Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas com cimento asfáltico de petróleo modificado com óleo de mamona.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SOUZA, Leonardo José Silva de. lattes
Orientador(a): RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
Banca de defesa: BERNUCCI, Liedi Légi Bariani., LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
Departamento: Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2826
Resumo: A busca de métodos produtivos de pavimentação asfáltica mais eficientes, que otimizem a utilização dos recursos naturais e minimizem os impactos nocivos destas atividades sobre o meio ambiente, é uma preocupação global, a qual tem como foco principal um desenvolvimento sustentável. A utilização de cimentos asfálticos de petróleo com agentes modificadores pode gerar a redução de custos na manutenção de pavimentos e na diminuição do consumo de energia e da poluição ambiental. É exatamente na variável "CAP" que é centrada a presente pesquisa, onde foram utilizados o método de Dosagem Superpave e os estudos das propriedades físicas, mecânicas e de estado dos materiais e das misturas asfálticas, com o objetivo de verificar a viabilidade técnica do uso do óleo de Mamona como aditivo verde. Com base nas metodologias de ensaios preconizados pelo DNIT, pela AASHTO e pela ASTM, destacando-se os ensaios de Viscosidade Brookfield, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência, foi possível verificar a eficiência energética de misturas asfálticas (Faixa C do DNIT) compostas com um percentual de cinco por cento (5%) de óleo de mamona em relação ao CAP, o qual gerou uma diminuição das temperaturas de usinagem, de agregados e de compactação em média de oito graus centígrados (8 °C). Os resultados indicam que o óleo de mamona pode ser utilizado como aditivo verde, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente e uma diminuição dos custos de nove por cento (9%) no quantitativo de óleo BPF utilizado na confecção da mistura convencional.
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Com base nas metodologias de ensaios preconizados pelo DNIT, pela AASHTO e pela ASTM, destacando-se os ensaios de Viscosidade Brookfield, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência, foi possível verificar a eficiência energética de misturas asfálticas (Faixa C do DNIT) compostas com um percentual de cinco por cento (5%) de óleo de mamona em relação ao CAP, o qual gerou uma diminuição das temperaturas de usinagem, de agregados e de compactação em média de oito graus centígrados (8 °C). Os resultados indicam que o óleo de mamona pode ser utilizado como aditivo verde, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente e uma diminuição dos custos de nove por cento (9%) no quantitativo de óleo BPF utilizado na confecção da mistura convencional.Searching for more productive ways of paving, optimizing the use of natural resources, and limiting the impact of these activities on the environment is a global concern which has as main objective a sustainable development. Utilizing asphalt with modifying agents result in reduced costs when maintaining the pavement, decrease of energy consumption, and reduction of environmental pollution. This research is focused on the variable "CAP" where we used the Superpave method of dosing, the study of physical properties, mechanical properties, state of materials and modified asphalt mixtures. In order to verify the technical viability of using castor oil as an additive in asphalt mixtures. Based on tested methods recommended by DNIT, AASHTO, and ASTM highlighting the Brookfield Viscosity tests, and the Lottman Module Resilient, was possible to verify the efficiency of asphalt mixtures composed with a 5% percentage of castor oil in relation to the "CAP" which generated a reduction in machining temperature, adding and compacting an average of eight degrees Celsius (8°C). The results indicate that the castor oil can be utilized as a green additive causing a smaller impact on the environment and a reduction in machining costs by nine percent (9%) in quantitative BPF oil used in the manufacture of conventional mixtureSubmitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2019-02-19T09:57:50Z No. of bitstreams: 1 LEONARDO JOSÉ SILVA DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2012..pdf: 33899274 bytes, checksum: fd990829ee1d90be19739ecf41d33dc8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-19T09:57:50Z (GMT). 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Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. 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