Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: REIS, Ângela Batista.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
Resumo: Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos.
id UFCG_bbee93a1dab6f0d76f55c9bcf4b3c189
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/3950
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.An environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE.Informática na EducaçãoInteligência Artificial DistribuídaAprendizagem ColaborativaAgentes PedagógicosComputer Science in EducationDistributed Artificial IntelligenceCollaborative LearningTeaching AgentsCiência da ComputaçãoTeoria da ComputaçãoEsse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos.This work describes the architecture of an environment for collaborative learning and the existing communication processes in the interactions between its agents. The approach implies the implementation of scenes, tasks and simulations for understanding the ecological preservation concepts. A pedagogical agent displays theoretical principles and follows the tasks development, collaborating with the apprentice in learning process. Beyond an artificial pedagogical agent, the apprentice can request aid to a human mediator and to apprentices colleagues. This proposal is based on Vygotsky's theory of cognitive development [VYG.78], where the child learns better when we offer him tasks that are above of his current development level, since that they are follow by a person capable to collaborate with them in the learning process, and guide them through the ZPD (Zone of Proximal Development). To implement the inherent concepts of collaboration surrounding this theory, it is essential to create an environment where apprentices and collaborators interaction is intense and efficient. In this context, Distributed Artificial Intelligence serves as a foundation for the environment agents conception and its communicative process.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCOSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.PARAGUAÇU, F.http://lattes.cnpq.br/5438107871273282LULA JÚNIOR, Bernardo.FURTADO, Maria Elizabeth S.REIS, Ângela Batista.2001-04-112019-05-24T20:02:11Z2019-05-242019-05-24T20:02:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-18T13:08:34Zoai:localhost:riufcg/3950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-18T13:08:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
An environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE.
title Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
spellingShingle Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
REIS, Ângela Batista.
Informática na Educação
Inteligência Artificial Distribuída
Aprendizagem Colaborativa
Agentes Pedagógicos
Computer Science in Education
Distributed Artificial Intelligence
Collaborative Learning
Teaching Agents
Ciência da Computação
Teoria da Computação
title_short Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
title_full Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
title_fullStr Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
title_full_unstemmed Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
title_sort Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.
author REIS, Ângela Batista.
author_facet REIS, Ângela Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
PARAGUAÇU, F.
http://lattes.cnpq.br/5438107871273282
LULA JÚNIOR, Bernardo.
FURTADO, Maria Elizabeth S.
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Ângela Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na Educação
Inteligência Artificial Distribuída
Aprendizagem Colaborativa
Agentes Pedagógicos
Computer Science in Education
Distributed Artificial Intelligence
Collaborative Learning
Teaching Agents
Ciência da Computação
Teoria da Computação
topic Informática na Educação
Inteligência Artificial Distribuída
Aprendizagem Colaborativa
Agentes Pedagógicos
Computer Science in Education
Distributed Artificial Intelligence
Collaborative Learning
Teaching Agents
Ciência da Computação
Teoria da Computação
description Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-11
2019-05-24T20:02:11Z
2019-05-24
2019-05-24T20:02:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
identifier_str_mv REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746049982529536