O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
Resumo: Nesta dissertação, abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dos objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades. Assim, temos como finalidade responder à questão da pesquisa: Qual a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF)? Propomos como objetivo geral: investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Como objetivos específicos, almejamos: (i)Inferir, a partir da literatura estudada, a abordagem da natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S; (ii) Identificar na BNCC a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S nos AF-EF; (iii) Desvelar a proposta de aprendizagem do eixo AL/S na BNCC (AF-EF). A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2001), através de uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). Os principais subsídios teóricos são os conceitos de currículo (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) e os conceitos amalgamados que subjazem na BNCC: objetos de conhecimento (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), competências e habilidades (PERRENOUD, 1999). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. O corpus de análise foi retirado da BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza os objetos de conhecimento e suas habilidades do eixo Análise linguística/Semiótica, a partir das categorias analíticas, a saber, textualidade, discursividade, gramaticalidade e multimodalidade. Os resultados apontam que o trabalho com a análise linguística configura-se como um movimento pendular, entre tradição e inovação, na BNCC: ora propõe uma aprendizagem dos aspectos estruturais da língua, ora propõe uma aprendizagem voltada para os aspectos da textualidade. Em contrapartida, a semiótica não aparece, de forma evidente, nos objetos de conhecimento transversais, ou seja, essa área não ocupa um lugar de relevo junto à análise linguística, no tocante a esse movimento pendular.
id UFCG_7c44d04b5e0950702465f887d57771ec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9626
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.The linguistic / semiotic analysis axis in the BNCC: the nature of knowledge objects for the final years of elementary school.CurrículoBase Nacional Comum CurricularEnsino FundamentalAnálise LinguísticaSemióticaObjetos de ConhecimentoCurriculumElementary SchoolLinguistic AnalysisSemioticsObjects of KnowledgeLinguagem e EnsinoNesta dissertação, abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dos objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades. Assim, temos como finalidade responder à questão da pesquisa: Qual a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF)? Propomos como objetivo geral: investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Como objetivos específicos, almejamos: (i)Inferir, a partir da literatura estudada, a abordagem da natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S; (ii) Identificar na BNCC a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S nos AF-EF; (iii) Desvelar a proposta de aprendizagem do eixo AL/S na BNCC (AF-EF). A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2001), através de uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). Os principais subsídios teóricos são os conceitos de currículo (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) e os conceitos amalgamados que subjazem na BNCC: objetos de conhecimento (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), competências e habilidades (PERRENOUD, 1999). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. O corpus de análise foi retirado da BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza os objetos de conhecimento e suas habilidades do eixo Análise linguística/Semiótica, a partir das categorias analíticas, a saber, textualidade, discursividade, gramaticalidade e multimodalidade. Os resultados apontam que o trabalho com a análise linguística configura-se como um movimento pendular, entre tradição e inovação, na BNCC: ora propõe uma aprendizagem dos aspectos estruturais da língua, ora propõe uma aprendizagem voltada para os aspectos da textualidade. Em contrapartida, a semiótica não aparece, de forma evidente, nos objetos de conhecimento transversais, ou seja, essa área não ocupa um lugar de relevo junto à análise linguística, no tocante a esse movimento pendular.In this essay, it is approached the axis Linguistic/Semiotics Analysis (L/S A) in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) from the knowledge objects and their respective skills. Thus, the purpose to answer the research question is: What is the nature of the knowledge objects of the Linguistic / Semiotic Analysis (L/ S A) axis in the BNCC in the Final Years of Elementary School (FY-ES)? It is proposed as a general aim: to investigate the nature of the knowledge objects of the L/S A axis presented at the BNCC for the Final Years of Elementary School (FY-ES). As specific purposes, it is expected: (I) infer from the studied literature the approach of nature of knowledge object of (L/S A); (II) Identify in the BNCC the nature of the L/S A axis knowledge objects in FY-ES, (III) Unveiling the L/S A axis learning proposal at BNCC (FY-ES). The methodology used in this essay is characterized as of qualitative and interpretative nature, within a critical and it is not related to an only discipline, for this reason is undisciplinar Applied Linguistics, (MOITA LOPES, 2001), through a documented research (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). The main theoretical subsidies are curriculum concepts (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) and the combined concepts that underlie the BNCC: knowledge objects (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), skills and abilities (PERRENOUD, 1999). To carry out the analysis, It relies on studies on linguistic analysis (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) and semiotics, in the social and multimodal bias (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) with a view to achieving the defined objectives. The corpus of analysis was taken from the Portuguese Language of BNCC, Elementary School - Final Years, whose research focuses on the knowledge objects and their skills of the Linguistic / Semiotic Analysis axis, from the analytical categories, namely textuality, discursivity, grammaticality and multimodality. The results indicate that the work with linguistic analysis is configured as a pendulum movement, between tradition and innovation, at BNCC: sometimes it will propose a learning of the structural aspects of language; sometimes it will propose a learning focused on the aspects of textuality. On the other hand, semiotics do not appear in an evident form, in transverse knowledge objects, that is, this area does not occupy a prominent place next to linguistic analysis, in relation to this pendulum movement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, DENISE LINO DEhttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.SILVA, Wagner Rodrigues.RIBEIRO, Roziane Marinho.LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.2019-09-302019-11-28T09:52:00Z2019-11-282019-11-28T09:52:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626LOURENÇO, D. C. G. O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T19:57:18Zoai:localhost:riufcg/9626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T19:57:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
The linguistic / semiotic analysis axis in the BNCC: the nature of knowledge objects for the final years of elementary school.
title O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
spellingShingle O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Fundamental
Análise Linguística
Semiótica
Objetos de Conhecimento
Curriculum
Elementary School
Linguistic Analysis
Semiotics
Objects of Knowledge
Linguagem e Ensino
title_short O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
title_full O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
title_fullStr O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
title_sort O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.
author LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
author_facet LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Denise Lino de.
ARAÚJO, DENISE LINO DE
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
SILVA, Wagner Rodrigues.
RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Fundamental
Análise Linguística
Semiótica
Objetos de Conhecimento
Curriculum
Elementary School
Linguistic Analysis
Semiotics
Objects of Knowledge
Linguagem e Ensino
topic Currículo
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Fundamental
Análise Linguística
Semiótica
Objetos de Conhecimento
Curriculum
Elementary School
Linguistic Analysis
Semiotics
Objects of Knowledge
Linguagem e Ensino
description Nesta dissertação, abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dos objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades. Assim, temos como finalidade responder à questão da pesquisa: Qual a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF)? Propomos como objetivo geral: investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Como objetivos específicos, almejamos: (i)Inferir, a partir da literatura estudada, a abordagem da natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S; (ii) Identificar na BNCC a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S nos AF-EF; (iii) Desvelar a proposta de aprendizagem do eixo AL/S na BNCC (AF-EF). A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2001), através de uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). Os principais subsídios teóricos são os conceitos de currículo (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) e os conceitos amalgamados que subjazem na BNCC: objetos de conhecimento (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), competências e habilidades (PERRENOUD, 1999). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. O corpus de análise foi retirado da BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza os objetos de conhecimento e suas habilidades do eixo Análise linguística/Semiótica, a partir das categorias analíticas, a saber, textualidade, discursividade, gramaticalidade e multimodalidade. Os resultados apontam que o trabalho com a análise linguística configura-se como um movimento pendular, entre tradição e inovação, na BNCC: ora propõe uma aprendizagem dos aspectos estruturais da língua, ora propõe uma aprendizagem voltada para os aspectos da textualidade. Em contrapartida, a semiótica não aparece, de forma evidente, nos objetos de conhecimento transversais, ou seja, essa área não ocupa um lugar de relevo junto à análise linguística, no tocante a esse movimento pendular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
2019-11-28T09:52:00Z
2019-11-28
2019-11-28T09:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
LOURENÇO, D. C. G. O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
identifier_str_mv LOURENÇO, D. C. G. O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746072716705792