Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Vasconcelos Filho, José Weliton de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192
Resumo: Traffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristics
id UFER_3322c1e88a829c2372f4a962bc7b40da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5192
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulaçãoProblema de Roteamento de VeículosRestrições de TráfegoLogística UrbanaMeta-Heurísticas VNS e GRASPVehicle Routing ProblemTra c RestrictionsCity LogisticsVNS and GRASP metaheuristicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTraffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristicsAs restrições de tráfego de caminhões em centros urbanos estão sendo cada vez mais adotadas para tentar reduzir os níveis de congestionamentos. Com isso, empresas distribuidoras necessitam criar rotas otimizadas para atender a demanda dos seus clientes, mas respeitando as restrições de circulação de veículos. Este trabalho tem como objetivo propor um método para roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. Por se tratar de um problema NP-difícil, métodos exatos demandam tempos computacionais não aceitáveis em problemas envolvendo muitos clientes, i.e., problemas reais. Assim sendo, o método proposto utiliza, separadamente as meta-heurísticas Busca em Vizinhança Variável (VNS) e Procedimento de Busca Guloso, Aleatório e Adaptativo (GRASP) para encontrar rotas sub-ótimas, eventualmente ótimas para os veículos. Foram desenvolvidos e comparados quatro algoritmos, usando a meta-heurísticas VNS e GRASP; sendo ambas aplicadas uma vez com dependência de tempo e outra vez com clusterização. Como validação, este trabalho utilizou os dados de uma distribuidora real da cidade de São Paulo, a partir destes foram criadas 27 instâncias para a realização dos experimentos nas cidades de Fortaleza, Recife e São Paulo. Essas cidades foram escolhidas por possuírem restrições de circulação. Os resultados obtidos mostram que o método é capaz de lidar com diferentes cenários de roteirização, alcançando um bom resultado para as meta-heurísticas VNS e GRASPCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAragão Junior, Dmontier Pinheiro64266346387http://lattes.cnpq.br/3013523217842300Aloise, Dario José05763088468http://lattes.cnpq.br/7266011798625538Liberalino, Carlos Heitor Pereira02598913477http://lattes.cnpq.br/1635497235155150Lima Júnior, Francisco das Chagas de75046105420http://lattes.cnpq.br/9342041276186254Thomaz, Antônio Clécio Fontenelles02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742Pinheiro, Plácido Rogério10487395387http://lattes.cnpq.br/2546837031616846Vasconcelos Filho, José Weliton de2020-08-03T14:03:32Z2019-08-052020-08-03T14:03:32Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192porVASCONCELOS FILHO, José Weliton de. Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:28:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5192Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:28:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
title Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
spellingShingle Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
Vasconcelos Filho, José Weliton de
Problema de Roteamento de Veículos
Restrições de Tráfego
Logística Urbana
Meta-Heurísticas VNS e GRASP
Vehicle Routing Problem
Tra c Restrictions
City Logistics
VNS and GRASP metaheuristics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
title_full Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
title_fullStr Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
title_full_unstemmed Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
title_sort Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
author Vasconcelos Filho, José Weliton de
author_facet Vasconcelos Filho, José Weliton de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão Junior, Dmontier Pinheiro
64266346387
http://lattes.cnpq.br/3013523217842300
Aloise, Dario José
05763088468
http://lattes.cnpq.br/7266011798625538
Liberalino, Carlos Heitor Pereira
02598913477
http://lattes.cnpq.br/1635497235155150
Lima Júnior, Francisco das Chagas de
75046105420
http://lattes.cnpq.br/9342041276186254
Thomaz, Antônio Clécio Fontenelles
02184923320
http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
Pinheiro, Plácido Rogério
10487395387
http://lattes.cnpq.br/2546837031616846
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos Filho, José Weliton de
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de Roteamento de Veículos
Restrições de Tráfego
Logística Urbana
Meta-Heurísticas VNS e GRASP
Vehicle Routing Problem
Tra c Restrictions
City Logistics
VNS and GRASP metaheuristics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Problema de Roteamento de Veículos
Restrições de Tráfego
Logística Urbana
Meta-Heurísticas VNS e GRASP
Vehicle Routing Problem
Tra c Restrictions
City Logistics
VNS and GRASP metaheuristics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Traffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristics
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
2019-08-05
2020-08-03T14:03:32Z
2020-08-03T14:03:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VASCONCELOS FILHO, José Weliton de. Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816712023309811712