(Re)Pensando a universalidade do acesso nos arquivos públicos: a acessibilidade como uma ferramenta inclusiva para a garantia da cidadania

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rangel, Thayron Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29767
Resumo: Nas últimas duas décadas, em cumprimento de uma agenda mundial, acompanhou-se uma expansão das políticas públicas sobre os direitos das pessoas com deficiência no Brasil, a qual, conjuntamente com as orientações internacionais, resultou no desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas da acessibilidade e inclusão social. Em consonância com esta agenda internacional, a presente pesquisa de doutoramento insere-se no debate sobre a relevância desses temas no âmbito da Arquivologia Brasileira. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar a universalidade do acesso nos arquivos públicos com a centralidade na inclusão social, a fim de contribuir para o conhecimento dos aspectos fundamentais e para a construção de um arcabouço teórico e metodológico sobre a acessibilidade para esse campo científico. Ratifica a tese de que a ausência de estudos sobre acessibilidade e inclusão social na teoria arquivística brasileira indica uma desatenção dos profissionais arquivistas e das instituições públicas arquivísticas com o acesso universal. Inferimos que a falta de pesquisas e atos administrativos que fundamentem e orientem o acesso aos arquivos com viés na inclusão social, impede as pessoas com deficiência o direito à informação. A confirmação da hipótese da pesquisa apontou que o acesso universal as instituições arquivísticas públicas é antecedido pela compreensão da necessidade biopsicossocial dos usuários. Nesta perspectiva, esta pesquisa aborda o problema da acessibilidade no universo dos arquivos por meio de análises quali-quantitativas que se operacionalizam mediante procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e método empírico. Mapeou-se os atos jurídicos e administrativos como leis, decretos, portarias e resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, além dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas de Arquivologia brasileiras, com a finalidade de identificar a existência, ou não, da temática da acessibilidade. Os resultados mostraram que há lacunas no processo formativo dos profissionais e ausência de políticas arquivísticas relacionadas com a acessibilidade e o atendimento de pessoas com deficiências no âmbito das instituições arquivísticas públicas. Dessa forma, a tese mostra a necessidade de se empreender e aplicar as seis dimensões da acessibilidade nos ambientes arquivísticos.
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Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar a universalidade do acesso nos arquivos públicos com a centralidade na inclusão social, a fim de contribuir para o conhecimento dos aspectos fundamentais e para a construção de um arcabouço teórico e metodológico sobre a acessibilidade para esse campo científico. Ratifica a tese de que a ausência de estudos sobre acessibilidade e inclusão social na teoria arquivística brasileira indica uma desatenção dos profissionais arquivistas e das instituições públicas arquivísticas com o acesso universal. Inferimos que a falta de pesquisas e atos administrativos que fundamentem e orientem o acesso aos arquivos com viés na inclusão social, impede as pessoas com deficiência o direito à informação. A confirmação da hipótese da pesquisa apontou que o acesso universal as instituições arquivísticas públicas é antecedido pela compreensão da necessidade biopsicossocial dos usuários. Nesta perspectiva, esta pesquisa aborda o problema da acessibilidade no universo dos arquivos por meio de análises quali-quantitativas que se operacionalizam mediante procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e método empírico. Mapeou-se os atos jurídicos e administrativos como leis, decretos, portarias e resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, além dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas de Arquivologia brasileiras, com a finalidade de identificar a existência, ou não, da temática da acessibilidade. Os resultados mostraram que há lacunas no processo formativo dos profissionais e ausência de políticas arquivísticas relacionadas com a acessibilidade e o atendimento de pessoas com deficiências no âmbito das instituições arquivísticas públicas. Dessa forma, a tese mostra a necessidade de se empreender e aplicar as seis dimensões da acessibilidade nos ambientes arquivísticos.In the last two decades, in compliance with a global agenda, there has been an expansion of public policies on the rights of people with disabilities in Brazil, which, together with international guidelines, resulted in the development of studies and research in the areas of accessibility and social inclusion. In line with this international agenda, the present doctoral research is part of the debate about the relevance of these themes within Brazilian Archivology. In this context, this research aims to analyse the universality of access in public archives with a focus on social inclusion, in order to contribute to the knowledge of the fundamental aspects and to the construction of a theoretical and methodological framework on accessibility for this scientific field. It ratifies the thesis that the absence of studies on accessibility and social inclusion in Brazilian archival theory indicates a lack of attention from archival professionals and public archival institutions to universal access. We infer that the lack of research and administrative acts that justify and guide the access to archives with a bias towards social inclusion, prevents people with disabilities the right to information. The confirmation of the research hypothesis pointed out that the universal access to public archival institutions is preceded by the understanding of the biopsychosocial needs of users. In this perspective, this research addresses the problem of accessibility in the universe of archives through qualitative and quantitative analysis that is operationalized through technical procedures of bibliographic and documentary research and empirical method. We mapped the legal and administrative acts, such as laws, decrees, ordinances and resolutions of the National Council of Archives, as well as the Political Pedagogical Projects of Brazilian Schools of Archiving, in order to identify the existence, or not, of the theme of accessibility. The results showed that there are gaps in the training process of professionals and absence of archival policies related to accessibility and care of people with disabilities within the public archival institutions. Thus, the thesis shows the need to undertake and apply the six dimensions of accessibility in archival environments.410 f.Oliveira, Lúcia Maria Velloso deVillasenor Rodriguez, IsabelSilva, Eliezer Pires daSilva, José AntonioMattos, Renato deRangel, Thayron Rodrigues2023-08-03T21:21:30Z2023-08-03T21:21:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29767CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-03T21:21:34Zoai:app.uff.br:1/29767Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-03T21:21:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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