Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604 |
Resumo: | A dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execução |
id |
UFF-2_1846ee516d583d5e190bcaf8a7e89470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4604 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidadesEnsino de HistóriaEnsino híbridoTecnologiaInovaçãoMetodologia AtivaEnsino de históriaInovação tecnológicaBlended LearningHybrid teachingTechnologyInnovationActive learningA dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execuçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe text explores the impacts of the increasing use of technology in education through active methodologies that make use of new resources to change teaching and learning experience. To that end, blended learning is chosen as a reference method and it’s trajectory and possibilities in the school space are studied. This analysis is complemented with a case of blended learning use in class and the developments of it’s applications to History Teaching. This work also presents a complete planning to a History class using blended learning, including all digital resources and proposed activities for such classQuadrat, Samantha VizMauad, Ana MariaCarvalho, AlessandraSouza, Jorge Victor de AraújoRodrigues, Eric Freitas2017-09-22T13:15:41Z2017-09-22T13:15:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T16:46:21Zoai:app.uff.br:1/4604Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-23T16:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
title |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
spellingShingle |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades Rodrigues, Eric Freitas Ensino de História Ensino híbrido Tecnologia Inovação Metodologia Ativa Ensino de história Inovação tecnológica Blended Learning Hybrid teaching Technology Innovation Active learning |
title_short |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
title_full |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
title_fullStr |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
title_full_unstemmed |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
title_sort |
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades |
author |
Rodrigues, Eric Freitas |
author_facet |
Rodrigues, Eric Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadrat, Samantha Viz Mauad, Ana Maria Carvalho, Alessandra Souza, Jorge Victor de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Eric Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Ensino híbrido Tecnologia Inovação Metodologia Ativa Ensino de história Inovação tecnológica Blended Learning Hybrid teaching Technology Innovation Active learning |
topic |
Ensino de História Ensino híbrido Tecnologia Inovação Metodologia Ativa Ensino de história Inovação tecnológica Blended Learning Hybrid teaching Technology Innovation Active learning |
description |
A dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise profunda de uma dessas metodologias, o método de Ensino Híbrido, sua trajetória e possibilidades de uso no espaço escolar. Essa análise é complementada por um relato de experiência com Ensino Híbrido em sala de aula, os desdobramentos de sua aplicação para o Ensino de História e a apresentação de um planejamento completo de uma aula utilizando esse mesmo método, incluindo todos os recursos digitais e propostas de trabalho necessários à sua execução |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-09-22T13:15:41Z 2017-09-22T13:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604 Aluno de mestrado |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. Aluno de mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038201558269952 |