Produção de um coração humano tátil para ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Iza Mendes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29339
Resumo: Trabalho desenvolvido no Instituto de Biologia, Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense.
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Diante disto, este estudo teve como objetivo central desenvolver e produzir um coração humano tátil com simulações de batimentos cardíacos. A proposta se volta para o auxílio do ensino e aprendizagem do tema apresentado aos alunos, do ensino Fundamental, com Deficiência Visual (DV). Inicialmente, foi confeccionado um protótipo em biscuit, onde as principais estruturas cardíacas foram contempladas. A partir da análise deste protótipo, foi desenvolvido e produzido um coração humano, com dimensões e forma reais, em uma impressora 3D com a utilização de material atóxico de baixo custo. O modelo prioriza detalhes da anatomia do órgão; a ele, foram acoplados dispositivos eletrônicos que simulam os batimentos cardíacos em diversas condições, como repouso e exercício. Assim, é possível explorar o ensino e o entendimento da função deste órgão; tema este que faz parte do conteúdo de Ciências. O coração humano tridimensional tátil foi avaliado como modelo didático inclusivo por um professor do Ensino Fundamental com deficiência visual. Através da análise do professor, a utilização do coração, como instrumento didático para alunos com DV, possibilitará a aprendizagem por meio da percepção tátil da textura, forma e tamanho do modelo, bem como da percepção auditiva dos batimentos. Com isso, estes alunos poderão desenvolver imagens mentais que os auxiliarão na compreensão da anatomia, assim como do funcionamento do órgão em questão, favorecendo o entendimento da importância do coração para o corpo humano. A avaliação do professor foi feita através do manuseio do modelo e posterior preenchimento de um questionário acerca das percepções táteis e do potencial didático do coração tridimensional. Através desta avaliação, pode-se concluir que o coração humano tátil possivelmente auxiliará no entendimento do órgão, bem como na criação da imagem mental do mesmo por pessoas com deficiência visual.This research was developed based on the researcher's observation regarding the scarcity of adapted materials aimed at the visually impaired student, as well as her anxiety when perceiving moments once this target audience was without the opportunity to experience, through the concrete, what was said in the classroom. Given this, this project had the central objective of developing and producing a tactile human heart with simulations of heartbeat. The proposal is aimed at assisting the teaching and learning of the theme presented to students, from elementary school, with Visual Disabilities (DV). Initially, a prototype was made in biscuit, where the main cardiac structures were contemplated. From the analysis of this prototype, a human heart, with real dimensions and shape, was developed and produced in a 3D printer using non-toxic and low cost materials. The model prioritizes details of the organ's anatomy; electronic devices that simulate the heartbeat in different conditions, such as rest and exercise, were added to it. Thus, it is possible to explore teaching and understanding the role of this body; this theme is part of the Science content. The tactile three-dimensional human heart was assessed as an inclusive didactic model by a visually impaired elementary school teacher. Through the analysis of the teacher, the use of the heart, as a didactic instrument for students with DV, will enable learning through the tactile perception of the texture, shape and size of the model, as well as the auditory perception of the beats. With this, these students will be able to develop mental images that will help them to understand the anatomy, as well as the functioning of the organ in question, favoring the understanding of the importance of the heart for the human body. The evaluation of the teacher was made through the handling of the model and subsequent completion of a questionnaire about the tactile perceptions and the didactic potential of the three-dimensional heart. Through this analysis, it can be concluded that the tactile human heart will possibly assist in the understanding of the organ, as well as in the creation of its mental image by people with visual impairments.81 f.Sodré, Cátia LacerdaGomes, Suzete Araujo OliveiraLima, Neuza Rejane WilleOliveira, Simone Santiago Carvalho deMizrahi, Saul EliahúSilva, Iza Mendes da2023-07-12T12:44:30Z2023-07-12T12:44:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Iza Mendes da. Produção de um coração humano tátil para ensino de ciências. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29339CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-12T12:44:34Zoai:app.uff.br:1/29339Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-12T12:44:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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