A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cerqueira, Marcelo Neder
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8311
Resumo: Esta dissertação aborda as contradições sociais e as relações de poder inscritas na formação da cultura política burguesa através da literatura de Arthur Schnitzler (1862-1931). Entendemos que a modernidade vienense da virada do século XIX para o XX, seus antecedentes e desdobramentos, falam diretamente aos conflitos da contemporaneidade, especialmente a partir da compreensão da subjetividade como espaço político. As relações de poder são aqui entendidas como uma expressão de relações de força que sempre se colocam através da linguagem, conectando, assim, sujeito e sociedade, parte e todo. A pesquisa contempla a discussão das novelas Breve romance de sonho (Traumnovelle) e Senhorita Else (Fräulein Else). Pretende-se, assim, fazer uma análise da conjuntura política que incide na formação da mentalidade e sensibilidade modernas
id UFF-2_2baeb167b0b01e3ac271ca83e9e5f362
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8311
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)Relações de poderCultura políticaModernidadeSubjetividadeLiteraturaArthur SchnitzlerModernidadePoderPolítica culturalPower relationsPolitical cultureModernitySubjectivityLiteratureArthur SchnitzlerEsta dissertação aborda as contradições sociais e as relações de poder inscritas na formação da cultura política burguesa através da literatura de Arthur Schnitzler (1862-1931). Entendemos que a modernidade vienense da virada do século XIX para o XX, seus antecedentes e desdobramentos, falam diretamente aos conflitos da contemporaneidade, especialmente a partir da compreensão da subjetividade como espaço político. As relações de poder são aqui entendidas como uma expressão de relações de força que sempre se colocam através da linguagem, conectando, assim, sujeito e sociedade, parte e todo. A pesquisa contempla a discussão das novelas Breve romance de sonho (Traumnovelle) e Senhorita Else (Fräulein Else). Pretende-se, assim, fazer uma análise da conjuntura política que incide na formação da mentalidade e sensibilidade modernasThis dissertation focuses on social contradictions and power relations in the formation of bourgeois political culture throughout the literature of Arthur Schnitzler (1862-1931). We understand that the Viennese modernity at the turn of the nineteenth to the twentieth centuries, its antecedents and consequences, is directly linked with contemporary conflicts, especially with the understanding of subjectivity as political space. Power relations are understood as an expression of relations among forces which always arise through language, connecting thus subject and society, part and whole. The research has in view the discussion of the novels “Dream history” (Traumnovelle) and “Miss Else” (Fräulein Else). We intend to analyze the political situations that affect the formation of the modern mentality and sensibilityFigueiredo, Eurico de LimaBatista, Vera Malaguti de Souza WeglinskyPessoa, Patrick Estellita CavalvantiAlves Filho, AluizioAugusto, Cláudio FariasCerqueira, Marcelo Neder2019-01-23T13:06:07Z2019-01-23T13:06:07Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8311openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-17T17:32:55Zoai:app.uff.br:1/8311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-17T17:32:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
title A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
spellingShingle A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
Cerqueira, Marcelo Neder
Relações de poder
Cultura política
Modernidade
Subjetividade
Literatura
Arthur Schnitzler
Modernidade
Poder
Política cultural
Power relations
Political culture
Modernity
Subjectivity
Literature
Arthur Schnitzler
title_short A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
title_full A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
title_fullStr A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
title_full_unstemmed A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
title_sort A modernidade vienense na virada para o século XX: relações de poder e subjetividade na obra de Arthur Schnitzler (1862/1931)
author Cerqueira, Marcelo Neder
author_facet Cerqueira, Marcelo Neder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Eurico de Lima
Batista, Vera Malaguti de Souza Weglinsky
Pessoa, Patrick Estellita Cavalvanti
Alves Filho, Aluizio
Augusto, Cláudio Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Marcelo Neder
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de poder
Cultura política
Modernidade
Subjetividade
Literatura
Arthur Schnitzler
Modernidade
Poder
Política cultural
Power relations
Political culture
Modernity
Subjectivity
Literature
Arthur Schnitzler
topic Relações de poder
Cultura política
Modernidade
Subjetividade
Literatura
Arthur Schnitzler
Modernidade
Poder
Política cultural
Power relations
Political culture
Modernity
Subjectivity
Literature
Arthur Schnitzler
description Esta dissertação aborda as contradições sociais e as relações de poder inscritas na formação da cultura política burguesa através da literatura de Arthur Schnitzler (1862-1931). Entendemos que a modernidade vienense da virada do século XIX para o XX, seus antecedentes e desdobramentos, falam diretamente aos conflitos da contemporaneidade, especialmente a partir da compreensão da subjetividade como espaço político. As relações de poder são aqui entendidas como uma expressão de relações de força que sempre se colocam através da linguagem, conectando, assim, sujeito e sociedade, parte e todo. A pesquisa contempla a discussão das novelas Breve romance de sonho (Traumnovelle) e Senhorita Else (Fräulein Else). Pretende-se, assim, fazer uma análise da conjuntura política que incide na formação da mentalidade e sensibilidade modernas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-01-23T13:06:07Z
2019-01-23T13:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8311
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038154671194112