Estudo da aplicação de resíduos da construção e demolição da universidade federal de Campina Grande em pavimentos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SILVA, Valkiria Calheiros da. lattes
Orientador(a): LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. lattes
Banca de defesa: LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes., MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
Departamento: Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11865
Resumo: Um dos efeitos da expansão urbana e a geração de resíduos de construção e demolição (RCD). O destino final que se tem dado a esses resíduos tem provocado grande preocupação devido aos impactos negativos que causam ao meio ambiente, os quais, direta ou indiretamente, afetam a sociedade. No intuito de reduzir estes impactos, a utilização desse material como agregado em obras de pavimentação apresenta-se como uma alternativa viável. Diante do exposto, este trabalho objetiva o comportamento mecânico do agregado reciclado proveniente de obras de reforma realizadas na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - para emprego em camadas de base e sub-base e em misturas asfálticas. Deste modo, as propriedades físicas e mecânicas do agregado reciclado para uso em base e sub-base de pavimento foram determinadas por meio dos seguintes testes: composição, porcentagem de materiais indesejáveis, massa especifica, forma dos grãos, compactação, influencia da compactação, índice de suporte Califórnia. Os ensaios de misturas asfálticas compreenderam: ensaios fundamentais dos ligantes (Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração). Quanto as misturas, foram realizadas analises por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação Marshall. Os resultados obtidos indicaram que, o resíduo, quando compactado na energia intermediaria, pode ser usado como sub-base e quando compactado na energia modificada tem grande potencial de uso em base. Como agregado em misturas asfálticas, a mistura com 3,9% de RCD apresentou resultado satisfatório. Portanto, é possível com base em estudos técnicos a construção de um pavimento utilizando em toda sua estrutura agregado reciclado, e desta maneira contribuir para o desenvolvimento sustentável.
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Deste modo, as propriedades físicas e mecânicas do agregado reciclado para uso em base e sub-base de pavimento foram determinadas por meio dos seguintes testes: composição, porcentagem de materiais indesejáveis, massa especifica, forma dos grãos, compactação, influencia da compactação, índice de suporte Califórnia. Os ensaios de misturas asfálticas compreenderam: ensaios fundamentais dos ligantes (Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração). Quanto as misturas, foram realizadas analises por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação Marshall. Os resultados obtidos indicaram que, o resíduo, quando compactado na energia intermediaria, pode ser usado como sub-base e quando compactado na energia modificada tem grande potencial de uso em base. Como agregado em misturas asfálticas, a mistura com 3,9% de RCD apresentou resultado satisfatório. Portanto, é possível com base em estudos técnicos a construção de um pavimento utilizando em toda sua estrutura agregado reciclado, e desta maneira contribuir para o desenvolvimento sustentável.One of the effects of urban expansion is the production of construction and demolition waste (CDW). The way these wastes have been discarded has caused great concern because of the negative impacts to the environment and, directly or indirectly, to the society. In order to reduce these impacts, we believe that the use of this material as aggregate in paving is a viable alternative. In this context, this study aims at analyzing the mechanical behavior of recycled aggregate from the Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - in order to use it in base layers and sub-base and asphalt mixtures. The research consists of laboratory tests to analyze their physical and mechanical behavior. Thus, the physical and mechanical properties of the recycled aggregate for use in sub-base and base surface were determined by the following tests: composition, the percentage of detrimental materials, density, shape of the grains and compaction influence of compression, the California Bearing Ratio. The tests of asphalt mixtures included: fundamental tests of the binders (Brookfields Viscosity, Softening Point and Penetration). The mixtures were analyzed by means of mechanical tests such as Tensile Strength by Diametral Compression Module, Resilience and Testing for Moisture Induced Damage, and all samples submitted to the Marshall compaction process. The results showed us that, when compacted in the intermediate energy the residue can be used as sub-base and when compacted in the modified energy it can be used in as base. As aggregate in asphalt mixtures, the mixture with 3,9% of showed satisfactory results. Thus, we concluded it is possible to build pavement using throughout its structure recycled aggregate thus contributing to sustainable development.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-02-13T11:38:15Z No. of bitstreams: 1 VALKIRIA CALHEIROS DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2012.pdf: 11721515 bytes, checksum: e825371196257f0c5db7df095550643f (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-13T11:38:15Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. 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