Comparação entre dados batimétricos adquiridos com ecobatímetro multifeixe e dados batimétricos adquiridos com sonar de varredura lateral interferométrico
Ano de defesa: | 2018 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23894 |
Resumo: | Levantamentos hidrográficos são complexos processos de investigação do meio marítimo, lacustre ou fluvial. Requerem uma intricada combinação de sensores e informações, sendo a fonte primordial para a confecção das cartas náuticas. Estas, por sua vez, são fundamentais para uma navegação segura, tendo importantes desdobramentos econômicos, judiciais e militares. Para que sejam geradas cartas náuticas seguras e confiáveis, em processos que visam a diminuição de tempo e custos dispendidos, diversas alternativas vêm sendo levantadas, dentre elas o uso do sonar de varredura lateral interferométrico. Atualmente, o levantamento batimétrico tem como seu principal sensor o ecobatímetro multifeixe, pois este consegue fazer o imageamento completo do fundo marinho e consequentemente mapear as menores profundidades com grande precisão e acurácia. Nesse contexto, o sonar de varredura lateral interferométrico surge como opção, contudo ainda existe a controvérsia se é possível alcançar resultados tão confiáveis quanto aos do ecobatímetro multifeixe. Apesar de ambos utilizarem acústica e interferometria em suas tecnologias, a forma de aquisição e processamento diferem, o que pode vir a trazer alterações nos produtos finais. Assim, este trabalho analisa as duas tecnologias, seus princípios de funcionamento e os efeitos a que estão sujeitos. Por fim, é feito um levantamento hidrográfico na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, com os dois sensores, concomitantemente, e seus resultados são amplamente discutidos à luz das normas internacionais e nacionais vigentes. |
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Comparação entre dados batimétricos adquiridos com ecobatímetro multifeixe e dados batimétricos adquiridos com sonar de varredura lateral interferométricoHidrografiaLevantamento hidrográficoSonar de varredura lateralEcobatímetro multifeixeGeociênciasHydrographyHydrographic surveySidescan sonarMultibeam echosounderLevantamentos hidrográficos são complexos processos de investigação do meio marítimo, lacustre ou fluvial. Requerem uma intricada combinação de sensores e informações, sendo a fonte primordial para a confecção das cartas náuticas. Estas, por sua vez, são fundamentais para uma navegação segura, tendo importantes desdobramentos econômicos, judiciais e militares. Para que sejam geradas cartas náuticas seguras e confiáveis, em processos que visam a diminuição de tempo e custos dispendidos, diversas alternativas vêm sendo levantadas, dentre elas o uso do sonar de varredura lateral interferométrico. Atualmente, o levantamento batimétrico tem como seu principal sensor o ecobatímetro multifeixe, pois este consegue fazer o imageamento completo do fundo marinho e consequentemente mapear as menores profundidades com grande precisão e acurácia. Nesse contexto, o sonar de varredura lateral interferométrico surge como opção, contudo ainda existe a controvérsia se é possível alcançar resultados tão confiáveis quanto aos do ecobatímetro multifeixe. Apesar de ambos utilizarem acústica e interferometria em suas tecnologias, a forma de aquisição e processamento diferem, o que pode vir a trazer alterações nos produtos finais. Assim, este trabalho analisa as duas tecnologias, seus princípios de funcionamento e os efeitos a que estão sujeitos. Por fim, é feito um levantamento hidrográfico na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, com os dois sensores, concomitantemente, e seus resultados são amplamente discutidos à luz das normas internacionais e nacionais vigentes.Hydrographic surveys are complex processes of maritime, lacustrine or fluvial environment investigation. They require an intricate combination of sensors and information, being the primary source for the nautical charts. They are fundamental for a safe navigation, having important economics, judicial and militaries consequences. To generate safe and reliable nautical charts, in a process that aim to reduce the time and costs spent, several alternatives have been raised, among them the use of interferometric sidescan sonar. Nowadays, the bathymetric survey has as its main sensor the multibeam echosounder, because it manages the full image of the sea bottom and consequently to map the smallest depths with great precision and accuracy. In this context, interferometric sidescan sonar is an option, however there is still a controversy whether it is possible to achieve results as reliable as those with the multibeam echosounder. Although both use acoustics and interferometry in their technologies, the way of acquisition and processing differ, which may bring changes in the final products. Thus, this work analyzes the two technologies, their principles of operation and the effects to which they are subject. Finally, a hydrographic survey is carried out in Guanabara Bay – Rio de Janeiro, with the two sensors and its results are widely discussed based on current international and national standards.186f.NiteróiAyres Neto, ArthurDias, Gilberto Tavares de MacedoVillena, Hélio HeringerSouza, Luiz Antonio Pereira dePimentel, Vitor Bravo2021-12-10T22:15:09Z2021-12-10T22:15:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIMENTEL, Vitor Bravo. Comparação entre dados batimétricos adquiridos com ecobatímetro multifeixe e dados batimétricos adquiridos com sonar de varredura lateral interferométrico. Dissertação (Mestrado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Orientador: Arthur Ayres Neto.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23894Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T22:15:09Zoai:app.uff.br:1/23894Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T22:15:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Levantamentos hidrográficos são complexos processos de investigação do meio marítimo, lacustre ou fluvial. Requerem uma intricada combinação de sensores e informações, sendo a fonte primordial para a confecção das cartas náuticas. Estas, por sua vez, são fundamentais para uma navegação segura, tendo importantes desdobramentos econômicos, judiciais e militares. Para que sejam geradas cartas náuticas seguras e confiáveis, em processos que visam a diminuição de tempo e custos dispendidos, diversas alternativas vêm sendo levantadas, dentre elas o uso do sonar de varredura lateral interferométrico. Atualmente, o levantamento batimétrico tem como seu principal sensor o ecobatímetro multifeixe, pois este consegue fazer o imageamento completo do fundo marinho e consequentemente mapear as menores profundidades com grande precisão e acurácia. Nesse contexto, o sonar de varredura lateral interferométrico surge como opção, contudo ainda existe a controvérsia se é possível alcançar resultados tão confiáveis quanto aos do ecobatímetro multifeixe. Apesar de ambos utilizarem acústica e interferometria em suas tecnologias, a forma de aquisição e processamento diferem, o que pode vir a trazer alterações nos produtos finais. Assim, este trabalho analisa as duas tecnologias, seus princípios de funcionamento e os efeitos a que estão sujeitos. Por fim, é feito um levantamento hidrográfico na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, com os dois sensores, concomitantemente, e seus resultados são amplamente discutidos à luz das normas internacionais e nacionais vigentes. |
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