Proposta de um modelo matemático para o problema dial-a-ride aplicado ao transporte de cadeirantes
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
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Departamento: |
Centro Tecnológico
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3941 |
Resumo: | Problems that deal with wheelchair users’ public transportation are often solved by Dial a Ride Problem (DARP) with time window (Time Window – TW). The goal of this type of problem is the minimization of the operation cost, in other words, the ride time respecting constraints like time windows for pickup and delivery of each user, the number of vehicles available and each vehicle capacity. This thesis proposes an exact Mixed Integer Linear Program model to solve the DARPTW. In order to apply the model in a real application, the model was tested with data provided by the Vitória City Hall Infrastructure and Transportation Secretary. The model was implemented using CPLEX software and the results showed that instances up to 20 wheelchair users’ can be solved optimally. Moreover, it was done an analysis for fleet used. |
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Resendo, Leandro ColombiRosa, Rodrigo de AlvarengaRodrigues, Patrícia PerrettoMorais Neto, Gregório Coelho deRibeiro, Glaydston Mattos2016-08-29T15:10:04Z2016-07-112016-08-29T15:10:04Z2011-09-16Problems that deal with wheelchair users’ public transportation are often solved by Dial a Ride Problem (DARP) with time window (Time Window – TW). The goal of this type of problem is the minimization of the operation cost, in other words, the ride time respecting constraints like time windows for pickup and delivery of each user, the number of vehicles available and each vehicle capacity. This thesis proposes an exact Mixed Integer Linear Program model to solve the DARPTW. In order to apply the model in a real application, the model was tested with data provided by the Vitória City Hall Infrastructure and Transportation Secretary. The model was implemented using CPLEX software and the results showed that instances up to 20 wheelchair users’ can be solved optimally. Moreover, it was done an analysis for fleet used.Os problemas de transporte público de cadeirantes são comumente resolvidos pelo modelo Dial-a-Ride Problem (DARP) com janelas de tempo (Time Window - TW). Com base nas restrições de janela de tempo na origem e no destino de cada cliente, no número de veículos e na capacidade de cada um deles, deseja-se minimizar os custos de atendimento dessas demandas, ou seja, o tempo de viagem. A presente dissertação propõe um modelo de Programação Linear Inteira Mista para resolver o problema do DARP-TW. Visando uma aplicação do modelo no transporte público de cadeirantes foram utilizados dados reais fornecidos pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura da Prefeitura de Vitória. O modelo foi executado no software CPLEX e os resultados mostraram que cenários com até 20 clientes podem ser resolvidos otimamente. Além disso, foi possível uma análise em relação à frota utilizada.TextRODRIGUES, Patrícia Perretto. Proposta de um modelo matemático para o problema dial-a-ride aplicado ao transporte de cadeirantes. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3941porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoDial-a-Ride ProblemVehicle RoutingWheelchair Public TransportRoteamento de VeículosTransporte Público de cadeirantesParaplégicos - TransporteTransportes coletivosEngenharia Civil624Proposta de um modelo matemático para o problema dial-a-ride aplicado ao transporte de cadeirantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALPatrícia-Perreto-Rodrigues-2011-trabalho.pdfapplication/pdf3526002http://repositorio.ufes.br/bitstreams/03022ed3-5067-4d5a-974e-853655777a02/download9610836c461a9d2434618f1ae1593d0eMD5110/39412024-06-28 16:11:18.673oai:repositorio.ufes.br:10/3941http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:11:18Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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