Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://lattes.cnpq.br/4841572225235729 http://lattes.cnpq.br/2772666605437319 http://lattes.cnpq.br/4676648695692664 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica |
id |
UFER_d45e424bf8ceb9a17b0a4a92d529805a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8855 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEducação CientíficaAstronomiaPhysics TeachingScience educationAstronomyO presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científicaThe present work focuses on the elaboration of a Curricular Component of Astronomy and Astronautics as an Elective Activity to be used in Full Time Schools in the State of Ceará in order to prepare students for the Brazilian Astronomy Olympics. On the theoretical aspects, significant learning and didactic sequence were used for the preparation of the support material used during classes. The objects of knowledge were removed from the invitation to tender organized by the Brazilian Astronomical Society (SAB). The elaboration of the objects of knowledge makes an overview of Astronomy with the following subjects: history of astronomy, solar system, galaxies, life and death of the Stars and ending with Cosmology. In parallel to this study, Astronautics knowledge objects were added: exploration on Mars; space program in Brazil; communication by astronauts in space; space vehicles; orbits of a satellite, the space race; the human body in space and space shuttles. The methodological procedures were based on the assessment of the level of proficiency and the failure rate of students together with the grade obtained by students in the OBA test. The results showed signs of learning in the teaching of Astronomy and Astronautics based on the evaluated indicators. In addition to preparing students for the Olympics, the material offers a range of knowledge focused on Science Education, motivating and encouraging students to scientific research175 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaMartins, Rafael Castelo GuedesOliveira, Erlania Lima deSilva, Jusciane da Costa eLeite, Francisco Edcarlos AlvesAlmeida, Leonardo Andrade deSoares, João Paulo2023-03-09T14:52:17Z2023-03-09T14:52:17Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/4841572225235729http://lattes.cnpq.br/2772666605437319SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.http://lattes.cnpq.br/4676648695692664https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:28:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8855Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:28:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
title |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
spellingShingle |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) Soares, João Paulo CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Educação Científica Astronomia Physics Teaching Science education Astronomy |
title_short |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
title_full |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
title_fullStr |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
title_full_unstemmed |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
title_sort |
Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba) |
author |
Soares, João Paulo |
author_facet |
Soares, João Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Rafael Castelo Guedes Oliveira, Erlania Lima de Silva, Jusciane da Costa e Leite, Francisco Edcarlos Alves Almeida, Leonardo Andrade de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Educação Científica Astronomia Physics Teaching Science education Astronomy |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Educação Científica Astronomia Physics Teaching Science education Astronomy |
description |
O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-19 2023-03-09T14:52:17Z 2023-03-09T14:52:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4841572225235729 http://lattes.cnpq.br/2772666605437319 SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. http://lattes.cnpq.br/4676648695692664 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855 |
url |
http://lattes.cnpq.br/4841572225235729 http://lattes.cnpq.br/2772666605437319 http://lattes.cnpq.br/4676648695692664 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8855 |
identifier_str_mv |
SOARES, João Paulo. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba). 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1833923982291632128 |