Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: CARVALHO FILHO, José.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
Resumo: Com o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) houve um aumento na quantidade de obras rodoviárias de grande porte, muitas delas com a utilização de pavimento rígido, que apesar de ter um valor inicial elevado, exige bem menos intervenções tornando-o assim, ao longo prazo, para alguns especialistas, bem mais viável que o pavimento flexível. Com o aumento na malha viária de nosso país, torna-se obvio a exigências de maiores estudos sobre as condições de controle e execução de projetos rodoviários, dentre elas o estudo da Irregularidade Longitudinal que esta diretamente ligada a segurança e ao conforto ao rolamento dos veículos sobre o pavimento. Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as condições funcionais e estruturais de um trecho experimental de rodovia em pavimento rígido - Duplicação e Restauração da BR-101/NE: Lote 05/PB - com o auxilio de equipamentos como: a "Viga Benkelman", o Falling Weigth Deflectometer (FWD), o "Perfilógrafo Califórnia" e o "Nível e Mira", visando desenvolver melhores procedimentos de controle e execução de obras de pavimentação em concreto simples de cimento Portland. Os resultados indicam a importância da avaliação estrutural e funcional do pavimento bem como o estudo das propriedades mecânicas no controle e na execução das camadas que compõem o pavimento rígido para garantia da sua adequação funcional e estrutural. Apesar da realização das medidas de Irregularidade e deflexões serem feitas em épocas diferentes, os estudos indicam que não existe uma relação de causa e efeito entre elas. Esta por sua vez, provavelmente, deve ser inerente ao acréscimo de deformação permanente e as condições da estrutura e superfície do pavimento.
id UFCG_c0be8ce58f27ef37d7caf6974c09baf2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11190
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.Functional and structural evaluation of an experimental stretch on hard pavement: case study BR-101 / NE Lote-05-PB - Duplication work.Avaliação de Pavimentosirregularidade LongitudinalDeflexoesPavimento RígidoDuplicação de BRRestauração de BRSuperfície do PavimentoPavement EvaluationLongitudinal RoughnessDeflectionsRigid FloorBR DuplicationBR RestorationCom o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) houve um aumento na quantidade de obras rodoviárias de grande porte, muitas delas com a utilização de pavimento rígido, que apesar de ter um valor inicial elevado, exige bem menos intervenções tornando-o assim, ao longo prazo, para alguns especialistas, bem mais viável que o pavimento flexível. Com o aumento na malha viária de nosso país, torna-se obvio a exigências de maiores estudos sobre as condições de controle e execução de projetos rodoviários, dentre elas o estudo da Irregularidade Longitudinal que esta diretamente ligada a segurança e ao conforto ao rolamento dos veículos sobre o pavimento. Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as condições funcionais e estruturais de um trecho experimental de rodovia em pavimento rígido - Duplicação e Restauração da BR-101/NE: Lote 05/PB - com o auxilio de equipamentos como: a "Viga Benkelman", o Falling Weigth Deflectometer (FWD), o "Perfilógrafo Califórnia" e o "Nível e Mira", visando desenvolver melhores procedimentos de controle e execução de obras de pavimentação em concreto simples de cimento Portland. Os resultados indicam a importância da avaliação estrutural e funcional do pavimento bem como o estudo das propriedades mecânicas no controle e na execução das camadas que compõem o pavimento rígido para garantia da sua adequação funcional e estrutural. Apesar da realização das medidas de Irregularidade e deflexões serem feitas em épocas diferentes, os estudos indicam que não existe uma relação de causa e efeito entre elas. Esta por sua vez, provavelmente, deve ser inerente ao acréscimo de deformação permanente e as condições da estrutura e superfície do pavimento.With the appearance of Brazilian Development Acceleration Program there has been an increase in the amount of works on the country highways, many of them making use of rigid pavement, which, despite having an initial high c o s t , demands much fewer interventions, being thus, at long term, and for some experts, much more viable than flexible pavement. With the increase of the road mesh in our country, it becomes obvious the demand for major studies about control and execution of highway projects, among them the study of longitudinal roughness, which is directly linked to security and easiness of vehicles rolling on pavement. This paper aims to study the functional and structural conditions of an experimental highway rigid pavement stretch - Duplication and Restoration of BR - 10/NE: Lot 05/PB - with the aid of equipment such as:"the Benkelman Beam", the Falling Weight Deflectometer (FWD), the Perfilograph California, and "Level and Pole", aiming to develop better procedures of control and execution of paving works using simple concrete of Portland cement. Results point out the importance of the functional and structural evaluation of the pavement as well as the study of mechanical properties in the control and execution of the layers that compose the rigid pavement, for the guarantee of its functional and structural adequacy. Although roughness and deflections measures are made in different periods of time, studies show that a cause and effect relationship between them does not exist. This in turn, must probably be inherent to the addition of permanent deformation as well as the conditions of structure and pavement surfaces.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283FARIAS, Márcio Muniz de.LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.CARVALHO FILHO, José.2011-072020-01-24T12:48:37Z2020-01-242020-01-24T12:48:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190CARVALHO FILHO, José. Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação. 2011. 234f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T18:48:16Zoai:localhost:riufcg/11190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T18:48:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
Functional and structural evaluation of an experimental stretch on hard pavement: case study BR-101 / NE Lote-05-PB - Duplication work.
title Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
spellingShingle Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
CARVALHO FILHO, José.
Avaliação de Pavimentos
irregularidade Longitudinal
Deflexoes
Pavimento Rígido
Duplicação de BR
Restauração de BR
Superfície do Pavimento
Pavement Evaluation
Longitudinal Roughness
Deflections
Rigid Floor
BR Duplication
BR Restoration
title_short Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
title_full Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
title_fullStr Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
title_full_unstemmed Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
title_sort Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.
author CARVALHO FILHO, José.
author_facet CARVALHO FILHO, José.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
RODRIGUES, J. K. G.
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283
FARIAS, Márcio Muniz de.
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO FILHO, José.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Pavimentos
irregularidade Longitudinal
Deflexoes
Pavimento Rígido
Duplicação de BR
Restauração de BR
Superfície do Pavimento
Pavement Evaluation
Longitudinal Roughness
Deflections
Rigid Floor
BR Duplication
BR Restoration
topic Avaliação de Pavimentos
irregularidade Longitudinal
Deflexoes
Pavimento Rígido
Duplicação de BR
Restauração de BR
Superfície do Pavimento
Pavement Evaluation
Longitudinal Roughness
Deflections
Rigid Floor
BR Duplication
BR Restoration
description Com o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) houve um aumento na quantidade de obras rodoviárias de grande porte, muitas delas com a utilização de pavimento rígido, que apesar de ter um valor inicial elevado, exige bem menos intervenções tornando-o assim, ao longo prazo, para alguns especialistas, bem mais viável que o pavimento flexível. Com o aumento na malha viária de nosso país, torna-se obvio a exigências de maiores estudos sobre as condições de controle e execução de projetos rodoviários, dentre elas o estudo da Irregularidade Longitudinal que esta diretamente ligada a segurança e ao conforto ao rolamento dos veículos sobre o pavimento. Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as condições funcionais e estruturais de um trecho experimental de rodovia em pavimento rígido - Duplicação e Restauração da BR-101/NE: Lote 05/PB - com o auxilio de equipamentos como: a "Viga Benkelman", o Falling Weigth Deflectometer (FWD), o "Perfilógrafo Califórnia" e o "Nível e Mira", visando desenvolver melhores procedimentos de controle e execução de obras de pavimentação em concreto simples de cimento Portland. Os resultados indicam a importância da avaliação estrutural e funcional do pavimento bem como o estudo das propriedades mecânicas no controle e na execução das camadas que compõem o pavimento rígido para garantia da sua adequação funcional e estrutural. Apesar da realização das medidas de Irregularidade e deflexões serem feitas em épocas diferentes, os estudos indicam que não existe uma relação de causa e efeito entre elas. Esta por sua vez, provavelmente, deve ser inerente ao acréscimo de deformação permanente e as condições da estrutura e superfície do pavimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2020-01-24T12:48:37Z
2020-01-24
2020-01-24T12:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
CARVALHO FILHO, José. Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação. 2011. 234f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
identifier_str_mv CARVALHO FILHO, José. Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação. 2011. 234f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746081905377280