Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Espírito Santo
BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/15863 |
Resumo: | This work presents a proposal for an interdisciplinary activity that seeks to take advantage of the contents already known by the students, such as equations, inequalities and linear systems, in order to introduce new knowledge: Linear Programming (LP) and the Simplex Algorithm. We propose an algebraic and technological approach, in order to show that mathematics learned in basic education can be applied in everyday life. We established a brief relationship between PL and Computational Thinking, encouraging the use of new technologies and aligning it with the National Common Curricular Base (BNCC) and the curriculum of the State of Espírito Santo. Although the activity was designed for a class of the technical course in agriculture, it can be easily used in regular high school classes. Finally, we present an application for smartphone and a computational resource for solving problems with many variables. It is necessary to remember that the proposal was not applied, due to the current moment of fight against COVID-19. |
id |
UFES_17cc41d73cb35848ecf9be0b7f69406e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/15863 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuáriatitle.alternativeAlgoritmoprogramação linearalgoritmo simplexensino médiosubject.br-rjbnMatemáticaThis work presents a proposal for an interdisciplinary activity that seeks to take advantage of the contents already known by the students, such as equations, inequalities and linear systems, in order to introduce new knowledge: Linear Programming (LP) and the Simplex Algorithm. We propose an algebraic and technological approach, in order to show that mathematics learned in basic education can be applied in everyday life. We established a brief relationship between PL and Computational Thinking, encouraging the use of new technologies and aligning it with the National Common Curricular Base (BNCC) and the curriculum of the State of Espírito Santo. Although the activity was designed for a class of the technical course in agriculture, it can be easily used in regular high school classes. Finally, we present an application for smartphone and a computational resource for solving problems with many variables. It is necessary to remember that the proposal was not applied, due to the current moment of fight against COVID-19.Este trabalho apresenta uma proposta de atividade interdisciplinar que busca aproveitar os conteúdos já conhecidos pelos alunos, como equações, inequações e sistemas lineares, a fim de introduzir um conhecimento novo: a Programação Linear (PL) e o Algoritmo Simplex. Propomos uma abordagem algébrica e tecnológica, a fim de mostrar que a Matemática aprendida no ensino básico pode ser aplicada no dia a dia. Estabelecemos uma breve relação entre a PL e o Pensamento Computacional, incentivando o uso de novas tecnologias e fazendo um alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Estado do Espírito Santo. Embora a atividade tenha sido pensada para uma turma do curso técnico em agropecuária, pode ser facilmente aproveitada nas turmas do Ensino Médio regular. Por fim, apresentamos um aplicativo para smartphone e um recurso computacional para a resolução dos problemas com muitas variáveis. É necessário lembrar que a proposta não foi aplicada, devido ao atual momento de luta contra a COVID-19.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalRosado Filho, Moacirhttps://orcid.org/0000-0001-7617-3133http://lattes.cnpq.br/5049304126500678https://orcid.org/0000-0002-6230-032Xhttp://lattes.cnpq.br/7141845731590315Ferreira, Fabiana Mariahttps://orcid.org/0000-0002-1229-0389http://lattes.cnpq.br/6448780169865730Araújo, Alancardek Pereirahttps://orcid.org/0000-0001-5183-8805http://lattes.cnpq.br/2131363687907189Daros, Karina Cristina2024-05-30T00:53:10Z2024-05-30T00:53:10Z2021-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-11-19T11:18:22Zoai:repositorio.ufes.br:10/15863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestriufes@ufes.bropendoar:21082024-11-19T11:18:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária title.alternative |
title |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
spellingShingle |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária Daros, Karina Cristina Algoritmo programação linear algoritmo simplex ensino médio subject.br-rjbn Matemática |
title_short |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
title_full |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
title_fullStr |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
title_full_unstemmed |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
title_sort |
Programação Linear e Algoritmo Simplex: uma Proposta de Abordagem no Curso Técnico em Agropecuária |
author |
Daros, Karina Cristina |
author_facet |
Daros, Karina Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosado Filho, Moacir https://orcid.org/0000-0001-7617-3133 http://lattes.cnpq.br/5049304126500678 https://orcid.org/0000-0002-6230-032X http://lattes.cnpq.br/7141845731590315 Ferreira, Fabiana Maria https://orcid.org/0000-0002-1229-0389 http://lattes.cnpq.br/6448780169865730 Araújo, Alancardek Pereira https://orcid.org/0000-0001-5183-8805 http://lattes.cnpq.br/2131363687907189 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daros, Karina Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algoritmo programação linear algoritmo simplex ensino médio subject.br-rjbn Matemática |
topic |
Algoritmo programação linear algoritmo simplex ensino médio subject.br-rjbn Matemática |
description |
This work presents a proposal for an interdisciplinary activity that seeks to take advantage of the contents already known by the students, such as equations, inequalities and linear systems, in order to introduce new knowledge: Linear Programming (LP) and the Simplex Algorithm. We propose an algebraic and technological approach, in order to show that mathematics learned in basic education can be applied in everyday life. We established a brief relationship between PL and Computational Thinking, encouraging the use of new technologies and aligning it with the National Common Curricular Base (BNCC) and the curriculum of the State of Espírito Santo. Although the activity was designed for a class of the technical course in agriculture, it can be easily used in regular high school classes. Finally, we present an application for smartphone and a computational resource for solving problems with many variables. It is necessary to remember that the proposal was not applied, due to the current moment of fight against COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-26 2024-05-30T00:53:10Z 2024-05-30T00:53:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15863 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufes@ufes.br |
_version_ |
1834479137235927040 |