Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Felipe Rodrigues da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7042
Resumo: It will be presented the planning and execution of a didactic intervention to approach topics of biochemistry and thermodynamics in a group of Education of Young and Adult. The didactic intervention was divided into two phases, one in each semester. In the first phase were addressed essential contents for the scientific culture of any adult person. In the second semester a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) was applied, whose pedagogical structure has elements of Paulo Freire's pedagogy, Ausubel's learning theory and Vygodsky's socio-interactionist theory. The results obtained with the application of this PMTU suggest the feasibility of interdisciplinary pedagogical projects directed to this population, having as theoretical reference elements of the reflections of the scholars mentioned above. Students learns on important concepts for their daily life in a playful way that overcomes the fatigue of a day's work, and learns, through practical exercises, notions of methodological approaches, generally referred to as scientific procedures
id UFER_f10804f91cb02321a3117ff372f984a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7042
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultosEnsino de físicaUEPSBioquímicaTermodinâmicaEducação de jovens e adultosPhysics TeachingPMTUBiochemistryThermodynamicsEducation of youth and adultsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAIt will be presented the planning and execution of a didactic intervention to approach topics of biochemistry and thermodynamics in a group of Education of Young and Adult. The didactic intervention was divided into two phases, one in each semester. In the first phase were addressed essential contents for the scientific culture of any adult person. In the second semester a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) was applied, whose pedagogical structure has elements of Paulo Freire's pedagogy, Ausubel's learning theory and Vygodsky's socio-interactionist theory. The results obtained with the application of this PMTU suggest the feasibility of interdisciplinary pedagogical projects directed to this population, having as theoretical reference elements of the reflections of the scholars mentioned above. Students learns on important concepts for their daily life in a playful way that overcomes the fatigue of a day's work, and learns, through practical exercises, notions of methodological approaches, generally referred to as scientific proceduresApresenta-se o planejamento e a execução de uma intervenção didática para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. A intervenção didática foi dividida em duas fases, uma em cada semestre. Na primeira fase foram abordados conteúdos essenciais para a cultura científica de qualquer pessoa adulta. No segundo semestre foi aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), cuja estrutura pedagógica tem elementos da pedagogia de Paulo Freire, da teoria de aprendizagem de Ausubel e da teoria sociointeracionista de Vygodsky. Os resultados obtidos com a aplicação dessa UEPS sugerem a exequibilidade de projetos pedagógicos interdisciplinares dirigidos a essa população, tendo como referencial teórico elementos das reflexões dos estudiosos supracitados. Os alunos apropriam- se de conceitos importantes para o seu cotidiano, de um modo lúdico que supera o cansaço de um dia de trabalho, e tomam conhecimento, por meio de exercícios práticos, de noções de abordagens metodológicas, genericamente denominadas de procedimentos científicosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaSantos, Carlos Alberto doshttp://lattes.cnpq.br/2329576234539587Favre-Nicolin, Emmanuel Marcelhttp://lattes.cnpq.br/8335138244094635Gomes Júnior, Samuel Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5378862551193401Neo, Subênia Karine de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/5132753123254012Silva, Felipe Rodrigues da2022-05-16T21:15:38Z2018-11-232022-05-16T21:15:38Z2018-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva (2018) (SILVA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7042porSILVA, Felipe Rodrigues da. Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:35:10Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7042Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:35:10Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
title Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
spellingShingle Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
Silva, Felipe Rodrigues da
Ensino de física
UEPS
Bioquímica
Termodinâmica
Educação de jovens e adultos
Physics Teaching
PMTU
Biochemistry
Thermodynamics
Education of youth and adults
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
title_full Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
title_fullStr Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
title_sort Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos
author Silva, Felipe Rodrigues da
author_facet Silva, Felipe Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carlos Alberto dos
http://lattes.cnpq.br/2329576234539587
Favre-Nicolin, Emmanuel Marcel
http://lattes.cnpq.br/8335138244094635
Gomes Júnior, Samuel Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/5378862551193401
Neo, Subênia Karine de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/5132753123254012
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
UEPS
Bioquímica
Termodinâmica
Educação de jovens e adultos
Physics Teaching
PMTU
Biochemistry
Thermodynamics
Education of youth and adults
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de física
UEPS
Bioquímica
Termodinâmica
Educação de jovens e adultos
Physics Teaching
PMTU
Biochemistry
Thermodynamics
Education of youth and adults
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description It will be presented the planning and execution of a didactic intervention to approach topics of biochemistry and thermodynamics in a group of Education of Young and Adult. The didactic intervention was divided into two phases, one in each semester. In the first phase were addressed essential contents for the scientific culture of any adult person. In the second semester a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) was applied, whose pedagogical structure has elements of Paulo Freire's pedagogy, Ausubel's learning theory and Vygodsky's socio-interactionist theory. The results obtained with the application of this PMTU suggest the feasibility of interdisciplinary pedagogical projects directed to this population, having as theoretical reference elements of the reflections of the scholars mentioned above. Students learns on important concepts for their daily life in a playful way that overcomes the fatigue of a day's work, and learns, through practical exercises, notions of methodological approaches, generally referred to as scientific procedures
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
2018-11-09
2022-05-16T21:15:38Z
2022-05-16T21:15:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva (2018) (SILVA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7042
identifier_str_mv Silva (2018) (SILVA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Felipe Rodrigues da. Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar tópicos de bioquímica e termodinâmica na educação de jovens e adultos. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747946559766528