Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Torres, Alexandre Lourenço
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
Resumo: Este trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização
id UFF-2_1fad0be92b28bc766dc820406d6a3206
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4771
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativaEnsino-aprendizagem de químicaEnsino e aprendizagem de ligações químicasAprendizagem significativaParódias musicaisEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemMúsicaLigação químicaParódiaEnsino médioTeaching and learning of chemistryTeaching and learning of chemical bondsSignificant learningMusical parodiesEste trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilizaçãoThis paper reports an active methodology for the teaching of chemical bonds: composition of musical parodies as a proposal to potentiate meaningful learning. For this purpose we used a qualitative methodology and, for data collection and decision making during the research process, questionnaires, observations of the activity oriented, testimony of the students during and after the elaboration of the musical parodies, photos, videos and analysis of the letters of the parodies. The research was carried out at Pedro II School, Niterói, Campus, Rio de Janeiro and applied in the 1st. Year of regular high school during the academic year of 2106. The results indicate that the construction of musical parodies favors facilitate the teaching-learning process. We consider that this work can be replicated and open possibilities of new creations and research on the use of active methodologies for teaching of natural sciences. In order to stimulate this application, we elaborate, as a product of this dissertation, a videoconference showing the application of the methodology and guidelines on how to use itFarias, Florence Moellmann Cordeiro deAnjos, Maylta Brandão dosChinelli, Maura VenturaRibeiro, Carlos Magno RochaTorres, Alexandre Lourenço2017-10-03T17:14:22Z2017-10-03T17:14:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4771http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T18:34:19Zoai:app.uff.br:1/4771Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T18:34:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
title Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
spellingShingle Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
Torres, Alexandre Lourenço
Ensino-aprendizagem de química
Ensino e aprendizagem de ligações químicas
Aprendizagem significativa
Paródias musicais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Música
Ligação química
Paródia
Ensino médio
Teaching and learning of chemistry
Teaching and learning of chemical bonds
Significant learning
Musical parodies
title_short Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
title_full Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
title_fullStr Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
title_sort Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
author Torres, Alexandre Lourenço
author_facet Torres, Alexandre Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Anjos, Maylta Brandão dos
Chinelli, Maura Ventura
Ribeiro, Carlos Magno Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Alexandre Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de química
Ensino e aprendizagem de ligações químicas
Aprendizagem significativa
Paródias musicais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Música
Ligação química
Paródia
Ensino médio
Teaching and learning of chemistry
Teaching and learning of chemical bonds
Significant learning
Musical parodies
topic Ensino-aprendizagem de química
Ensino e aprendizagem de ligações químicas
Aprendizagem significativa
Paródias musicais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Música
Ligação química
Paródia
Ensino médio
Teaching and learning of chemistry
Teaching and learning of chemical bonds
Significant learning
Musical parodies
description Este trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-03T17:14:22Z
2017-10-03T17:14:22Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038118683017216