Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
|
Departamento: |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750 |
Resumo: | O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuir |
id |
UFER_d81e8b34208327e62263eb30bf45be59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6750 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Eldeson Inácio da Costa da SilvaOliveira, Fabrício de Figueredohttp://lattes.cnpq.br/5143912417720787Maia, Mariana de Britohttp://lattes.cnpq.br/2352656609936505Pereira, Wanderley de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8260698526045894Neves, Odacir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150http://lattes.cnpq.br/88850233128057282021-12-10T12:48:00Z2021-10-292021-12-10T12:48:00Z2021-08-25Silva (2021) (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuirThe teaching of Combinatorial Analysis is of fundamental importance for the mathematical and citizen formations of the students, arousing them for exemplary forms of organizing and structuring their reasoning and preparing them to enter into the labor market, in addition to enabling better understanding dealing with an increasingly complex technical-scientific-scientific society. However, what has been perceived is that this teaching has not taken advantage of the potential of the matter, often summarizing the direct explanation of its techniques and procedures and the exaggerated use of meaningless formulas. This work then proposes a didactic sequence for teaching-learning Combinatorics in high school, structured in problem-solving. It is the result of a bibliographic research, held in order to deepen the understanding of the teaching-learning process of Combinatorics, the problem-solving methodology and the structuring of didactic sequences. The problem-solving methodology adopted consists of the combination of the methods of Onuchic et al. (2019) and Polya (1995), emerging the didactic sequence from its application to the development of Combinatorics topics contemplated in high school. The results are discussions and relevant conclusions about Combinatorics teaching-learning, in addition to the structuring of an alternative and constructive step by step for the development of this process, from the problem solving. It is a material full of discussions and considerations conducive to awaken reflections on mathematics teaching in general, reflecting on how it has been structured and how with it contributingTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENSILVA, Eldeson Inácio da Costa da. Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de Análise CombinatóriaResolução de ProblemasSequência DidáticaTeaching Combinatorial AnalysisProblem-SolvingDidactic SequenceEnsino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEldesonICS_DISSERT.pdf.txtEldesonICS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain387805https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/3/EldesonICS_DISSERT.pdf.txta08f5f0cc52d779e3bd73faaf6738ae1MD53THUMBNAILEldesonICS_DISSERT.pdf.jpgEldesonICS_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/4/EldesonICS_DISSERT.pdf.jpgcb5378b9e3b79c8ca15f4a070de596daMD54ORIGINALEldesonICS_DISSERT.pdfEldesonICS_DISSERT.pdfapplication/pdf1932622https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/1/EldesonICS_DISSERT.pdfa40877d4b4a482ba5bb4804019605c28MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/67502022-08-01 12:58:59.628oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-01T15:58:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
title |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas Eldeson Inácio da Costa da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de Análise Combinatória Resolução de Problemas Sequência Didática Teaching Combinatorial Analysis Problem-Solving Didactic Sequence |
title_short |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
title_full |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas |
author |
Eldeson Inácio da Costa da Silva |
author_facet |
Eldeson Inácio da Costa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eldeson Inácio da Costa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Fabrício de Figueredo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5143912417720787 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maia, Mariana de Brito |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2352656609936505 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pereira, Wanderley de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8260698526045894 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Neves, Odacir Almeida |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8885023312805728 |
contributor_str_mv |
Oliveira, Fabrício de Figueredo Maia, Mariana de Brito Pereira, Wanderley de Oliveira Neves, Odacir Almeida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de Análise Combinatória Resolução de Problemas Sequência Didática Teaching Combinatorial Analysis Problem-Solving Didactic Sequence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Análise Combinatória Resolução de Problemas Sequência Didática Teaching Combinatorial Analysis Problem-Solving Didactic Sequence |
description |
O ensino de Análise Combinatória revela-se de fundamental importância para as formações matemática e cidadã dos educandos, despertando-os para formas exemplares de organizar e estruturar seu raciocínio e os preparando para se inserir no mercado de trabalho, além de os permitir compreender melhor e lidar com uma sociedade técnico-científico-informacional cada vez mais complexa. Todavia, o que se tem percebido é que esse ensino não tem aproveitado as potencialidades do assunto, resumindo-se muitas vezes à explicitação direta de suas técnicas e procedimentos e ao uso exagerado de fórmulas sem significado. Este trabalho, então, propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada a fim de aprofundar a compreensão acerca do processo de ensino-aprendizagem de Combinatória, da metodologia de resolução de problemas e da estruturação de sequências didáticas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste da combinação dos métodos de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995), surgindo a sequência didática a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Combinatória contemplados no ensino médio. Os resultados são discussões e conclusões pertinentes acerca do ensino-aprendizagem de Combinatória, além da estruturação de um passo a passo alternativo e construtivo para o desenvolvimento desse processo, a partir da resolução de problemas. É um material repleto de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuir |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-10T12:48:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-29 2021-12-10T12:48:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva (2021) (SILVA, 2021) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750 |
identifier_str_mv |
Silva (2021) (SILVA, 2021) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
SILVA, Eldeson Inácio da Costa da. Ensino-aprendizagem de análise combinatória no ensino médio: sequência didática pautada na resolução de problemas. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/3/EldesonICS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/4/EldesonICS_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/1/EldesonICS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6750/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a08f5f0cc52d779e3bd73faaf6738ae1 cb5378b9e3b79c8ca15f4a070de596da a40877d4b4a482ba5bb4804019605c28 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1757095604580777984 |