Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinto, Tatiane Mendes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3868
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar as experiências dialógicas entre cinema e educação a partir do projeto Cinema para Todos, de oficinas de audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Partindo das relações entre Mídia e Cotidiano, refletirá sobre o cinema como estratégia comunicacional que vai do ambiente escolar até a experiência do espaço urbano como forma de compartilhamentos sensíveis e estímulo às invenções coletivas - essenciais à formação do ser. Tal análise tem lugar num momento da atualidade1 onde sujeito e sociedade sofrem importantes mudanças, a escola como meio de reprodução de práticas sociais passa por uma crise sem precedentes e parece haver uma transformação do político na sociedade atual em detrimento de um fortalecimento cada vez maior das mídias no cotidiano. Deste modo busca-se compreender em que medida a experiência sensível com o cinema pode gerar vinculações sociais dos alunos em relação a seus pares e às suas comunidades. Ao longo da pesquisa foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de pesquisa de campo, pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, pesquisa quantitativa com entrevistas fechadas e revisão bibliográfica para pensar o papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação com a sociedade através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012; BERGALA, 2008), vinculação social (SODRÉ, 2010), educação (SODRÉ, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2010) e experiência sensível (MAFFESOLI, 1998)
id UFF-2_0d5088edfdad9cc992b4b6ed4cdfe1f4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3868
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para TodosCinemaEducaçãoHéxis educativaExperiência sensívelVinculação socialCinemaEducaçãoRelações sociaisEducationEducational héxisSensible experienceSocial connectionO presente trabalho se propõe a analisar as experiências dialógicas entre cinema e educação a partir do projeto Cinema para Todos, de oficinas de audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Partindo das relações entre Mídia e Cotidiano, refletirá sobre o cinema como estratégia comunicacional que vai do ambiente escolar até a experiência do espaço urbano como forma de compartilhamentos sensíveis e estímulo às invenções coletivas - essenciais à formação do ser. Tal análise tem lugar num momento da atualidade1 onde sujeito e sociedade sofrem importantes mudanças, a escola como meio de reprodução de práticas sociais passa por uma crise sem precedentes e parece haver uma transformação do político na sociedade atual em detrimento de um fortalecimento cada vez maior das mídias no cotidiano. Deste modo busca-se compreender em que medida a experiência sensível com o cinema pode gerar vinculações sociais dos alunos em relação a seus pares e às suas comunidades. Ao longo da pesquisa foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de pesquisa de campo, pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, pesquisa quantitativa com entrevistas fechadas e revisão bibliográfica para pensar o papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação com a sociedade através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012; BERGALA, 2008), vinculação social (SODRÉ, 2010), educação (SODRÉ, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2010) e experiência sensível (MAFFESOLI, 1998)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper is intended to analyze the dialogue between cinema and education from the Cinema for All project, audiovisual workshops in public schools of the State of Rio de Janeiro. Based on the relationship between Media and Everyday Life, reflect on the cinema as communication strategy in the school environment as a way to share sensitive experiences and stimulate collective inventions - essential to the formation of the. This analysis takes place at a time where the current subject and society suffer major changes, the school as a means of reproduction of social practices goes through an unprecedented crisis and there seems to be a political emptying in today's society rather than a strengthening of growing media in everyday life. We seek to understand the extent to which sensory experience with cinema can generate social ties of students in relation to their peers and their communities. During the research was outlined a path whose central axes are supported in the field of research method, qualitative research with in-depth interviews, quantitative research with closed interviews and literature review to consider the role of audiovisual in everyday intervention and mediation with society through the film concepts (BENJAMIN, 2012; Bergala, 2008), social connection (SODRÉ, 2010), education (SODRÉ, 2012; SIBILIA, 2012), educational héxis (SODRÉ, 2010) and sensory experience (MAFFESOLI, 1998)Saldanha, Patrícia SaldanhaFarbiarz, AlexandreGabbay, Marcelo MonteiroPinto, Tatiane Mendes2017-06-19T14:42:25Z2017-06-19T14:42:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3868Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-16T19:53:03Zoai:app.uff.br:1/3868Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-16T19:53:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
title Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
spellingShingle Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
Pinto, Tatiane Mendes
Cinema
Educação
Héxis educativa
Experiência sensível
Vinculação social
Cinema
Educação
Relações sociais
Education
Educational héxis
Sensible experience
Social connection
title_short Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
title_full Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
title_fullStr Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
title_full_unstemmed Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
title_sort Cinema e educação: entre o eu estético e o nós político: uma análise de experiências sensíveis a partir do projeto Cinema para Todos
author Pinto, Tatiane Mendes
author_facet Pinto, Tatiane Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saldanha, Patrícia Saldanha
Farbiarz, Alexandre
Gabbay, Marcelo Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Tatiane Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Educação
Héxis educativa
Experiência sensível
Vinculação social
Cinema
Educação
Relações sociais
Education
Educational héxis
Sensible experience
Social connection
topic Cinema
Educação
Héxis educativa
Experiência sensível
Vinculação social
Cinema
Educação
Relações sociais
Education
Educational héxis
Sensible experience
Social connection
description O presente trabalho se propõe a analisar as experiências dialógicas entre cinema e educação a partir do projeto Cinema para Todos, de oficinas de audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Partindo das relações entre Mídia e Cotidiano, refletirá sobre o cinema como estratégia comunicacional que vai do ambiente escolar até a experiência do espaço urbano como forma de compartilhamentos sensíveis e estímulo às invenções coletivas - essenciais à formação do ser. Tal análise tem lugar num momento da atualidade1 onde sujeito e sociedade sofrem importantes mudanças, a escola como meio de reprodução de práticas sociais passa por uma crise sem precedentes e parece haver uma transformação do político na sociedade atual em detrimento de um fortalecimento cada vez maior das mídias no cotidiano. Deste modo busca-se compreender em que medida a experiência sensível com o cinema pode gerar vinculações sociais dos alunos em relação a seus pares e às suas comunidades. Ao longo da pesquisa foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de pesquisa de campo, pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade, pesquisa quantitativa com entrevistas fechadas e revisão bibliográfica para pensar o papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação com a sociedade através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012; BERGALA, 2008), vinculação social (SODRÉ, 2010), educação (SODRÉ, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2010) e experiência sensível (MAFFESOLI, 1998)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-06-19T14:42:25Z
2017-06-19T14:42:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3868
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3868
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038174563729408