A aquisição do navio-aeródromo Minas Gerais: consequência de uma disputa corporativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos Junior, Luiz Antonio dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26142
http://dx.doi.org/10.22409/PPGEST.2021.m.02799853714
Resumo: No dia 13 de dezembro de 1956, dia do marinheiro, o Serviço de Relações Públicas da Marinha anunciou a aquisição, junto ao Reino Unido, do Navio-Aeródromo Ligeiro (NAeL) Minas Gerais. Logo a aquisição do navio ganhou ares de polêmica nacional, mobilizando a classe política, a imprensa e o público em geral. Nessa época, o Sistema Internacional deixava pouca margem de manobra aos Estados periféricos, em decorrência da rígida estrutura, em atendimento à lógica da Guerra Fria, imposta pelas duas superpotências de então. Não interessava aos líderes dos dois blocos em oposição a ocorrência de rivalidades regionais, sob pena de enfraquecimento de seus respectivos blocos. No contexto nacional, reinava a extrema polarização, ainda sob a influência da herança política de Getúlio Vargas, o que contribuiu para elevar a tensão e empobrecer a discussão sobre o tema. O cenário fluido em meio ao qual é formulada a estratégia naval, exige a identificação de antagonismos, sem os quais as reflexões estratégicas tornam-se difusas. Assim, com base nos objetivos estabelecidos são tomadas decisões estratégicas, sendo a compra de equipamentos militares a materialização de parte dessas decisões. Entretanto, a aquisição de determinados meios, longe de representarem a recomposição ordinária de material bélico, simbolizam uma ruptura no curso estratégico até então adotado, normalmente motivada por uma alteração de vulto na percepção de ameaça, ou na alteração dos objetivos nacionais. Podemos enquadrar o navio-aeródromo no rol desses equipamentos. Demonstrado o caráter incomum da incorporação do NAeL Minas Gerais à esquadra brasileira, esta pesquisa tem o propósito de identificar o motivo pelo qual a Marinha do Brasil decidiu adquirir esse navio. Este trabalho acadêmico defende que a Marinha decidiu adquirir o navio, no contexto de rivalidade com a Força Aérea Brasileira, a fim de retomar a Aviação Naval, que havia sido extinta em 1941, em decorrência do movimento político estratégico que culminou com a criação do Ministério da Aeronáutica, naquele ano.
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No contexto nacional, reinava a extrema polarização, ainda sob a influência da herança política de Getúlio Vargas, o que contribuiu para elevar a tensão e empobrecer a discussão sobre o tema. O cenário fluido em meio ao qual é formulada a estratégia naval, exige a identificação de antagonismos, sem os quais as reflexões estratégicas tornam-se difusas. Assim, com base nos objetivos estabelecidos são tomadas decisões estratégicas, sendo a compra de equipamentos militares a materialização de parte dessas decisões. Entretanto, a aquisição de determinados meios, longe de representarem a recomposição ordinária de material bélico, simbolizam uma ruptura no curso estratégico até então adotado, normalmente motivada por uma alteração de vulto na percepção de ameaça, ou na alteração dos objetivos nacionais. Podemos enquadrar o navio-aeródromo no rol desses equipamentos. Demonstrado o caráter incomum da incorporação do NAeL Minas Gerais à esquadra brasileira, esta pesquisa tem o propósito de identificar o motivo pelo qual a Marinha do Brasil decidiu adquirir esse navio. Este trabalho acadêmico defende que a Marinha decidiu adquirir o navio, no contexto de rivalidade com a Força Aérea Brasileira, a fim de retomar a Aviação Naval, que havia sido extinta em 1941, em decorrência do movimento político estratégico que culminou com a criação do Ministério da Aeronáutica, naquele ano.On December 13th, 1956, Sailor's Day, the Navy's Public Relations Service announced the acquisition, from the United Kingdom, of the Light Aircraft Carrier (CVL) Minas Gerais. Soon the acquisition of the ship gained airs of national controversy, mobilizing the political class, the press and the general public. At that time, the International System left little room for maneuver to peripheral States, due to the rigid structure, in compliance with the logic of the Cold War, imposed by the two superpowers at the time. The leaders of the two opposing blocs were not interested in the occurrence of regional rivalries, under penalty of weakening their respective blocs. In the national context, extreme political polarization reigned, still under the influence of the political legacy left by Getúlio Vargas, which contributed to heighten the tension and impoverish objective discussion on the subject. The fluid scenario in which naval strategy is formulated requires the identification of antagonisms, without which strategic reflections become diffuse. Thus, based on the established objectives, strategic decisions are taken, with the purchase of military equipment being the materialization of part of these decisions. However, the acquisition of certain equipments, far from representing the ordinary recomposition of military materiel, symbolizes a rupture in the strategic course adopted until then, usually motivated by a major change in the expected perception threat, or by a change in the national objectives. We can place the aircraft carrier in the list of these equipments. Thus, demonstrating the unusual character of the incorporation of the CVL Minas Gerais to the Brazilian fleet, this research aims to identify the reason why the Brazilian Navy decided to acquire this vessel. This academic paper argues that the Navy decided to acquire the ship, in the context of rivalry with Brazilian Air Force, in order to resume Naval Aviation, which had been dissolved in 1941, as a result of the political-strategic movement that culminated in the creation of the Ministry of Air Force, that year.112 p.Alves, Vágner Camilohttp://lattes.cnpq.br/2535091837980172Rocha, Marciohttp://lattes.cnpq.br/5481885875248476Almeida, Francisco Eduardo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/6349427223580573http://lattes.cnpq.br/7156889251395335Santos Junior, Luiz Antonio dos2022-08-22T15:53:26Z2022-08-22T15:53:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS Junior, Luiz Antonio dos. A aquisição do navio-aeródromo Minas Gerais: consequência de uma disputa corporativa. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26142http://dx.doi.org/10.22409/PPGEST.2021.m.02799853714CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-22T15:53:30Zoai:app.uff.br:1/26142Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-22T15:53:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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