is not guarded at a level where social reality not reach, affect change, and under which, in many cases, it even helps the reproduction of social structures that once denounced. Therefore this path is assumed the positions of subject and object, because the researcher is embedded in a context that, while they undress social issues, also sees producer and vector causes. The field has two time units: one in 2010, and another in 2013. Both complement the work, which, if present sexual practices organized hierarchically, directing to suggest that heterosexual and homosexual categories are fictitious attributes, strategies used by agents to allocate in order to strengthen social status. From the effects of the object of this research is to reveal the placeholders such fictions, which are made to define the ultimate truth of the subject, therefore, have real consequences. This work does not emphasize the sexual practices, but political issues and hierarchical organizing sexualities. To take account of this endeavor that not only deconstructs gender as binary language itself that the sediments, we use ethnography developed by Favret-Saada and the issue of affectation as a form of knowledge production, beyond the anthropology of experience and Turner performance.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-08-30T17:43:12Z No. of bitstreams: 1 SOPHIA PADILHA MENESES - PPGCS DISSERTAÇÃO 2014.pdf: 9809821 bytes, checksum: 67136fdd347c1f42930b6d1104f57b58 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-30T17:43:12Z (GMT). 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Entre os frios da razão e o estremecer das doçuras: a desconstrução do gênero a partir de uma experiência etnográfica no espetáculo Agreste. 2014. 113f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. 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