Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: FEICHAS, Felipe Augusto lattes
Orientador(a): SEABRA, Rodrigo Duarte lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Itajubá
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Departamento: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
Resumo: Modelagem de software é considerado um dos temas mais importantes no ensino da engenharia de software. Atualmente, a Unified Modeling Language (UML) é a linguagem de modelagem de software mais difundida e utilizada na indústria da engenharia de software. Embora a UML seja constantemente aprimorada e estudada, muitos trabalhos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos e às dificuldades cognitivas dos discentes com a abstração. Ainda, os estudantes enfrentam dificuldades para compreender a semântica e a sintaxe dos modelos, bem como estruturar as informações nesses modelos. Além disso, há dificuldades para os docentes em encontrar diferentes estratégias pedagógicas, com o objetivo de ensinar a modelagem. Nesse sentido, algumas pesquisas apresentam uma busca por novas ferramentas, técnicas ou metodologias que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma plataforma web para apoio ao estudo da modelagem de software com a UML, usando recursos de gamificação. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos da UML em um ambiente com elementos de jogos. Visando investigar o impacto do uso da plataforma gamificada desenvolvida foi realizado um estudo de caso para avaliar a experiência de uso e a satisfação na perspectiva discente. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a plataforma obteve uma ótima aceitação e satisfação de uso. A maioria dos discentes participantes da pesquisa se sentiu satisfeita no quesito usabilidade da plataforma, relatando um sentimento de contribuição da ferramenta no estudo do conteúdo, além de apontar a satisfação do uso da gamificação como estratégia pedagógica. Como resultado, a plataforma foi eficaz quanto ao engajamento e motivação dos discentes, sendo um complemento ao método tradicional de ensino.
id UFEI_8dd52ecf4110299df59b175e46d2ead9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/3443
network_acronym_str UFEI
network_name_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
repository_id_str
spelling 2022-07-292022-12-152022-12-15T15:30:12Z2022-12-15T15:30:12Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3443Modelagem de software é considerado um dos temas mais importantes no ensino da engenharia de software. Atualmente, a Unified Modeling Language (UML) é a linguagem de modelagem de software mais difundida e utilizada na indústria da engenharia de software. Embora a UML seja constantemente aprimorada e estudada, muitos trabalhos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos e às dificuldades cognitivas dos discentes com a abstração. Ainda, os estudantes enfrentam dificuldades para compreender a semântica e a sintaxe dos modelos, bem como estruturar as informações nesses modelos. Além disso, há dificuldades para os docentes em encontrar diferentes estratégias pedagógicas, com o objetivo de ensinar a modelagem. Nesse sentido, algumas pesquisas apresentam uma busca por novas ferramentas, técnicas ou metodologias que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma plataforma web para apoio ao estudo da modelagem de software com a UML, usando recursos de gamificação. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos da UML em um ambiente com elementos de jogos. Visando investigar o impacto do uso da plataforma gamificada desenvolvida foi realizado um estudo de caso para avaliar a experiência de uso e a satisfação na perspectiva discente. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a plataforma obteve uma ótima aceitação e satisfação de uso. A maioria dos discentes participantes da pesquisa se sentiu satisfeita no quesito usabilidade da plataforma, relatando um sentimento de contribuição da ferramenta no estudo do conteúdo, além de apontar a satisfação do uso da gamificação como estratégia pedagógica. Como resultado, a plataforma foi eficaz quanto ao engajamento e motivação dos discentes, sendo um complemento ao método tradicional de ensino.Software modeling is considered one of the most important topics in software engineering education. Currently, the Unified Modeling Language (UML) is the most widespread and used software modeling language in the software engineering industry. Although the UML is constantly being improved and studied, many studies show that there is difficulty in teaching and learning the subject, due to the complexity of its concepts and the students' cognitive difficulties with abstraction. Also, students face difficulties in understanding the semantics and syntax of models, as well as structuring the information in these models. In addition, there are difficulties for teachers in finding different pedagogical strategies, in order to teach modeling. In this sense, some researches thus search for new tools, techniques or methodologies that help teachers and motivate students regarding the study of UML. This work proposed the development of a web platform to support the studying of software modeling with the UML, using gamification resources. The platform proposed allowed students to complement their UML knowledge in an environment with game elements. Aiming to investigate the impact of using the developed gamified platform, a case study was carried out to evaluate the user experience and satisfaction from the student perspective. From the results, it can be concluded that the platform obtained great acceptance and satisfaction of use. Most of the students participating in the research were satisfied with the usability of the platform, reporting a feeling of contribution of the tool in the studying of the content, in addition to pointing out the satisfaction of using gamification as a pedagogical strategy. As a result, the platform was effective in terms of engaging and motivating students, being a complement to the traditional teaching method.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da ComputaçãoUNIFEIBrasilIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da InformaçãoCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUnified modeling languageModelagem de softwareEngenharia de softwareEnsinoGamificaçãoAvaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UMLinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSEABRA, Rodrigo Duartehttp://lattes.cnpq.br/1450824752280712http://lattes.cnpq.br/4777671357263788FEICHAS, Felipe AugustoFEICHAS, Felipe Augusto. Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3443/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2022143.pdfDissertação_2022143.pdfapplication/pdf3264263https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3443/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2022143.pdf16f37e6ebd36401b9288bb5d7ad32e3eMD51123456789/34432022-12-15 12:30:13.03oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-12-15T15:30:13Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
title Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
spellingShingle Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
FEICHAS, Felipe Augusto
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Unified modeling language
Modelagem de software
Engenharia de software
Ensino
Gamificação
title_short Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
title_full Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
title_fullStr Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
title_full_unstemmed Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
title_sort Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML
author FEICHAS, Felipe Augusto
author_facet FEICHAS, Felipe Augusto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SEABRA, Rodrigo Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1450824752280712
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4777671357263788
dc.contributor.author.fl_str_mv FEICHAS, Felipe Augusto
contributor_str_mv SEABRA, Rodrigo Duarte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Unified modeling language
Modelagem de software
Engenharia de software
Ensino
Gamificação
dc.subject.por.fl_str_mv Unified modeling language
Modelagem de software
Engenharia de software
Ensino
Gamificação
description Modelagem de software é considerado um dos temas mais importantes no ensino da engenharia de software. Atualmente, a Unified Modeling Language (UML) é a linguagem de modelagem de software mais difundida e utilizada na indústria da engenharia de software. Embora a UML seja constantemente aprimorada e estudada, muitos trabalhos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos e às dificuldades cognitivas dos discentes com a abstração. Ainda, os estudantes enfrentam dificuldades para compreender a semântica e a sintaxe dos modelos, bem como estruturar as informações nesses modelos. Além disso, há dificuldades para os docentes em encontrar diferentes estratégias pedagógicas, com o objetivo de ensinar a modelagem. Nesse sentido, algumas pesquisas apresentam uma busca por novas ferramentas, técnicas ou metodologias que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma plataforma web para apoio ao estudo da modelagem de software com a UML, usando recursos de gamificação. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos da UML em um ambiente com elementos de jogos. Visando investigar o impacto do uso da plataforma gamificada desenvolvida foi realizado um estudo de caso para avaliar a experiência de uso e a satisfação na perspectiva discente. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a plataforma obteve uma ótima aceitação e satisfação de uso. A maioria dos discentes participantes da pesquisa se sentiu satisfeita no quesito usabilidade da plataforma, relatando um sentimento de contribuição da ferramenta no estudo do conteúdo, além de apontar a satisfação do uso da gamificação como estratégia pedagógica. Como resultado, a plataforma foi eficaz quanto ao engajamento e motivação dos discentes, sendo um complemento ao método tradicional de ensino.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-29
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T15:30:12Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T15:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
url https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv FEICHAS, Felipe Augusto. Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFEI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
collection Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3443/2/license.txt
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3443/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2022143.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
16f37e6ebd36401b9288bb5d7ad32e3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br
_version_ 1801863297034616832