Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Niterói
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23828 |
Resumo: | A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Traz reflexões acerca do meu trabalho pedagógico com foco no diálogo com as crianças como possibilidade de me orientar na produção de uma prática dialógica (FREIRE,2005) e antirracista (CAVALLEIRO, 2001, GOMES, 2005, MUNANGA, 1999) no cotidiano da Educação Infantil. No processo de investigação a invisibilidade e silenciamento da negritude, do ser negro das crianças das classes populares no processo de escolarização se delineou como problema da pesquisa. O trabalho nasce de interrogações que emergem dos encontros entre a professora pesquisadora e as crianças, com idade entre três e quatro anos matriculadas em um Núcleo Avançado de Educação Infantil pertencente à rede municipal de Niterói- Rio de Janeiro. Como parte desse processo de estudo a pesquisadora elabora a metáfora do cavucar exercendo o papel de Sankofa ao recordar as práticas pedagógicas que atravessam sua formação humana e profissional. O exercício investigativo foi delineado metodologicamente como uma pesquisa com o cotidiano. O diálogo e a escuta são procedimentos que potencializam suas reflexões tecidas por meio da escrevivência como forma de estilhaçar as máscaras brancas e ecoar as vozes historicamente subalternizadas. A pesquisadora aposta no paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) para captar pistas, sinais e indícios presentes nas vozes, nos gestos e silêncios das crianças. Utiliza como fontes de estudo e problematização da sua prática as informações contidas nos cadernos de registros do seu fazer, nos relatos de momentos vivenciados com as crianças, nas fotografias e vídeos das vivências com os pequenos. Algumas aprendizagens do trabalho são: a importância da problematização da própria prática pedagógica para o reconhecimento e fortalecimento da negritude na sua formação com professora pesquisadora negra; a luta por uma educação libertadora anunciada no diálogo com as crianças, a presença de elementos essenciais a uma Educação Popular tecida no espaço público de Educação Infantil; a educação como possibilidade de sair do lugar da dor para o lugar da potência, lugar da vida e alegria presente nas infâncias das crianças negras e não negras de classes populares. |
id |
UFF-2_2d177c83d6b1b2d56b6c127bfa5e3810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23828 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola públicaEducação InfantilNegritudeClasses PopularesFormação docente antirracistaEducação infantilNegro - aspecto socialRacismoChild educationBlacknessPopular ClassesAnti-racist teacher trainingA presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Traz reflexões acerca do meu trabalho pedagógico com foco no diálogo com as crianças como possibilidade de me orientar na produção de uma prática dialógica (FREIRE,2005) e antirracista (CAVALLEIRO, 2001, GOMES, 2005, MUNANGA, 1999) no cotidiano da Educação Infantil. No processo de investigação a invisibilidade e silenciamento da negritude, do ser negro das crianças das classes populares no processo de escolarização se delineou como problema da pesquisa. O trabalho nasce de interrogações que emergem dos encontros entre a professora pesquisadora e as crianças, com idade entre três e quatro anos matriculadas em um Núcleo Avançado de Educação Infantil pertencente à rede municipal de Niterói- Rio de Janeiro. Como parte desse processo de estudo a pesquisadora elabora a metáfora do cavucar exercendo o papel de Sankofa ao recordar as práticas pedagógicas que atravessam sua formação humana e profissional. O exercício investigativo foi delineado metodologicamente como uma pesquisa com o cotidiano. O diálogo e a escuta são procedimentos que potencializam suas reflexões tecidas por meio da escrevivência como forma de estilhaçar as máscaras brancas e ecoar as vozes historicamente subalternizadas. A pesquisadora aposta no paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) para captar pistas, sinais e indícios presentes nas vozes, nos gestos e silêncios das crianças. Utiliza como fontes de estudo e problematização da sua prática as informações contidas nos cadernos de registros do seu fazer, nos relatos de momentos vivenciados com as crianças, nas fotografias e vídeos das vivências com os pequenos. Algumas aprendizagens do trabalho são: a importância da problematização da própria prática pedagógica para o reconhecimento e fortalecimento da negritude na sua formação com professora pesquisadora negra; a luta por uma educação libertadora anunciada no diálogo com as crianças, a presença de elementos essenciais a uma Educação Popular tecida no espaço público de Educação Infantil; a educação como possibilidade de sair do lugar da dor para o lugar da potência, lugar da vida e alegria presente nas infâncias das crianças negras e não negras de classes populares.This research is part of the research line Studies of the Daily Life of Popular Education. It brings reflections about my pedagogical work with a focus on dialogue with children as a possibility to guide me in the production of a dialogical (FREIRE, 2005) and anti-racist (CAVALLEIRO, 2001, GOMES, 2005, MURANGA, 1999) practice in the daily life of Early Childhood Education. In the investigation process, the invisibility and silencing of blackness, of being black among children from the popular classes in the schooling process was outlined as a research problem. The work is born from questions that emerge from the meetings between the researcher teacher and the children, aged between three and four years old, enrolled in an Advanced Child Education Center belonging to the municipal network of Niterói-Rio de Janeiro. As part of this study process, the researcher elaborates the metaphor of the cavucar playing the role of Sankofa by recalling the pedagogical practices that permeate her human and professional training. The investigative exercise was methodologically designed as a survey of everyday life. Dialogue and listening are procedures that enhance their reflections woven through writing as a way of shattering the white masks and echoing historically subalternized voices. The researcher bets on the evidential paradigm proposed by Ginzburg (1989) to capture clues, signs and clues present in the voices, gestures and silences of children. It uses as sources of study and problematization of its practice the information contained in the notebooks of records of its practice, in the reports of moments experienced with the children, in the photographs and videos of the experiences with the little ones. Some lessons learned from work are: the importance of problematizing their own pedagogical practice for the recognition and strengthening of blackness in their training as a black researcher teacher; the struggle for a liberating education announced in the dialogue with children, the presence of essential elements for a Popular Education woven into the public space of Early Childhood Education; education as a possibility to move from the place of pain to the place of power, a place of life and joy present in the childhoods of black and non-black children from popular classes.180f.NiteróiEsteban, Maria TeresaKaercher, Gladis Elise Pereira da SilvaSampaio, Marisa NarcizoEckhardt, FabianaOliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de2021-12-07T13:08:14Z2021-12-07T13:08:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Joana Paula dos Santos Gomes de. Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23828Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-07T13:08:14Zoai:app.uff.br:1/23828Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-07T13:08:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
title |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
spellingShingle |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública Oliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de Educação Infantil Negritude Classes Populares Formação docente antirracista Educação infantil Negro - aspecto social Racismo Child education Blackness Popular Classes Anti-racist teacher training |
title_short |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
title_full |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
title_fullStr |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
title_full_unstemmed |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
title_sort |
Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública |
author |
Oliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteban, Maria Teresa Kaercher, Gladis Elise Pereira da Silva Sampaio, Marisa Narcizo Eckhardt, Fabiana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Paula dos Santos Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Negritude Classes Populares Formação docente antirracista Educação infantil Negro - aspecto social Racismo Child education Blackness Popular Classes Anti-racist teacher training |
topic |
Educação Infantil Negritude Classes Populares Formação docente antirracista Educação infantil Negro - aspecto social Racismo Child education Blackness Popular Classes Anti-racist teacher training |
description |
A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Traz reflexões acerca do meu trabalho pedagógico com foco no diálogo com as crianças como possibilidade de me orientar na produção de uma prática dialógica (FREIRE,2005) e antirracista (CAVALLEIRO, 2001, GOMES, 2005, MUNANGA, 1999) no cotidiano da Educação Infantil. No processo de investigação a invisibilidade e silenciamento da negritude, do ser negro das crianças das classes populares no processo de escolarização se delineou como problema da pesquisa. O trabalho nasce de interrogações que emergem dos encontros entre a professora pesquisadora e as crianças, com idade entre três e quatro anos matriculadas em um Núcleo Avançado de Educação Infantil pertencente à rede municipal de Niterói- Rio de Janeiro. Como parte desse processo de estudo a pesquisadora elabora a metáfora do cavucar exercendo o papel de Sankofa ao recordar as práticas pedagógicas que atravessam sua formação humana e profissional. O exercício investigativo foi delineado metodologicamente como uma pesquisa com o cotidiano. O diálogo e a escuta são procedimentos que potencializam suas reflexões tecidas por meio da escrevivência como forma de estilhaçar as máscaras brancas e ecoar as vozes historicamente subalternizadas. A pesquisadora aposta no paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) para captar pistas, sinais e indícios presentes nas vozes, nos gestos e silêncios das crianças. Utiliza como fontes de estudo e problematização da sua prática as informações contidas nos cadernos de registros do seu fazer, nos relatos de momentos vivenciados com as crianças, nas fotografias e vídeos das vivências com os pequenos. Algumas aprendizagens do trabalho são: a importância da problematização da própria prática pedagógica para o reconhecimento e fortalecimento da negritude na sua formação com professora pesquisadora negra; a luta por uma educação libertadora anunciada no diálogo com as crianças, a presença de elementos essenciais a uma Educação Popular tecida no espaço público de Educação Infantil; a educação como possibilidade de sair do lugar da dor para o lugar da potência, lugar da vida e alegria presente nas infâncias das crianças negras e não negras de classes populares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07T13:08:14Z 2021-12-07T13:08:14Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Joana Paula dos Santos Gomes de. Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23828 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Joana Paula dos Santos Gomes de. Negritude e classes populares: fios e desafios do diálogo entre professora e crianças na escola pública. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807827825228513280 |