Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Eldeson Inácio da Costa da Silva lattes
Orientador(a): Oliveira, Fabrício de Figueredo lattes
Banca de defesa: Maia, Mariana de Brito lattes, Pereira, Wanderley de Oliveira lattes, Neves, Odacir Almeida lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750
Resumo: O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuir
id UFER_d81e8b34208327e62263eb30bf45be59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6750
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Eldeson Inácio da Costa da SilvaOliveira, Fabrício de Figueredohttp://lattes.cnpq.br/5143912417720787Maia, Mariana de Britohttp://lattes.cnpq.br/2352656609936505Pereira, Wanderley de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8260698526045894Neves, Odacir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150http://lattes.cnpq.br/88850233128057282021-12-10T12:48:00Z2021-10-292021-12-10T12:48:00Z2021-08-25Silva (2021) (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuirThe teaching of Combinatorial Analysis is of fundamental importance for the mathematical and citizen formations of the students, arousing them for exemplary forms of organizing and structuring their reasoning and preparing them to enter into the labor market, in addition to enabling better understanding dealing with an increasingly complex technical-scientific-scientific society. However, what has been perceived is that this teaching has not taken advantage of the potential of the matter, often summarizing the direct explanation of its techniques and procedures and the exaggerated use of meaningless formulas. This work then proposes a didactic sequence for teaching-learning Combinatorics in high school, structured in problem-solving. It is the result of a bibliographic research, held in order to deepen the understanding of the teaching-learning process of Combinatorics, the problem-solving methodology and the structuring of didactic sequences. The problem-solving methodology adopted consists of the combination of the methods of Onuchic et al. (2019) and Polya (1995), emerging the didactic sequence from its application to the development of Combinatorics topics contemplated in high school. The results are discussions and relevant conclusions about Combinatorics teaching-learning, in addition to the structuring of an alternative and constructive step by step for the development of this process, from the problem solving. It is a material full of discussions and considerations conducive to awaken reflections on mathematics teaching in general, reflecting on how it has been structured and how with it contributingTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENSILVA, Eldeson Inácio da Costa da. Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de Análise CombinatóriaResolução de ProblemasSequência DidáticaTeaching Combinatorial AnalysisProblem-SolvingDidactic SequenceEnsino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEldesonICS_DISSERT.pdf.txtEldesonICS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain387805https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/3/EldesonICS_DISSERT.pdf.txta08f5f0cc52d779e3bd73faaf6738ae1MD53THUMBNAILEldesonICS_DISSERT.pdf.jpgEldesonICS_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/4/EldesonICS_DISSERT.pdf.jpgcb5378b9e3b79c8ca15f4a070de596daMD54ORIGINALEldesonICS_DISSERT.pdfEldesonICS_DISSERT.pdfapplication/pdf1932622https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/1/EldesonICS_DISSERT.pdfa40877d4b4a482ba5bb4804019605c28MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/67502022-08-01 12:58:59.628oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-01T15:58:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
title Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
spellingShingle Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
Eldeson Inácio da Costa da Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Análise Combinatória
Resolução de Problemas
Sequência Didática
Teaching Combinatorial Analysis
Problem-Solving
Didactic Sequence
title_short Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
title_full Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
title_fullStr Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
title_sort Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
author Eldeson Inácio da Costa da Silva
author_facet Eldeson Inácio da Costa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eldeson Inácio da Costa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fabrício de Figueredo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5143912417720787
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maia, Mariana de Brito
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352656609936505
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Wanderley de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8260698526045894
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Neves, Odacir Almeida
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455193502814150
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8885023312805728
contributor_str_mv Oliveira, Fabrício de Figueredo
Maia, Mariana de Brito
Pereira, Wanderley de Oliveira
Neves, Odacir Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Análise Combinatória
Resolução de Problemas
Sequência Didática
Teaching Combinatorial Analysis
Problem-Solving
Didactic Sequence
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Análise Combinatória
Resolução de Problemas
Sequência Didática
Teaching Combinatorial Analysis
Problem-Solving
Didactic Sequence
description O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuir
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T12:48:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-29
2021-12-10T12:48:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva (2021) (SILVA, 2021)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750
identifier_str_mv Silva (2021) (SILVA, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SILVA, Eldeson Inácio da Costa da. Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/3/EldesonICS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/4/EldesonICS_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/1/EldesonICS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a08f5f0cc52d779e3bd73faaf6738ae1
cb5378b9e3b79c8ca15f4a070de596da
a40877d4b4a482ba5bb4804019605c28
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1757095604580777984