Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Soares, João Paulo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://lattes.cnpq.br/4841572225235729
http://lattes.cnpq.br/2772666605437319
http://lattes.cnpq.br/4676648695692664
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855
Resumo: O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica
id UFER_d45e424bf8ceb9a17b0a4a92d529805a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8855
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEducação CientíficaAstronomiaPhysics TeachingScience educationAstronomyO presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científicaThe present work focuses on the elaboration of a Curricular Component of Astronomy and Astronautics as an Elective Activity to be used in Full Time Schools in the State of Ceará in order to prepare students for the Brazilian Astronomy Olympics. On the theoretical aspects, significant learning and didactic sequence were used for the preparation of the support material used during classes. The objects of knowledge were removed from the invitation to tender organized by the Brazilian Astronomical Society (SAB). The elaboration of the objects of knowledge makes an overview of Astronomy with the following subjects: history of astronomy, solar system, galaxies, life and death of the Stars and ending with Cosmology. In parallel to this study, Astronautics knowledge objects were added: exploration on Mars; space program in Brazil; communication by astronauts in space; space vehicles; orbits of a satellite, the space race; the human body in space and space shuttles. The methodological procedures were based on the assessment of the level of proficiency and the failure rate of students together with the grade obtained by students in the OBA test. The results showed signs of learning in the teaching of Astronomy and Astronautics based on the evaluated indicators. In addition to preparing students for the Olympics, the material offers a range of knowledge focused on Science Education, motivating and encouraging students to scientific research175 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaMartins, Rafael Castelo GuedesOliveira, Erlania Lima deSilva, Jusciane da Costa eLeite, Francisco Edcarlos AlvesAlmeida, Leonardo Andrade deSoares, João Paulo2023-03-09T14:52:17Z2023-03-09T14:52:17Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/4841572225235729http://lattes.cnpq.br/2772666605437319SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.http://lattes.cnpq.br/4676648695692664https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:28:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8855Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:28:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
title Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
spellingShingle Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
Soares, João Paulo
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Educação Científica
Astronomia
Physics Teaching
Science education
Astronomy
title_short Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
title_full Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
title_fullStr Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
title_full_unstemmed Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
title_sort Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
author Soares, João Paulo
author_facet Soares, João Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rafael Castelo Guedes
Oliveira, Erlania Lima de
Silva, Jusciane da Costa e
Leite, Francisco Edcarlos Alves
Almeida, Leonardo Andrade de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Educação Científica
Astronomia
Physics Teaching
Science education
Astronomy
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino de Física
Educação Científica
Astronomia
Physics Teaching
Science education
Astronomy
description O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-19
2023-03-09T14:52:17Z
2023-03-09T14:52:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4841572225235729
http://lattes.cnpq.br/2772666605437319
SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
http://lattes.cnpq.br/4676648695692664
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855
url http://lattes.cnpq.br/4841572225235729
http://lattes.cnpq.br/2772666605437319
http://lattes.cnpq.br/4676648695692664
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855
identifier_str_mv SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1833923982291632128