A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SILVA, Daniel Francisco da.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar a recepção da embolada na sala de aula através de uma experiência de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Durante a vivência verificamos como se deu a recepção dos alunos utilizando os aspectos performáticos, sonoros e rítmicos da embolada através de uma metodologia de leitura que partiu das categorias de vocalidade e performance. Dos referenciais teóricos que nortearam a pesquisa, destacamos as reflexões da Estética da Recepção com Jauss (1979), (1994) e Iser (1999) quando discutem o papel do leitor na relação com a obra, os horizontes de expectativas, os três pontos fundamentais da fruição estética (produção, recepção e comunicação) e os lugares vazios. Como estratégias para a leitura na sala de aula lançamos mão de Zumthor (2014), Kefalás (2012) e Oliveira (2009), (2010) e (2018) sobre leitura, recepção e performance. Tratando sobre o viés da oralidade nos amparamos em Cascudo (2006) e Zumthor (1993) e (2010). Quanto às orientações teórico-metodológicas nos auxiliamos em Bordine e Aguiar (1988) e Cosson (2011). No que se refere à embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) e (2009). A embolada, além da abordagem cômica e dos recursos sonoros e rítmicos, como as figuras de som e o ritmo, auxiliado pelo pandeiro, apresenta uma estrutura narrativa que chega inclusive a ser transcrita e transformada em folhetos (cocos de cordel). Nos momentos de leitura em sala de aula constatamos que à experiência com a embolada pode se tornar significativa ao possibilitar o envolvimento através do jogo com as palavras. A recepção dos alunos foi possível a partir da leitura performática realizada por eles e mediada pelo professor.
id UFCG_778196565f51c8b21a8f1ba3e3c9e502
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12201
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.Embolada in the classroom: reception, vocality and performance.Formação de LeitoresTraining of RadersEntrenamiento de LectoresEmbolada na Sala de AulaEmbolizado en el AulaEmbolized in the ClassroomPoética OralOral PeticsEducaçãoEsta pesquisa teve como objetivo observar a recepção da embolada na sala de aula através de uma experiência de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Durante a vivência verificamos como se deu a recepção dos alunos utilizando os aspectos performáticos, sonoros e rítmicos da embolada através de uma metodologia de leitura que partiu das categorias de vocalidade e performance. Dos referenciais teóricos que nortearam a pesquisa, destacamos as reflexões da Estética da Recepção com Jauss (1979), (1994) e Iser (1999) quando discutem o papel do leitor na relação com a obra, os horizontes de expectativas, os três pontos fundamentais da fruição estética (produção, recepção e comunicação) e os lugares vazios. Como estratégias para a leitura na sala de aula lançamos mão de Zumthor (2014), Kefalás (2012) e Oliveira (2009), (2010) e (2018) sobre leitura, recepção e performance. Tratando sobre o viés da oralidade nos amparamos em Cascudo (2006) e Zumthor (1993) e (2010). Quanto às orientações teórico-metodológicas nos auxiliamos em Bordine e Aguiar (1988) e Cosson (2011). No que se refere à embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) e (2009). A embolada, além da abordagem cômica e dos recursos sonoros e rítmicos, como as figuras de som e o ritmo, auxiliado pelo pandeiro, apresenta uma estrutura narrativa que chega inclusive a ser transcrita e transformada em folhetos (cocos de cordel). Nos momentos de leitura em sala de aula constatamos que à experiência com a embolada pode se tornar significativa ao possibilitar o envolvimento através do jogo com as palavras. A recepção dos alunos foi possível a partir da leitura performática realizada por eles e mediada pelo professor.This research had as objective to observe the reception of the embolada in the classroom through a reading experience in the 9th year of elementary school. During the experiment, we verified how was the reception of the students using the performative, sonorous and rhythmic aspects of the embolada through a methodology of reading that started from the categories of vocality and performance. From the theoretical references that guided the research, we highlight the reflections of the Reception Aesthetics with Jauss (1979), (1994) and Iser (1999) when discussing the role of the reader in relation to the work, the horizons of expectations, the three fundamental points of aesthetic fruition (production, reception and communication) and the empty places. As strategies for reading in the classroom we use Zumthor (2014), Kefalás (2012) and Oliveira (2009), (2010) e (2018) on reading, reception and performance. Addressing the bias of orality we rely on in Cascudo (2006) and Zumthor (1993) (2010). As for the theoretical-methodological orientations, we had Bordine and Aguiar (1988) and Cosson (2011). As for the embolada, we take as base the studies of Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) and Ayala (1999) e (2009). The embolada, besides the comic approach and the sonorous and rhythmic, resources like the figures of sound and the rhythm, aided by the tambourine, it presents a narrative structure that even is transcribed and transformed into leaflets (cocos de cordel). In the moments of reading in the classroom we found that the experience with the embolada can become significant to enable the involvement through the game with the words. The reception of the students was possible from the performative reading performed by them and mediated by the teacher.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGWANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405QUEIROZ, Amarino Oliveira de.ALVES, José Helder Pinheiro.SILVA, Daniel Francisco da.2018-082020-02-27T18:11:21Z2020-02-272020-02-27T18:11:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201SILVA, D. F. da. A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-30T22:50:57Zoai:localhost:riufcg/12201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-30T22:50:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
Embolada in the classroom: reception, vocality and performance.
title A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
spellingShingle A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
SILVA, Daniel Francisco da.
Formação de Leitores
Training of Raders
Entrenamiento de Lectores
Embolada na Sala de Aula
Embolizado en el Aula
Embolized in the Classroom
Poética Oral
Oral Petics
Educação
title_short A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
title_full A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
title_fullStr A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
title_full_unstemmed A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
title_sort A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.
author SILVA, Daniel Francisco da.
author_facet SILVA, Daniel Francisco da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WANDERLEY, Naelza de Araújo.
WANDERLEY, N. A.
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405
QUEIROZ, Amarino Oliveira de.
ALVES, José Helder Pinheiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Daniel Francisco da.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Leitores
Training of Raders
Entrenamiento de Lectores
Embolada na Sala de Aula
Embolizado en el Aula
Embolized in the Classroom
Poética Oral
Oral Petics
Educação
topic Formação de Leitores
Training of Raders
Entrenamiento de Lectores
Embolada na Sala de Aula
Embolizado en el Aula
Embolized in the Classroom
Poética Oral
Oral Petics
Educação
description Esta pesquisa teve como objetivo observar a recepção da embolada na sala de aula através de uma experiência de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Durante a vivência verificamos como se deu a recepção dos alunos utilizando os aspectos performáticos, sonoros e rítmicos da embolada através de uma metodologia de leitura que partiu das categorias de vocalidade e performance. Dos referenciais teóricos que nortearam a pesquisa, destacamos as reflexões da Estética da Recepção com Jauss (1979), (1994) e Iser (1999) quando discutem o papel do leitor na relação com a obra, os horizontes de expectativas, os três pontos fundamentais da fruição estética (produção, recepção e comunicação) e os lugares vazios. Como estratégias para a leitura na sala de aula lançamos mão de Zumthor (2014), Kefalás (2012) e Oliveira (2009), (2010) e (2018) sobre leitura, recepção e performance. Tratando sobre o viés da oralidade nos amparamos em Cascudo (2006) e Zumthor (1993) e (2010). Quanto às orientações teórico-metodológicas nos auxiliamos em Bordine e Aguiar (1988) e Cosson (2011). No que se refere à embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) e (2009). A embolada, além da abordagem cômica e dos recursos sonoros e rítmicos, como as figuras de som e o ritmo, auxiliado pelo pandeiro, apresenta uma estrutura narrativa que chega inclusive a ser transcrita e transformada em folhetos (cocos de cordel). Nos momentos de leitura em sala de aula constatamos que à experiência com a embolada pode se tornar significativa ao possibilitar o envolvimento através do jogo com as palavras. A recepção dos alunos foi possível a partir da leitura performática realizada por eles e mediada pelo professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08
2020-02-27T18:11:21Z
2020-02-27
2020-02-27T18:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
SILVA, D. F. da. A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
identifier_str_mv SILVA, D. F. da. A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746087498481664