Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192 |
Resumo: | Traffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristics |
id |
UFER_3322c1e88a829c2372f4a962bc7b40da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5192 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulaçãoProblema de Roteamento de VeículosRestrições de TráfegoLogística UrbanaMeta-Heurísticas VNS e GRASPVehicle Routing ProblemTra c RestrictionsCity LogisticsVNS and GRASP metaheuristicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTraffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristicsAs restrições de tráfego de caminhões em centros urbanos estão sendo cada vez mais adotadas para tentar reduzir os níveis de congestionamentos. Com isso, empresas distribuidoras necessitam criar rotas otimizadas para atender a demanda dos seus clientes, mas respeitando as restrições de circulação de veículos. Este trabalho tem como objetivo propor um método para roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. Por se tratar de um problema NP-difícil, métodos exatos demandam tempos computacionais não aceitáveis em problemas envolvendo muitos clientes, i.e., problemas reais. Assim sendo, o método proposto utiliza, separadamente as meta-heurísticas Busca em Vizinhança Variável (VNS) e Procedimento de Busca Guloso, Aleatório e Adaptativo (GRASP) para encontrar rotas sub-ótimas, eventualmente ótimas para os veículos. Foram desenvolvidos e comparados quatro algoritmos, usando a meta-heurísticas VNS e GRASP; sendo ambas aplicadas uma vez com dependência de tempo e outra vez com clusterização. Como validação, este trabalho utilizou os dados de uma distribuidora real da cidade de São Paulo, a partir destes foram criadas 27 instâncias para a realização dos experimentos nas cidades de Fortaleza, Recife e São Paulo. Essas cidades foram escolhidas por possuírem restrições de circulação. Os resultados obtidos mostram que o método é capaz de lidar com diferentes cenários de roteirização, alcançando um bom resultado para as meta-heurísticas VNS e GRASPCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAragão Junior, Dmontier Pinheiro64266346387http://lattes.cnpq.br/3013523217842300Aloise, Dario José05763088468http://lattes.cnpq.br/7266011798625538Liberalino, Carlos Heitor Pereira02598913477http://lattes.cnpq.br/1635497235155150Lima Júnior, Francisco das Chagas de75046105420http://lattes.cnpq.br/9342041276186254Thomaz, Antônio Clécio Fontenelles02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742Pinheiro, Plácido Rogério10487395387http://lattes.cnpq.br/2546837031616846Vasconcelos Filho, José Weliton de2020-08-03T14:03:32Z2019-08-052020-08-03T14:03:32Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192porVASCONCELOS FILHO, José Weliton de. Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:28:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5192Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:28:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
title |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
spellingShingle |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação Vasconcelos Filho, José Weliton de Problema de Roteamento de Veículos Restrições de Tráfego Logística Urbana Meta-Heurísticas VNS e GRASP Vehicle Routing Problem Tra c Restrictions City Logistics VNS and GRASP metaheuristics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
title_full |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
title_fullStr |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
title_full_unstemmed |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
title_sort |
Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação |
author |
Vasconcelos Filho, José Weliton de |
author_facet |
Vasconcelos Filho, José Weliton de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão Junior, Dmontier Pinheiro 64266346387 http://lattes.cnpq.br/3013523217842300 Aloise, Dario José 05763088468 http://lattes.cnpq.br/7266011798625538 Liberalino, Carlos Heitor Pereira 02598913477 http://lattes.cnpq.br/1635497235155150 Lima Júnior, Francisco das Chagas de 75046105420 http://lattes.cnpq.br/9342041276186254 Thomaz, Antônio Clécio Fontenelles 02184923320 http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 Pinheiro, Plácido Rogério 10487395387 http://lattes.cnpq.br/2546837031616846 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos Filho, José Weliton de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problema de Roteamento de Veículos Restrições de Tráfego Logística Urbana Meta-Heurísticas VNS e GRASP Vehicle Routing Problem Tra c Restrictions City Logistics VNS and GRASP metaheuristics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Problema de Roteamento de Veículos Restrições de Tráfego Logística Urbana Meta-Heurísticas VNS e GRASP Vehicle Routing Problem Tra c Restrictions City Logistics VNS and GRASP metaheuristics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Traffic restrictions for trucks in urban centers are increasingly being adopted to try to reduce congestion levels. With this, distribution companies need to create routes optimized to meet the demand of their customers, but respecting the restrictions of tra c of vehicles. This work aims to propose a method for vehicle routing in regions with tra c restrictions. Because it is an NP-di cult problem, exact methods require unacceptable computational times in problems involving many clients, i.e. actual problems. Thus, the proposed method uses, separately, the Variable Neighborhood Search (VNS) and the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristics to find sub-optimal routes, which may be optimal for vehicles. Four algorithms were developed and compared using the VNS and GRASP metaheuristics; both being applied once with time dependence and again with clustering. As validation, this work used the data of a real distributor of the city of São Paulo, from these were created 27 instances for the accomplishment of the experiments in the cities of Fortaleza, Recife and São Paulo. These cities were chosen because they have tra c restrictions. The results show that the method is able to handle di erent routing scenarios, achieving a good result for the VNS and GRASP metaheuristics |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 2019-08-05 2020-08-03T14:03:32Z 2020-08-03T14:03:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Vasconcelos Filho (2018) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS FILHO, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
VASCONCELOS FILHO, José Weliton de. Um método para a roteirização de veículos em regiões com restrições de circulação. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816712023309811712 |