Influência da granulometria nas características mecânicas de misturas asfálticas para aeródromos.
Ano de defesa: | 2009 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
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Programa de Pós-Graduação: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
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Departamento: |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8251 |
Resumo: | Com a necessidade de alcançar longas distancias em períodos de tempo menores, o uso do modal de transporte aéreo tem apresentado um expressivo crescimento nas ultimas décadas, alem do aumento do peso das aeronaves. Devido ao baixo investimento na infra-estrutura aeroviária do pais, as normas de projeto de pavimentos de aeroportos tem recebido poucas modificações, principalmente no que se refere as misturas asfálticas para os revestimentos. Diante deste cenário, e sabendo-se da importância do papel da composição granulométrica nas misturas betuminosas, visto que a granulometria de uma mistura pode ocasionar maior risco de aparecimento de patologias prematuras no revestimento, própos-se nesta pesquisa analisar a influencia da granulometria dos agregados no comportamento físico e mecânico das misturas asfálticas, compreendidas na Faixa 2 da Aeronáutica. Além das características físicas das misturas estudadas e dos demais parâmetros do ensaio Marshall, a pesquisa esteve focada na variação da resistência à tração, RT, e do modulo de resiliência, MR, dentro da faixa considerada. Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizadas três misturas granulométricas, duas enquadradas próximas aos limites superior e inferior da referida faixa, e uma próxima a linha de máxima densidade. As dosagens das misturas foram realizadas de acordo com a metodologia Marshall. Foram realizados os ensaios de Resistência a Tração por compressão diametral, Resistência ao Dano pela umidade induzida e o ensaio de Modulo de Resiliência, nos teores de projeto de ligante determinados para cada mistura. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as três misturas se apresentaram satisfatórias quanto as características volumétricas e de estabilidade Marshall, atendendo aos parâmetros estabelecidos pela norma da aeronáutica. Entretanto, com base em uma analise conjunta das propriedades mecânicas (MR e RT) das misturas, cujas granulometrias se aproximam do limite superior da faixa 2 da aeronáutica, concluiu-se que estas tendem a se tornar inadequadas para a utilização como revestimento de aeródromos. |
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CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.CAVALCANTE, E. H.http://lattes.cnpq.br/0174408449858772RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283ODA, Sandra.LUCENA, Adriano Elisio de Figueiredo Lopes.MEDEIROS, D. F.http://lattes.cnpq.br/6136192497791717MEDEIROS, Danilo Fernandes de.Com a necessidade de alcançar longas distancias em períodos de tempo menores, o uso do modal de transporte aéreo tem apresentado um expressivo crescimento nas ultimas décadas, alem do aumento do peso das aeronaves. Devido ao baixo investimento na infra-estrutura aeroviária do pais, as normas de projeto de pavimentos de aeroportos tem recebido poucas modificações, principalmente no que se refere as misturas asfálticas para os revestimentos. Diante deste cenário, e sabendo-se da importância do papel da composição granulométrica nas misturas betuminosas, visto que a granulometria de uma mistura pode ocasionar maior risco de aparecimento de patologias prematuras no revestimento, própos-se nesta pesquisa analisar a influencia da granulometria dos agregados no comportamento físico e mecânico das misturas asfálticas, compreendidas na Faixa 2 da Aeronáutica. Além das características físicas das misturas estudadas e dos demais parâmetros do ensaio Marshall, a pesquisa esteve focada na variação da resistência à tração, RT, e do modulo de resiliência, MR, dentro da faixa considerada. Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizadas três misturas granulométricas, duas enquadradas próximas aos limites superior e inferior da referida faixa, e uma próxima a linha de máxima densidade. As dosagens das misturas foram realizadas de acordo com a metodologia Marshall. Foram realizados os ensaios de Resistência a Tração por compressão diametral, Resistência ao Dano pela umidade induzida e o ensaio de Modulo de Resiliência, nos teores de projeto de ligante determinados para cada mistura. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as três misturas se apresentaram satisfatórias quanto as características volumétricas e de estabilidade Marshall, atendendo aos parâmetros estabelecidos pela norma da aeronáutica. Entretanto, com base em uma analise conjunta das propriedades mecânicas (MR e RT) das misturas, cujas granulometrias se aproximam do limite superior da faixa 2 da aeronáutica, concluiu-se que estas tendem a se tornar inadequadas para a utilização como revestimento de aeródromos.Whit the need to achieve longer distances in shorter periods, the modal of air transport has shown a significant growth in recent decades, besides increasing the weight of the aircraft .Due to low investment in country's airway infrastructure, the rules for design of pavements of airports have received few changes, especially with regard to asphalt mixtures for covering. Up against this scenario, end knowing is the role of particle size distribution in bituminous mixtures, as the size of a mixture can cause increased risk of premature onset of pathologies in the covering, it was proposed in this study to analyze the influence of the size of households in the physical and mechanical behavior of asphalt mixtures, ranging in range 2 of Aerononautics. Besides the physical characteristics of the mixtures studied and the other parameters of Marshall test, the research was focused on the variation of tensile strength, RT, and the type of resilience, MR, within the range considered. To achieve the objectives, size three mixtures were used, two that fit near the upper and lower limits of that range, and a forthcoming line of maximum density range of 2. The strengths of the mixture were performed according to the Marshall methodology. It has been made the tests of tensile diametral compression, resistance to damage induced by moisture and test module Resilience in levels of project binder for each mixture. A determined from the results obtained, it was found that the three mixtures are showed satisfactory on the characteristics and volume of Marshall Stability, given the parameters set by the standard of the Aeronautics. However, based on a joint analysis of mechanical properties (MR and RT) of mixtures whose sizes are approaching the upper limit of the band 2 of the Aeronautic, it was concluded that tend to become unsuitable for use as a covering of airfields.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-10-21T12:10:52Z No. of bitstreams: 1 DANILO FERNANDES DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdf: 15032462 bytes, checksum: 4ff0e6b95821cacfbcc747e43dcc2eb2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-21T12:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANILO FERNANDES DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdf: 15032462 bytes, checksum: 4ff0e6b95821cacfbcc747e43dcc2eb2 (MD5) Previous issue date: 2009-04Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia Civil e AmbientalPavimentos de AeroportosMisturas AsfálticasMisturas BetuminosasGranulometriaDosagem MarshallMétodo Dosagem SuperpaveAirport floorsAsphalt MixturesBituminous MixturesGranulometryMarshall dosageSuperpave Dosing MethodInfluência da granulometria nas características mecânicas de misturas asfálticas para aeródromos.Influence of particle size on the mechanical characteristics of asphalt mixtures for aerodromes.2009-042019-10-21T12:10:52Z2019-10-212019-10-21T12:10:52Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8251MEDEIROS, Danilo Fernandes de. Influência da granulometria nas características mecânicas de misturas asfálticas para aeródromos. 2009. 112f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8251info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDANILO FERNANDES DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdfDANILO FERNANDES DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2009.pdfapplication/pdf15707632http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8251/3/DANILO+FERNANDES+DE+MEDEIROS+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGECA+2009.pdfb30107479dc604e8f6135fecc82fc4d8MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/8251/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/82512022-09-20 09:40:13.88oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:40:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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