O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Reis, Maria Cláudia de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20716
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho coletivo no cotidiano do CIEP Geraldo Reis, no bairro de São Domingos, em Niterói. Buscou compreender e identificar alguns dos principais desafios que se apresentam à produção e à execução de um projeto político-pedagógico. Objetivo este que envolveu a investigação de alguns fatos específicos: as disputas de poder, a produção e reprodução de culturas organizativas do fazer pedagógico, as ações, as re-ações e retroações, instituintes, como alternativas ao tradicionalismo e à dominação institucionalizadas que compõem o espaço-tempo da escola. Com base em uma metodologia de pesquisa participativa, que favorece o autoconhecimento, o processo investigativo procurou resgatar experiências que pudessem dar visibilidade aos objetivos propostos pela pesquisa. Os princípios norteadores nasceram da crença na escola como local privilegiado na formação de sujeitos comunitários e no fazer pedagógico como um fazer coletivo. As experiências narradas tentam expressar a luta e a defesa por um projeto de escola libertador para os alunos e as alunas das classes populares, que valoriza a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração das ações educativas.
id UFF-2_0ab028af9cd18fe219637eff3b4b1251
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20716
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógicaEscolaProjeto pedagógicoPrática educativaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho coletivo no cotidiano do CIEP Geraldo Reis, no bairro de São Domingos, em Niterói. Buscou compreender e identificar alguns dos principais desafios que se apresentam à produção e à execução de um projeto político-pedagógico. Objetivo este que envolveu a investigação de alguns fatos específicos: as disputas de poder, a produção e reprodução de culturas organizativas do fazer pedagógico, as ações, as re-ações e retroações, instituintes, como alternativas ao tradicionalismo e à dominação institucionalizadas que compõem o espaço-tempo da escola. Com base em uma metodologia de pesquisa participativa, que favorece o autoconhecimento, o processo investigativo procurou resgatar experiências que pudessem dar visibilidade aos objetivos propostos pela pesquisa. Os princípios norteadores nasceram da crença na escola como local privilegiado na formação de sujeitos comunitários e no fazer pedagógico como um fazer coletivo. As experiências narradas tentam expressar a luta e a defesa por um projeto de escola libertador para os alunos e as alunas das classes populares, que valoriza a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração das ações educativas.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFValle, Maria Teresa Esteban doCPF:84030453791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4Linhares, Célia Frazão SoaresCPF:33901384715Tavares, Maria Tereza GoudardCPF:51504200772http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2Reis, Maria Cláudia de Oliveira2021-03-10T20:51:00Z2005-03-092021-03-10T20:51:00Z2004-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20716porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:00Zoai:app.uff.br:1/20716Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
title O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
spellingShingle O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
Reis, Maria Cláudia de Oliveira
Escola
Projeto pedagógico
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
title_full O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
title_fullStr O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
title_full_unstemmed O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
title_sort O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica
author Reis, Maria Cláudia de Oliveira
author_facet Reis, Maria Cláudia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Maria Teresa Esteban do
CPF:84030453791
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4
Linhares, Célia Frazão Soares
CPF:33901384715
Tavares, Maria Tereza Goudard
CPF:51504200772
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria Cláudia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Projeto pedagógico
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Escola
Projeto pedagógico
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho coletivo no cotidiano do CIEP Geraldo Reis, no bairro de São Domingos, em Niterói. Buscou compreender e identificar alguns dos principais desafios que se apresentam à produção e à execução de um projeto político-pedagógico. Objetivo este que envolveu a investigação de alguns fatos específicos: as disputas de poder, a produção e reprodução de culturas organizativas do fazer pedagógico, as ações, as re-ações e retroações, instituintes, como alternativas ao tradicionalismo e à dominação institucionalizadas que compõem o espaço-tempo da escola. Com base em uma metodologia de pesquisa participativa, que favorece o autoconhecimento, o processo investigativo procurou resgatar experiências que pudessem dar visibilidade aos objetivos propostos pela pesquisa. Os princípios norteadores nasceram da crença na escola como local privilegiado na formação de sujeitos comunitários e no fazer pedagógico como um fazer coletivo. As experiências narradas tentam expressar a luta e a defesa por um projeto de escola libertador para os alunos e as alunas das classes populares, que valoriza a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração das ações educativas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-27
2005-03-09
2021-03-10T20:51:00Z
2021-03-10T20:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20716
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038147408756736