Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: LIMA, Evanielle Freire.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30894
Resumo: A ausência da formação de uma consciência lexical dos estudantes é um fator que influencia diretamente na dificuldade do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Tal fato é resultado do espaço reduzido concedido ao léxico tanto em pesquisas acadêmicas, quanto nos programas de ensino da Educação Básica. Em contrapartida, os Cadernos do Docente, sequências didáticas fornecidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, mostram-se, nesse sentido, alternativas viáveis para o trabalho com práticas inovadoras de análise linguística com foco no sistema lexical. Nesta pesquisa, nos interessa saber: que fundamentos subjazem às orientações dadas nos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico? Dessa forma, elencamos como objetivo geral do nosso trabalho investigar o tratamento dado pelos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico. Para atingir esse objetivo, de modo específico, precisamos: a) descrever as orientações dos Cadernos relacionadas aos conhecimentos lexicais; b) reconhecer as concepções de léxico encontradas nessas orientações; c) identificar as perspectivas de ensino de análise linguística subjacentes a essas orientações de ensino do léxico; d) estabelecer comparações entre as concepções de léxico adotadas e as perspectivas de ensino para as quais essas concepções direcionam. Nosso trabalho está fundamentado nos estudos linguísticos (BEZERRA; REINALDO, 2021), nos estudos lexicais (BIDERMAN, 2001; ANTUNES, 2012, 2018; NEVES, 2020) e nos estudos da Linguística Textual (KOCH, 2003, 2015; MARCUSCHI 2008, 2012). No que se refere à caracterização de nossa pesquisa, ela é de natureza documental e abordagem qualitativa, utilizando-se de método dedutivo e com finalidade descritiva (GIL, 2008; MASCARENHAS, 2018; PRODANOV; FREITAS, 2013). Os resultados indicam possibilidades para a ampliação do trabalho com o léxico na sala de aula e fundamentam a importância da presença de reflexões sobre o conhecimento lexical nos programas de ensino. Os materiais analisados fornecem subsídios para um ensino produtivo de léxico.
id UFCG_59c324ab1bed09ba9dabce54867e91cc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30894
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.Análise linguísticaEnsino do léxicoMaterial didáticoOlimpíada de Língua PortuguesaLinguistic analysisLexicon teachingDidactic materialPortuguese Language OlympiadLinguística.A ausência da formação de uma consciência lexical dos estudantes é um fator que influencia diretamente na dificuldade do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Tal fato é resultado do espaço reduzido concedido ao léxico tanto em pesquisas acadêmicas, quanto nos programas de ensino da Educação Básica. Em contrapartida, os Cadernos do Docente, sequências didáticas fornecidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, mostram-se, nesse sentido, alternativas viáveis para o trabalho com práticas inovadoras de análise linguística com foco no sistema lexical. Nesta pesquisa, nos interessa saber: que fundamentos subjazem às orientações dadas nos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico? Dessa forma, elencamos como objetivo geral do nosso trabalho investigar o tratamento dado pelos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico. Para atingir esse objetivo, de modo específico, precisamos: a) descrever as orientações dos Cadernos relacionadas aos conhecimentos lexicais; b) reconhecer as concepções de léxico encontradas nessas orientações; c) identificar as perspectivas de ensino de análise linguística subjacentes a essas orientações de ensino do léxico; d) estabelecer comparações entre as concepções de léxico adotadas e as perspectivas de ensino para as quais essas concepções direcionam. Nosso trabalho está fundamentado nos estudos linguísticos (BEZERRA; REINALDO, 2021), nos estudos lexicais (BIDERMAN, 2001; ANTUNES, 2012, 2018; NEVES, 2020) e nos estudos da Linguística Textual (KOCH, 2003, 2015; MARCUSCHI 2008, 2012). No que se refere à caracterização de nossa pesquisa, ela é de natureza documental e abordagem qualitativa, utilizando-se de método dedutivo e com finalidade descritiva (GIL, 2008; MASCARENHAS, 2018; PRODANOV; FREITAS, 2013). Os resultados indicam possibilidades para a ampliação do trabalho com o léxico na sala de aula e fundamentam a importância da presença de reflexões sobre o conhecimento lexical nos programas de ensino. Os materiais analisados fornecem subsídios para um ensino produtivo de léxico.The lack of lexical awareness in students is a factor that directly influences the difficulty in developing reading and writing skills. This is a result of the limited space given to the lexicon in both academic research and in elementary school curriculum. On the other hand, the Teacher's Notebooks, didactic sequences provided by the Program Escrevendo o Futuro, are, in this sense, viable alternatives for the work with innovative practices of linguistic analysis with a focus on the lexical system. In this research, we are interested in knowing: what underlies the guidelines given in the OLP Teacher's Notebooks for teaching the lexicon? Thus, the general objective of our work is to investigate how the OLP Teacher's Notebooks treat the teaching of the lexicon. To achieve this goal, we need to: a) describe the orientations of the Textbooks related to lexical knowledge; b) recognize the conceptions of lexicon found in these orientations; c) identify the perspectives of language analysis teaching underlying these orientations of lexical teaching; d) make comparisons between the conceptions of lexicon adopted and the teaching perspectives to which these conceptions direct. Our research is based on linguistic studies (BEZERRA; REINALDO, 2021), lexical studies (BIDERMAN, 2001; ANTUNES, 2012, 2018; NEVES, 2020) and Textual Linguistics studies (KOCH, 2003, 2015; MARCUSCHI 2008, 2012). Regarding the characterization of our research, it has a documentary nature and a qualitative approach, using deductive method and following a descriptive purpose (GIL, 2008; MASCARENHAS, 2018; PRODANOV; FREITAS, 2013). The results indicate possibilities for expanding the work with the lexicon in the classroom and substantiate the importance of the presence of reflections on lexical knowledge in teaching programs. The materials analyzed provide subsidies for a productive lexical teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGFLORÊNCIO, José Herbertt Neves.NEVES, Herbertt.http://lattes.cnpq.br/8595713317541324REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.LIMA, Ana Maria Costa de Araujo.LIMA, Evanielle Freire.2022-12-142023-07-18T15:33:53Z2023-07-182023-07-18T15:33:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30894LIMA, Eveline Freire. Economia Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da olimpíada de Língua Portuguesa. 2022. 123f Dissertação (Mestrado em Mestre em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-24T19:34:45Zoai:localhost:riufcg/30894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-24T19:34:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
title Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
spellingShingle Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
LIMA, Evanielle Freire.
Análise linguística
Ensino do léxico
Material didático
Olimpíada de Língua Portuguesa
Linguistic analysis
Lexicon teaching
Didactic material
Portuguese Language Olympiad
Linguística.
title_short Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
title_full Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
title_fullStr Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
title_full_unstemmed Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
title_sort Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da Olimpíada de Língua Portuguesa.
author LIMA, Evanielle Freire.
author_facet LIMA, Evanielle Freire.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLORÊNCIO, José Herbertt Neves.
NEVES, Herbertt.
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
LIMA, Ana Maria Costa de Araujo.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Evanielle Freire.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise linguística
Ensino do léxico
Material didático
Olimpíada de Língua Portuguesa
Linguistic analysis
Lexicon teaching
Didactic material
Portuguese Language Olympiad
Linguística.
topic Análise linguística
Ensino do léxico
Material didático
Olimpíada de Língua Portuguesa
Linguistic analysis
Lexicon teaching
Didactic material
Portuguese Language Olympiad
Linguística.
description A ausência da formação de uma consciência lexical dos estudantes é um fator que influencia diretamente na dificuldade do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Tal fato é resultado do espaço reduzido concedido ao léxico tanto em pesquisas acadêmicas, quanto nos programas de ensino da Educação Básica. Em contrapartida, os Cadernos do Docente, sequências didáticas fornecidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, mostram-se, nesse sentido, alternativas viáveis para o trabalho com práticas inovadoras de análise linguística com foco no sistema lexical. Nesta pesquisa, nos interessa saber: que fundamentos subjazem às orientações dadas nos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico? Dessa forma, elencamos como objetivo geral do nosso trabalho investigar o tratamento dado pelos Cadernos do Docente da OLP para o ensino de léxico. Para atingir esse objetivo, de modo específico, precisamos: a) descrever as orientações dos Cadernos relacionadas aos conhecimentos lexicais; b) reconhecer as concepções de léxico encontradas nessas orientações; c) identificar as perspectivas de ensino de análise linguística subjacentes a essas orientações de ensino do léxico; d) estabelecer comparações entre as concepções de léxico adotadas e as perspectivas de ensino para as quais essas concepções direcionam. Nosso trabalho está fundamentado nos estudos linguísticos (BEZERRA; REINALDO, 2021), nos estudos lexicais (BIDERMAN, 2001; ANTUNES, 2012, 2018; NEVES, 2020) e nos estudos da Linguística Textual (KOCH, 2003, 2015; MARCUSCHI 2008, 2012). No que se refere à caracterização de nossa pesquisa, ela é de natureza documental e abordagem qualitativa, utilizando-se de método dedutivo e com finalidade descritiva (GIL, 2008; MASCARENHAS, 2018; PRODANOV; FREITAS, 2013). Os resultados indicam possibilidades para a ampliação do trabalho com o léxico na sala de aula e fundamentam a importância da presença de reflexões sobre o conhecimento lexical nos programas de ensino. Os materiais analisados fornecem subsídios para um ensino produtivo de léxico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-07-18T15:33:53Z
2023-07-18
2023-07-18T15:33:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30894
LIMA, Eveline Freire. Economia Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da olimpíada de Língua Portuguesa. 2022. 123f Dissertação (Mestrado em Mestre em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30894
identifier_str_mv LIMA, Eveline Freire. Economia Práticas de análise linguística para o ensino do léxico: orientações dos cadernos do docente da olimpíada de Língua Portuguesa. 2022. 123f Dissertação (Mestrado em Mestre em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746137284870144