Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rodrigues, Eric Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604
Resumo: A dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execução
id UFF-2_1846ee516d583d5e190bcaf8a7e89470
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4604
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidadesEnsino de HistóriaEnsino híbridoTecnologiaInovaçãoMetodologia AtivaEnsino de históriaInovação tecnológicaBlended LearningHybrid teachingTechnologyInnovationActive learningA dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execuçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe text explores the impacts of the increasing use of technology in education through active methodologies that make use of new resources to change teaching and learning experience. To that end, blended learning is chosen as a reference method and it’s trajectory and possibilities in the school space are studied. This analysis is complemented with a case of blended learning use in class and the developments of it’s applications to History Teaching. This work also presents a complete planning to a History class using blended learning, including all digital resources and proposed activities for such classQuadrat, Samantha VizMauad, Ana MariaCarvalho, AlessandraSouza, Jorge Victor de AraújoRodrigues, Eric Freitas2017-09-22T13:15:41Z2017-09-22T13:15:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T16:46:21Zoai:app.uff.br:1/4604Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-23T16:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
title Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
spellingShingle Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
Rodrigues, Eric Freitas
Ensino de História
Ensino híbrido
Tecnologia
Inovação
Metodologia Ativa
Ensino de história
Inovação tecnológica
Blended Learning
Hybrid teaching
Technology
Innovation
Active learning
title_short Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
title_full Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
title_fullStr Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
title_full_unstemmed Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
title_sort Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
author Rodrigues, Eric Freitas
author_facet Rodrigues, Eric Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadrat, Samantha Viz
Mauad, Ana Maria
Carvalho, Alessandra
Souza, Jorge Victor de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eric Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Ensino híbrido
Tecnologia
Inovação
Metodologia Ativa
Ensino de história
Inovação tecnológica
Blended Learning
Hybrid teaching
Technology
Innovation
Active learning
topic Ensino de História
Ensino híbrido
Tecnologia
Inovação
Metodologia Ativa
Ensino de história
Inovação tecnológica
Blended Learning
Hybrid teaching
Technology
Innovation
Active learning
description A dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execução
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-22T13:15:41Z
2017-09-22T13:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604
Aluno de mestrado
identifier_str_mv RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038201558269952