Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura.
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado situa-se no campo do ensino de literatura e volta-se para a análise da presença da literatura de autoria feminina em sala de aula. De caráter metodológico qualitativo e participante, objetivou-se investigar, através das rodas de leitura em uma turma do 9º ano, a representatividade feminina na poesia de autoras cearenses no ambiente escolar e como essas obras oportunizam a discussão sobre o contexto sociocultural, especialmente os padrões de gênero. Tal abordagem parte do estudo das obras poéticas das escritoras Ieda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho à luz de Connell e Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) e Miskolci (2012). A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura, mais especificamente a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e percepção das expressões de gênero em diferentes contextos de produção e recepção. Assim, a partir do estudo comparativo dos padrões de gênero nas obras dessas autoras, podemos elencar semelhanças e diferenças marcadas pelo contexto sociocultural no qual elas estão inseridas. O resultado do estudo demonstra a importância da utilização da literatura de autoria feminina contemporânea nas reflexões sociodiscursivas nas escolas para a percepção das expressões de gênero pelos(as) alunos(as), a partir de metodologias reflexivas e dialógicas, especialmente as rodas de leitura. |
id |
UFCG_4867b879f64f56ef6071c9f61fa41d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19003 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura.Literature and representativeness at school: authorship of Ceará poetry female on reading wheels.Literatura de autoria femininaRepresentatividadeAutoras cearensesRodas de leituraSala de aulaLiterature authored by womenRepresentativenessAuthors from CearáReading wheelsClassroomLetras.Esta dissertação de mestrado situa-se no campo do ensino de literatura e volta-se para a análise da presença da literatura de autoria feminina em sala de aula. De caráter metodológico qualitativo e participante, objetivou-se investigar, através das rodas de leitura em uma turma do 9º ano, a representatividade feminina na poesia de autoras cearenses no ambiente escolar e como essas obras oportunizam a discussão sobre o contexto sociocultural, especialmente os padrões de gênero. Tal abordagem parte do estudo das obras poéticas das escritoras Ieda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho à luz de Connell e Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) e Miskolci (2012). A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura, mais especificamente a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e percepção das expressões de gênero em diferentes contextos de produção e recepção. Assim, a partir do estudo comparativo dos padrões de gênero nas obras dessas autoras, podemos elencar semelhanças e diferenças marcadas pelo contexto sociocultural no qual elas estão inseridas. O resultado do estudo demonstra a importância da utilização da literatura de autoria feminina contemporânea nas reflexões sociodiscursivas nas escolas para a percepção das expressões de gênero pelos(as) alunos(as), a partir de metodologias reflexivas e dialógicas, especialmente as rodas de leitura.This master’s dissertation is situated in the literature teaching area and it focuses on the analysis of the presence of female authored literature in classroom. In a qualitative and participatory methodological character, it had as objective to investigate, using reading circles in a 9th grade class, the female representativeness in the poetry of cearenses authors in school environment and how these works provide the opportunity to discuss about the socio-cultural context, specially the gender patterns. This approach starts from the study of poetic works of the writers Leda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho pursuant Connell and Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) and Miskolci (2012). The discussion done here is based in the assumption that the literature, more specifically the poems reading, contributes reflexively to the broaden of worldview of each reader, becomes, therefore, a tool for (re) construction of meaning and perception of gender expressions in different contexts of production and reception. In this way, from the comparative study of gender patterns in these authors’ works, we can point similarities and differences marked by socio-cultural context where they are immersed. The result of the study indicates the importance of using of contemporary female authored literature in sociodiscursive reflections in the schools for the perception of gender expressions by students, from the reflective and dialogical methodologies, specially the reading circles.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGFERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.FERREIRA JUNIOR, Nelson.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.SOUSA, Kássia Mota de.VALE, Leidiana Rodrigues do.2020-04-202021-05-24T18:09:51Z2021-05-242021-05-24T18:09:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003VALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-24T18:09:51Zoai:localhost:riufcg/19003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-24T18:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. Literature and representativeness at school: authorship of Ceará poetry female on reading wheels. |
title |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
spellingShingle |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. VALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura de autoria feminina Representatividade Autoras cearenses Rodas de leitura Sala de aula Literature authored by women Representativeness Authors from Ceará Reading wheels Classroom Letras. |
title_short |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
title_full |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
title_fullStr |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
title_full_unstemmed |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
title_sort |
Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. |
author |
VALE, Leidiana Rodrigues do. |
author_facet |
VALE, Leidiana Rodrigues do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. FERREIRA JUNIOR, Nelson. http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de. SOUSA, Kássia Mota de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VALE, Leidiana Rodrigues do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de autoria feminina Representatividade Autoras cearenses Rodas de leitura Sala de aula Literature authored by women Representativeness Authors from Ceará Reading wheels Classroom Letras. |
topic |
Literatura de autoria feminina Representatividade Autoras cearenses Rodas de leitura Sala de aula Literature authored by women Representativeness Authors from Ceará Reading wheels Classroom Letras. |
description |
Esta dissertação de mestrado situa-se no campo do ensino de literatura e volta-se para a análise da presença da literatura de autoria feminina em sala de aula. De caráter metodológico qualitativo e participante, objetivou-se investigar, através das rodas de leitura em uma turma do 9º ano, a representatividade feminina na poesia de autoras cearenses no ambiente escolar e como essas obras oportunizam a discussão sobre o contexto sociocultural, especialmente os padrões de gênero. Tal abordagem parte do estudo das obras poéticas das escritoras Ieda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho à luz de Connell e Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) e Miskolci (2012). A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura, mais especificamente a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e percepção das expressões de gênero em diferentes contextos de produção e recepção. Assim, a partir do estudo comparativo dos padrões de gênero nas obras dessas autoras, podemos elencar semelhanças e diferenças marcadas pelo contexto sociocultural no qual elas estão inseridas. O resultado do estudo demonstra a importância da utilização da literatura de autoria feminina contemporânea nas reflexões sociodiscursivas nas escolas para a percepção das expressões de gênero pelos(as) alunos(as), a partir de metodologias reflexivas e dialógicas, especialmente as rodas de leitura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-20 2021-05-24T18:09:51Z 2021-05-24 2021-05-24T18:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003 VALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003 |
identifier_str_mv |
VALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809746105117704192 |