“O médico disse que estou magrinho”: alimentação na infância como uma prática educativa na Paraíba (1918 a 1937).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: CARVALHO, Marinalva Bezerra Vilar de. lattes
Orientador(a): OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. lattes
Banca de defesa: SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos., ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão., NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes., MELO, Margareth Maria de.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/616
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como os anúncios publicitários de alimentação infantil, que circularam em revistas e jornais no estado da Paraíba, entre 1918 a 1937 do século XX, divulgavam práticas educativas para alimentar as crianças. Para construir esta operação historiográfica, dialogamos com a história do movimento nacional de intervenção do Estado e sua interface com o movimento sanitarista nos sertões, tendo como alvo a saúde como um dos preceitos para o desenvolvimento da nação. Problematizamos as práticas médicas com as prescrições dos alimentos, o papel da mãe com a „missão social‟ da maternidade e os discursos da eugenia e da higiene na perspectiva neolamarckiana que transformou a criança em alvo dos discursos biológicos e políticos. Os anúncios foram interpretados pelas tramas da História Cultural com a metodologia da análise do discurso, pelo prisma de Michel Foucault, através dos dispositivos da governamentalidade, da biopolítica e do biopoder. Os aspectos representativos das imagens das crianças foram interpretados pela ótica de Roger Chartier. Utilizamos como fontes os periódicos A União (1918- 1937) e a revista Era Nova (1921 e 1926). Com estes olhares teóricos, identificamos as estratégias dos anúncios com a política eugenista para vender os produtos e as influências das políticas públicas em torno das „novas‟ práticas educativas das mães alimentarem as crianças, preparando-as para serem o „futuro da Pátria‟.
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Problematizamos as práticas médicas com as prescrições dos alimentos, o papel da mãe com a „missão social‟ da maternidade e os discursos da eugenia e da higiene na perspectiva neolamarckiana que transformou a criança em alvo dos discursos biológicos e políticos. Os anúncios foram interpretados pelas tramas da História Cultural com a metodologia da análise do discurso, pelo prisma de Michel Foucault, através dos dispositivos da governamentalidade, da biopolítica e do biopoder. Os aspectos representativos das imagens das crianças foram interpretados pela ótica de Roger Chartier. Utilizamos como fontes os periódicos A União (1918- 1937) e a revista Era Nova (1921 e 1926). Com estes olhares teóricos, identificamos as estratégias dos anúncios com a política eugenista para vender os produtos e as influências das políticas públicas em torno das „novas‟ práticas educativas das mães alimentarem as crianças, preparando-as para serem o „futuro da Pátria‟.The objective of this study was to analyze how advertisements of infant feeding, which circulated in magazines and newspapers in the state of Paraíba, between 1918 and 1937 of the 20th century, disseminated educational practices for feeding children. In order to construct this historiographical operation, we had dialogues with the history of Brazil in the period of the First Republic when there was the national movement of state intervention in the sanitary movement on the sertões region and in the urban areas aiming the health directed towards the construction of the national identity that also had impact in Paraíba with an ideal of having a healthy and robust people as symbols of progress and civilization. We problematize medical practices with food prescriptions, the role of the mother, the 'social mission' of motherhood, and the discourses of eugenics and hygiene in the Neolamarckian perspective explained by Stepan that transformed the child as the target of biological and political discourses around your health. The ads were interpreted by the plots of Cultural History with the methodology of the discourse analysis by the prism of Michel Foucault, through the devices of governmentality, biopolitics and biopower. The representative aspects of children's images were interpreted by the prism of Roger Chartier. We used as sources the periodicals The Union and the New Era. With these theoretical perspectives, we identify the advertising strategies with the eugenic policy to sell the products and the influences of the public policies around the 'new' educational practices of the mothers feeding the children preparing them to be 'future of the Homeland'.Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2018-05-08T21:01:37Z No. of bitstreams: 1 MARINALVA BEZERRA VILAR DE CARVALHO – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2017.pdf: 8394301 bytes, checksum: c86bcf2caba3d51680dfd3d192f949d9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T21:01:37Z (GMT). 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