Estudo comparativo do CBR “in situ” & LWD para determinação da capacidade de suporte de subleitos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: RODRIGUES, Thays Nogueira. lattes
Orientador(a): LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. lattes, GUEDES, Saul Barbosa. lattes
Banca de defesa: VASCONCELOS, Kamilla Vasconcelos. lattes, LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
Departamento: Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/304
Resumo: O ensaio California Bearing Ratio (CBR) “in situ” determina a capacidade de suporte das camadas dos pavimentos, apresenta resultados mais representativos do que os obtidos em laboratório por serem as amostras ensaiadas em condições reais de umidade e confinamento. Entretanto o ensaio envolve equipamentos pesados que dificultam a locomoção e instalação, tornando-o oneroso. O Light Weight Deflectometer (LWD) é um ensaio não destrutivo realizado “in situ” que fornece o módulo de deformabilidade dinâmico do solo. A sua utilização na avaliação de camadas de pavimentos tem sido impulsionada devido à simplicidade de execução e portabilidade do equipamento. Portanto, este trabalho objetiva comparar os resultados de índice de CBR e módulo de deformabilidade, ambos obtidos in situ, por meio de análise de regressão, com o intuito de avaliar a utilização de um equipamento simplificado e de baixo custo de realização de ensaio na determinação da capacidade estrutural das camadas de subleitos. A fase experimental desta pesquisa consistiu inicialmente na escolha de ruas não pavimentadas que estivessem distribuídas na cidade de Campina Grande, em seguida foram realizados “in situ” os ensaios de LWD, CBR, peso específico aparente e coleta de amostras para a realização em laboratório dos ensaios de caracterização, compactação e CBR. Posteriormente as análises de regressão foram realizas a fim de obter uma Equação que correlacionasse o valor do módulo de deformabilidade com o valor do índice de CBR “in situ”. De modo geral, a pesquisa mostrou que há uma tendência de comportamento semelhante entre os parâmetros de deformabilidade e capacidade de suporte obtido a partir dos LWD e CBR “in situ”, e uma correlação pôde ser estabelecida para que se pudesse prever o valor da capacidade de suporte de camadas do subleito “in situ” a partir da realização do ensaio LWD de forma confiável, facilitando assim a obtenção deste parâmetro geotécnico a partir de um ensaio de fácil execução, mais rápido e menos dispendioso.
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O Light Weight Deflectometer (LWD) é um ensaio não destrutivo realizado “in situ” que fornece o módulo de deformabilidade dinâmico do solo. A sua utilização na avaliação de camadas de pavimentos tem sido impulsionada devido à simplicidade de execução e portabilidade do equipamento. Portanto, este trabalho objetiva comparar os resultados de índice de CBR e módulo de deformabilidade, ambos obtidos in situ, por meio de análise de regressão, com o intuito de avaliar a utilização de um equipamento simplificado e de baixo custo de realização de ensaio na determinação da capacidade estrutural das camadas de subleitos. A fase experimental desta pesquisa consistiu inicialmente na escolha de ruas não pavimentadas que estivessem distribuídas na cidade de Campina Grande, em seguida foram realizados “in situ” os ensaios de LWD, CBR, peso específico aparente e coleta de amostras para a realização em laboratório dos ensaios de caracterização, compactação e CBR. Posteriormente as análises de regressão foram realizas a fim de obter uma Equação que correlacionasse o valor do módulo de deformabilidade com o valor do índice de CBR “in situ”. De modo geral, a pesquisa mostrou que há uma tendência de comportamento semelhante entre os parâmetros de deformabilidade e capacidade de suporte obtido a partir dos LWD e CBR “in situ”, e uma correlação pôde ser estabelecida para que se pudesse prever o valor da capacidade de suporte de camadas do subleito “in situ” a partir da realização do ensaio LWD de forma confiável, facilitando assim a obtenção deste parâmetro geotécnico a partir de um ensaio de fácil execução, mais rápido e menos dispendioso.The CBR "in situ" test determinates the bearing capacity of the pavement layers and it’s performed on the field, which results that are more representative than those obtained in the laboratory because the samples are tested under real conditions of moisture and containment. However, this assay involves heavy equipments which make the process is harder in terms of locomotion and installation and consequently making him more expensive. The development of new methodologies of pavement sizing (empirical-mechanistic models) makes it necessary to evaluate the characteristics of the materials that constitute the pavement, from an investigation that can predict the behavior of these materials whereas the tension-deformation stage, caused by the passage of vehicles. The Light Weight Deflectometer (LWD) it’s a non destructive test conducted “in situ” that provides the dynamic soil deformability modulus. The use of this module in the assessment of pavement layers has been stimulated due to the simplicity of the execution and the portability of the equipment. Therefore, this work aims to compare the index results of CBR and deformability module, both obtained “in situ”, through regression analysis, in order to rate the use of a cheaper and simplified equipment to perform a test in the determination of the structural capacity of the subgrade layers. The experimental stage of this research is based on: the choice of the unpaved streets along the city of Campina Grande; the perform “in situ” of the LWD test, CBR “in situ” and the Apparent specific mass “in situ”; sample collections; were carried out in situ. Description of soils in laboratory and analysis of correlations. Altogether, the research shows that there is a trend of similar behavior between parameters of deformability and support capacity obtained from LWD and CBR “in situ”, respectively, and a correlation could be established so that we can predict the value of the layers support capacity of subgrade “in situ” from the performance of the LWD assay in a reliable way, thus facilitating the achievement of this geotechnical parameter from an easy-to-execute, faster and less expensive test.Submitted by Dilene Paulo (dilene.fatima@ufcg.edu.br) on 2018-03-20T14:02:41Z No. of bitstreams: 1 THAYS NOGUUEIRA RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PPGECA 2017.pdf: 3647526 bytes, checksum: 1eb7aeb580495b958b5f2e74b27bcff1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-20T14:02:41Z (GMT). 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