Corpos em transe: a cidade do Salvador nas fotografias de Pierre Verger (1946-1952).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SANTOS, Daiane Santana. lattes
Orientador(a): SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. lattes
Banca de defesa: DRUMMOND, Whashington Luis Lima., SILVA, Keila Queiroz e.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Centro de Humanidades - CH
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10611
Resumo: O cotidiano da cidade e das pessoas comuns, por muito tempo permaneceu velado a uma zona maldita, com suas histórias arrastadas para debaixo do tapete e o desprezo aos seus modos de agir, pensar e viver. Nesse sentido, este texto se propõe a falar da impertinência dos excluídos, da presença dos elementos considerados indesejáveis, o corpo estranho, ‘os feios, sujos e malvados’ ocupando os espaços da vida citadina. O pano de fundo da trama será os becos e vielas da cidade do Salvador, objeto de deleite para músicos, poetas, literatos e motivo de perturbação para médicos, engenheiros, urbanistas, gestores e a elite letrada, detentores do projeto civilizador. Na cena, identificaram-se vários embates de possibilidades do viver urbano, um jogo de disputa entre discursos, imagens e projetos que se legitimaria. Deste modo, o objetivo central é procurar compreender por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger, o mundo cotidiano das práticas dos corpos na (da) cidade do Salvador de 1946 a 1952. As fotografias produzidas pelo fotógrafo francês em 1946 a 1952 foram organizadas e publicadas no livro/álbum Retratos da Bahia (1989), desta maneira, elas entraram em cena, em contraposição com ao conjunto documental dos instrumentos de escarificação, como uma possibilidade interpretativa de destrinchar as tramas cotidianas dos corpos inauditos na (da) cidade, pensando como estes corpos em transe renegaram a sociedade impactada pelo controle e criando momentos de mobilidade em meio ao caos proporcionado pelas intervenções urbanísticas.
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Na cena, identificaram-se vários embates de possibilidades do viver urbano, um jogo de disputa entre discursos, imagens e projetos que se legitimaria. Deste modo, o objetivo central é procurar compreender por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger, o mundo cotidiano das práticas dos corpos na (da) cidade do Salvador de 1946 a 1952. As fotografias produzidas pelo fotógrafo francês em 1946 a 1952 foram organizadas e publicadas no livro/álbum Retratos da Bahia (1989), desta maneira, elas entraram em cena, em contraposição com ao conjunto documental dos instrumentos de escarificação, como uma possibilidade interpretativa de destrinchar as tramas cotidianas dos corpos inauditos na (da) cidade, pensando como estes corpos em transe renegaram a sociedade impactada pelo controle e criando momentos de mobilidade em meio ao caos proporcionado pelas intervenções urbanísticas.The daily life of the city and ordinary people has long remained veiled to a cursed zone, with its stories dragged under the carpet and contempt for its ways of acting, thinking and living. In this sense, this text proposes to talk about the impertinence of the excluded, the presence of elements considered undesirable, the foreign body, 'ugly, dirty and evil' occupying the spaces of city life. The background of the plot will be the alleys and alleys of the city of Salvador, a delight for musicians, poets, writers and cause of disturbance for doctors, engineers, urban planners, managers and the literate elite, holders of the civilizing project. In the scene, several conflicts of possibilities of the urban living were identified, a game of dispute between speeches, images and projects that would legitimize itself. Thus, the central objective is to understand through body experiences photographed by Pierre Verger, the everyday world of body practices in the city of Salvador from 1946 to 1952. The photographs produced by the French photographer in 1946 to 1952 were organized and published in the book Portraits of Bahia (1989), in this way, they entered the scene, as opposed to the documentary set of scarification instruments, as an interpretative possibility of unraveling the daily plots of the unprecedented bodies in the city, thinking how these trancelike bodies reneged on society impacted by control and creating moments of mobility amid the chaos provided by urban interventions.Submitted by Valdira Costa (valdiracosta@ufcg.edu.br) on 2020-01-03T10:30:02Z No. of bitstreams: 1 DAIANE SANTANA SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2019.pdf: 6759188 bytes, checksum: 98b5cbbb94689dbd75851707ea883e1b (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-03T10:30:02Z (GMT). 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