Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: MELO JÚNIOR, Aélton Alves de . lattes
Orientador(a): LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. lattes
Banca de defesa: NUNES, Maíra Fernandes Martins., SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
Resumo: Baseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa.
id UFCG_3e1918f1265a052cf340eeacd4547dd7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24844
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293NUNES, Maíra Fernandes Martins.SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.MELO JUNIOR, A. A.http://lattes.cnpq.br/8331489906995321MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .Baseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa.Based on stories in the "fairy tale" genre, the Disney media conglomerate, released animated films starring princesses from 1939 to the present day. This spawned what is called "Disney princess movie tradition". Based on this notion, the existence of two discursive categories of princesses is presupposes: the "princesses in danger" and the "war princesses", the latter having erupted during the 1990s. On this basis, the present research will investigate how the discursive formation of the “warrior princess” category is structured. Seeking to identify which sociological factors stimulated the irruption of this discursivity. For the investigation, the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis (AD) is adopted. The concepts that complement each other are highlighted: discursive formation, discursive memory, interdiscursiveness, discursive event, intericonicity and audiovisualities. With such concepts, it is understood which gender discourses and performances are published by the bodies of the princess protagonists, and how they contribute with imaginaries and discourses about gender and sexuality. And in the search for sociological phenomena involved in the discursivity of “empowered” princesses, neoliberal feminism (a feminism at the service of the neoliberal capitalist system), commodity feminism and girl power discourses, answers to how discursive formation is structured of a princess who does not need a male figure to protect her, as she is active in her own narrative.Submitted by Maria Medeiros (maria.dilva1@ufcg.edu.br) on 2022-04-25T23:39:16Z No. of bitstreams: 1 AÉLTON ALVES DE MELO JÚNIOR – DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2022.pdf: 2341077 bytes, checksum: e32bdb77740d9854c78d1845fbb731ef (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-25T23:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AÉLTON ALVES DE MELO JÚNIOR – DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2022.pdf: 2341077 bytes, checksum: e32bdb77740d9854c78d1845fbb731ef (MD5) Previous issue date: 2022-02-16Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHCiências SociaisDisneyPrincesasAnálise do discursoGênero e performanceFeminismoLiteratura comparadaPrincessesSpeech analysisGender and performanceFeminismComparative literatureAnálisis del hablaGénero y actuaciónLiteratura comparativaLes princessesAnalyse de la paroleGenre et performancesFéminismeLittérature comparéeEra uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.Once upon a time there was the “warrior princess”: discourse and gender performances in Disney princess movies.2022-02-162022-04-25T23:39:16Z2022-04-252022-04-25T23:39:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844MELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALAÉLTON ALVES DE MELO JÚNIOR – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfAÉLTON ALVES DE MELO JÚNIOR – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfapplication/pdf2341077http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24844/3/A%C3%89LTON+ALVES+DE+MELO+J%C3%9ANIOR+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+CH+2022.pdfe32bdb77740d9854c78d1845fbb731efMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24844/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/248442022-11-03 18:38:48.9oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-03T21:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Once upon a time there was the “warrior princess”: discourse and gender performances in Disney princess movies.
title Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
spellingShingle Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .
Ciências Sociais
Disney
Princesas
Análise do discurso
Gênero e performance
Feminismo
Literatura comparada
Princesses
Speech analysis
Gender and performance
Feminism
Comparative literature
Análisis del habla
Género y actuación
Literatura comparativa
Les princesses
Analyse de la parole
Genre et performances
Féminisme
Littérature comparée
title_short Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
title_full Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
title_fullStr Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
title_full_unstemmed Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
title_sort Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
author MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .
author_facet MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv LIMA, E. C. A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9483143620752293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv NUNES, Maíra Fernandes Martins.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv MELO JUNIOR, A. A.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8331489906995321
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .
contributor_str_mv LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
NUNES, Maíra Fernandes Martins.
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Disney
Princesas
Análise do discurso
Gênero e performance
Feminismo
Literatura comparada
Princesses
Speech analysis
Gender and performance
Feminism
Comparative literature
Análisis del habla
Género y actuación
Literatura comparativa
Les princesses
Analyse de la parole
Genre et performances
Féminisme
Littérature comparée
dc.subject.por.fl_str_mv Disney
Princesas
Análise do discurso
Gênero e performance
Feminismo
Literatura comparada
Princesses
Speech analysis
Gender and performance
Feminism
Comparative literature
Análisis del habla
Género y actuación
Literatura comparativa
Les princesses
Analyse de la parole
Genre et performances
Féminisme
Littérature comparée
description Baseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T23:39:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-25
2022-04-25T23:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
identifier_str_mv MELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24844/3/A%C3%89LTON+ALVES+DE+MELO+J%C3%9ANIOR+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+CH+2022.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24844/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e32bdb77740d9854c78d1845fbb731ef
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044716967034880