O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Liz, Pamella Amorim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14386
Resumo: A pesquisa tem como objetivo de estudo o legado da obra de Franklin Cascaes, nascido em 1908, em Itaguaçú, Santa Catarina. Franklin Cascaes tornou-se um dos nomes mais importantes no registro das manifestações e tradições culturais de origem açoriana na região de Florianópolis. Seu processo criativo passeia pelas narrativas advindas de suas incursões no interior da Ilha de Santa Catarina, da participação no cotidiano das comunidades, de sua própria memória. Resultado disso são esculturas, desenhos e textos que mostram a vida de uma Florianópolis que Cascaes pretendia preservar, considerando que a perda de suas tradições representasse uma ameaça à identidade coletiva local. Sua obra elabora uma crítica da modernidade. É interessante perceber ao longo do processo de construção e preservação da cultura, ainda em vida, a luta interna pela qual Cascaes passou tentando negar os avanços tecnológicos que surgiam. Eram contradições que influenciaram seu modo de pensar e, definitivamente marcaram espaço em seu portfólio artístico. Após seu falecimento em 1983, vimos sua memória ser construída através de jornais, exposições e publicações, os quais atribuem à Cascaes o título de folclorista e pesquisador, dentre outras denominações, elevando junto com ele, sua obra, que ganha destaque.
id UFF-2_270b83745eea9ff7047078c7f80c20aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14386
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin CascaesCulturaMemóriasCascaes, Franklin 1908-1983A pesquisa tem como objetivo de estudo o legado da obra de Franklin Cascaes, nascido em 1908, em Itaguaçú, Santa Catarina. Franklin Cascaes tornou-se um dos nomes mais importantes no registro das manifestações e tradições culturais de origem açoriana na região de Florianópolis. Seu processo criativo passeia pelas narrativas advindas de suas incursões no interior da Ilha de Santa Catarina, da participação no cotidiano das comunidades, de sua própria memória. Resultado disso são esculturas, desenhos e textos que mostram a vida de uma Florianópolis que Cascaes pretendia preservar, considerando que a perda de suas tradições representasse uma ameaça à identidade coletiva local. Sua obra elabora uma crítica da modernidade. É interessante perceber ao longo do processo de construção e preservação da cultura, ainda em vida, a luta interna pela qual Cascaes passou tentando negar os avanços tecnológicos que surgiam. Eram contradições que influenciaram seu modo de pensar e, definitivamente marcaram espaço em seu portfólio artístico. Após seu falecimento em 1983, vimos sua memória ser construída através de jornais, exposições e publicações, os quais atribuem à Cascaes o título de folclorista e pesquisador, dentre outras denominações, elevando junto com ele, sua obra, que ganha destaque.150 p.NiteróiMendonça, Paulo Knauss deMartins, Ismenia de LimaFlores, Maria Bernardete RamosLiz, Pamella Amorim2020-07-20T18:26:47Z2020-07-20T18:26:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14386Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T15:07:15Zoai:app.uff.br:1/14386Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-03T15:07:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
title O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
spellingShingle O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
Liz, Pamella Amorim
Cultura
Memórias
Cascaes, Franklin 1908-1983
title_short O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
title_full O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
title_fullStr O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
title_full_unstemmed O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
title_sort O Homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes
author Liz, Pamella Amorim
author_facet Liz, Pamella Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Paulo Knauss de
Martins, Ismenia de Lima
Flores, Maria Bernardete Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Liz, Pamella Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Memórias
Cascaes, Franklin 1908-1983
topic Cultura
Memórias
Cascaes, Franklin 1908-1983
description A pesquisa tem como objetivo de estudo o legado da obra de Franklin Cascaes, nascido em 1908, em Itaguaçú, Santa Catarina. Franklin Cascaes tornou-se um dos nomes mais importantes no registro das manifestações e tradições culturais de origem açoriana na região de Florianópolis. Seu processo criativo passeia pelas narrativas advindas de suas incursões no interior da Ilha de Santa Catarina, da participação no cotidiano das comunidades, de sua própria memória. Resultado disso são esculturas, desenhos e textos que mostram a vida de uma Florianópolis que Cascaes pretendia preservar, considerando que a perda de suas tradições representasse uma ameaça à identidade coletiva local. Sua obra elabora uma crítica da modernidade. É interessante perceber ao longo do processo de construção e preservação da cultura, ainda em vida, a luta interna pela qual Cascaes passou tentando negar os avanços tecnológicos que surgiam. Eram contradições que influenciaram seu modo de pensar e, definitivamente marcaram espaço em seu portfólio artístico. Após seu falecimento em 1983, vimos sua memória ser construída através de jornais, exposições e publicações, os quais atribuem à Cascaes o título de folclorista e pesquisador, dentre outras denominações, elevando junto com ele, sua obra, que ganha destaque.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-07-20T18:26:47Z
2020-07-20T18:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14386
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14386
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135790939013120