O mito Lula: política, discursos e cenário midiático.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: BEZERRA, Ada Kesea Guedes.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3881
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar a construção da imagem pública de Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acionamento de elementos simbólicos e míticos tendo como espaço de visibilidade o cenário midiático. Nesse intento, partimos da premissa de que o carisma, as habilidades, a saga pessoal e a trajetória política renderam-lhe um capital simbólico acumulado capaz de compor ao longo dos anos uma narrativa que foi se tornando mitologizada. Acreditamos que esse político abarca ao redor de si os elementos de um mito político contemporâneo em construção. Para essa análise, foi considerado um recorte temporal que compreende os períodos emblemáticos e de maior visibilidade de sua atuação pública, ou seja, o período das grandes greves sindicais do grande ABC paulista; as cinco campanhas presidenciais, de 1989 a 2006, e alguns aspectos de sua gestão como Presidente da República durante dois mandatos. Tal recorte permite uma compreensão da atuação desse político seguindo a seqüência lógica dos fatos e períodos que compõem o “processo de heroificação” dessa personalidade política. Como material empírico, foram considerados os programas de Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das campanhas presidenciais de 1989 a 2006; as falas e depoimentos de Lula enquanto Presidente da República proferidos em eventos nacionais e internacionais; alguns documentos oficiais do Partido dos Trabalhadores, das campanhas eleitorais e do governo; e ainda matérias publicadas nos principais veículos de comunicação de circulação nacional como os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, e as Revista Veja, Isto É, Isto É Dinheiro, Época e Caros Amigos. O tratamento dado a este material foi no sentido de perceber, por um lado, como a imagem pública de Lula e do PT foi elaborada por ele mesmo e por sua equipe de marketing e comunicação durante as campanhas presidenciais e no período de governo, e por outro lado, como esta imagem transitou nesses momentos de maior visibilidade pública, em meio à imprensa. São esses discursos e conteúdos que revelam os elementos simbólicos e míticos utilizados na construção de uma narrativa mitologizada. Por fim, a pesquisa revelou considerações importantes sobre a prática política atual e sua interação com os meios de comunicação de massa, sobre a construção de mitos políticos na contemporaneidade e principalmente como a imagem pública de Lula foi paulatinamente se estabelecendo ao longo de sua atuação no cenário político brasileiro e no imaginário social como mito político tendo ele próprio e sua história de vida, como agentes principais dessa elaboração.
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Para essa análise, foi considerado um recorte temporal que compreende os períodos emblemáticos e de maior visibilidade de sua atuação pública, ou seja, o período das grandes greves sindicais do grande ABC paulista; as cinco campanhas presidenciais, de 1989 a 2006, e alguns aspectos de sua gestão como Presidente da República durante dois mandatos. Tal recorte permite uma compreensão da atuação desse político seguindo a seqüência lógica dos fatos e períodos que compõem o “processo de heroificação” dessa personalidade política. Como material empírico, foram considerados os programas de Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das campanhas presidenciais de 1989 a 2006; as falas e depoimentos de Lula enquanto Presidente da República proferidos em eventos nacionais e internacionais; alguns documentos oficiais do Partido dos Trabalhadores, das campanhas eleitorais e do governo; e ainda matérias publicadas nos principais veículos de comunicação de circulação nacional como os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, e as Revista Veja, Isto É, Isto É Dinheiro, Época e Caros Amigos. O tratamento dado a este material foi no sentido de perceber, por um lado, como a imagem pública de Lula e do PT foi elaborada por ele mesmo e por sua equipe de marketing e comunicação durante as campanhas presidenciais e no período de governo, e por outro lado, como esta imagem transitou nesses momentos de maior visibilidade pública, em meio à imprensa. São esses discursos e conteúdos que revelam os elementos simbólicos e míticos utilizados na construção de uma narrativa mitologizada. Por fim, a pesquisa revelou considerações importantes sobre a prática política atual e sua interação com os meios de comunicação de massa, sobre a construção de mitos políticos na contemporaneidade e principalmente como a imagem pública de Lula foi paulatinamente se estabelecendo ao longo de sua atuação no cenário político brasileiro e no imaginário social como mito político tendo ele próprio e sua história de vida, como agentes principais dessa elaboração.This study aims to analyze the construction of the public image of Luiz Inácio Lula da Silva from the activation of symbolic elements and mythic space with visibility as the media scene. For this, we assumed that the charisma, skills, personal saga and political career earned him a symbolic capital accumulated able to write over the years a narrative that became mythologized. We believe that this policy covers you around the elements of a political myth in contemporary construction. For this analysis, was considered a time frame that includes periods iconic and high profile of its public action, the period of the big union strikes the Greater ABC Paulista, the five presidential campaigns, from 1989 to 2006, and some aspects to her tenure as President of the Republic for two terms. This cut allows an understanding of political action that followed the logical sequence of events and periods that make up the "process heroificação" this political figure. As empirical data, we considered the programs free television time for Election (HGPE) presidential campaigns from 1989 to 2006, the speeches and statements of Lula as President of the Republic issued in national and international events, some official documents of the Workers Party, election campaigns and government, and has articles published in major media of national circulation newspapers such as Folha de São Paulo and the State of São Paulo and the Magazines Veja, Isto É, Isto É Dinheiro, Época and Caros Amigos. The treatment of this papers and videos was in order to realize the one hand, as the public image of Lula and the PT was designed by himself and his team of marketing and communications during the presidential campaigns and tenure, and Furthermore, as this picture moved in these times of increased public visibility through the press. These are speeches and contents that reveal the symbolic and mythical elements used in the construction of a mythologized narrative. Finally, the survey revealed important considerations about the current political practice and its interaction with the means of mass communication on the construction of myths in contemporary political and especially how the public image of Lula was gradually establishing itself throughout its operations in Brazilian political scene and in the public mind as political myth with himself and his life story, as major actors of development.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293BARREIRA, Irlys Alencar Firmo.MONTENEGRO, Rosilene Dias.OLIVEIRA, Roberto Véras de.AZEVÊDO, Sandra Raquew dos Santos.SILVA, Vanderlan Francisco da.BEZERRA, Ada Kesea Guedes.20112019-05-21T11:34:57Z2019-05-212019-05-21T11:34:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3881BEZERRA, A. K. G. O mito Lula: política, discursos e cenário midiático. 2011. 333 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011. 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