AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/19619
Resumo: The motivation can influence on academic performance and contribute to the reduction of the dropout rate in engineering courses. From the involvement and participation of students in academic projects offered by the University, this research aims to analyze how this participation can motivate, influence and contribute to the improvement of academic performance. Through the topics quality, innovation and motivation, applied to education, an exploratory research, descriptive and explanatory, by making a literature review and documentary research. With the methodology, the case study at the School of Engineering of Fluminense Federal University (UFF), through the academic programs offered and the use of questionnaires, a field survey was developed and rated for qualitative and quantitative. With the data analysis it is possible to conclude that the participation in the projects offered by the University makes students feel more motivated and integrated in their courses, developing interest for the research and intellectual growth.
id UFF-2_0d2862b75b6d776fd4a0e5b1fed99d97
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/19619
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOSEVALUATION OF MOTIVATION OF ENGINEERING STUDENTS BASED ON ACADEMIC PROGRAMSQualidadeEnsino SuperiorMotivaçãoEvasão no EnsinoProgramas AcadêmicosQualityHigher EducationMotivationEvasion in TeachingAcademic ProgramsCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe motivation can influence on academic performance and contribute to the reduction of the dropout rate in engineering courses. From the involvement and participation of students in academic projects offered by the University, this research aims to analyze how this participation can motivate, influence and contribute to the improvement of academic performance. Through the topics quality, innovation and motivation, applied to education, an exploratory research, descriptive and explanatory, by making a literature review and documentary research. With the methodology, the case study at the School of Engineering of Fluminense Federal University (UFF), through the academic programs offered and the use of questionnaires, a field survey was developed and rated for qualitative and quantitative. With the data analysis it is possible to conclude that the participation in the projects offered by the University makes students feel more motivated and integrated in their courses, developing interest for the research and intellectual growth.Universidade Federal FluminenseA motivação pode influenciar no desempenho acadêmico e contribuir para a redução da evasão nos cursos de engenharia. A partir do envolvimento e participação dos alunos nos projetos acadêmicos oferecidos pela Universidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar como essa participação pode motivar, influenciar e contribuir na melhoria do desempenho acadêmico. Através dos temas qualidade, inovação e motivação, aplicados ao ensino, realizase a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, fazendo-se a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Com a metodologia utilizada, o estudo de caso na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), através dos programas acadêmicos oferecidos e da aplicação de questionários, a pesquisa de campo classificada como qualitativa e quantitativa foi desenvolvida. Com a análise dos dados obtidos conclui-se que com a participação nos projetos oferecidos pela Universidade, os alunos se sentem mais motivados e entrosados em seus cursos, desenvolvendo o interesse pela pesquisa e crescimento intelectual.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalMainier, Fernando BenedictoCPF:11112311122http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6Monteiro, Luciane Pimentel CostaCPF:32514565822Merçon, FábioCPF:87123652222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspGuimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa2021-03-10T20:47:58Z2012-08-102021-03-10T20:47:58Z2012-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19619porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:47:58Zoai:app.uff.br:1/19619Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:47:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
EVALUATION OF MOTIVATION OF ENGINEERING STUDENTS BASED ON ACADEMIC PROGRAMS
title AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa
Qualidade
Ensino Superior
Motivação
Evasão no Ensino
Programas Acadêmicos
Quality
Higher Education
Motivation
Evasion in Teaching
Academic Programs
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
title_full AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
title_sort AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS
author Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa
author_facet Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mainier, Fernando Benedicto
CPF:11112311122
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6
Monteiro, Luciane Pimentel Costa
CPF:32514565822
Merçon, Fábio
CPF:87123652222
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Ensino Superior
Motivação
Evasão no Ensino
Programas Acadêmicos
Quality
Higher Education
Motivation
Evasion in Teaching
Academic Programs
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Qualidade
Ensino Superior
Motivação
Evasão no Ensino
Programas Acadêmicos
Quality
Higher Education
Motivation
Evasion in Teaching
Academic Programs
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The motivation can influence on academic performance and contribute to the reduction of the dropout rate in engineering courses. From the involvement and participation of students in academic projects offered by the University, this research aims to analyze how this participation can motivate, influence and contribute to the improvement of academic performance. Through the topics quality, innovation and motivation, applied to education, an exploratory research, descriptive and explanatory, by making a literature review and documentary research. With the methodology, the case study at the School of Engineering of Fluminense Federal University (UFF), through the academic programs offered and the use of questionnaires, a field survey was developed and rated for qualitative and quantitative. With the data analysis it is possible to conclude that the participation in the projects offered by the University makes students feel more motivated and integrated in their courses, developing interest for the research and intellectual growth.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-10
2012-07-20
2021-03-10T20:47:58Z
2021-03-10T20:47:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/19619
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/19619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038171584724992