Cuidado essencial: saberes e práticas de um movimento de pré-vestibular e educação popular para a juventude periférica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rodrigues, Thayná de Oliveira Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27488
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades e limites de um movimento de educação popular em promover o cuidado essencial à juventude periférica do pré-vestibular popular (PVP). Realizar este levantamento em um espaço como este é uma oportunidade de lidar com o projeto de vida desta população que está sendo, a todo instante, desenhado e redesenhado, mediante a construção do possível e das oportunidades, habilidades que adquirem no decorrer de sua constituição como sujeito. Esta experiência impacta diretamente o que eles enxergam e experimentam como possibilidades de existência. O desafio desta pesquisa está em descobrir os saberes, as práticas, as experiências e vivências que se constituem em práticas de cuidado para a juventude e possibilitam que eles vivenciem plenamente suas juventudes em sociedade. O cuidado propiciado em espaços não advém de uma racionalidade técnica, mas busca incidir sobre a dimensão existencial do sujeito, o que permite ou facilita a formação de um sentido humano, pois a missão histórica do ser humano está na busca do Ser-mais. Sob esta análise, um Cuidado que permita o Ser-mais deve caminhar em busca de uma prática autêntica de libertação para a emancipação humana por meio dos princípios dialógicos. Foram realizadas entrevistas com seis coordenadores educadores do Pré-vestibular Popular da Rede Emancipa, localizado no município de São Gonçalo. Depreendeu-se nesta pesquisa que o cuidado essencial praticado no movimento, que assume vários sentidos no interior de suas práticas, possibilita a juventude periférica do PVP, a partir da denúncia - dos estados vulnerabilizantes - e do anúncio - pela relação de alteridade -, viver o Ser-mais, pois preocupa-se com a emancipação destes sujeitos, com a superação dos estados que os vulnerabilizam e apostam em seus projetos de vida pela/para a educação. Assim, eles caminham em busca de um cuidado transgressor que visa transcender as situações-limites impostas ao seu Ser Mais, pois não é possível Ser-mais em um mundo que priva os sujeitos de viverem plenamente suas subjetividades cem toda a sua potência de ser e agir
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O desafio desta pesquisa está em descobrir os saberes, as práticas, as experiências e vivências que se constituem em práticas de cuidado para a juventude e possibilitam que eles vivenciem plenamente suas juventudes em sociedade. O cuidado propiciado em espaços não advém de uma racionalidade técnica, mas busca incidir sobre a dimensão existencial do sujeito, o que permite ou facilita a formação de um sentido humano, pois a missão histórica do ser humano está na busca do Ser-mais. Sob esta análise, um Cuidado que permita o Ser-mais deve caminhar em busca de uma prática autêntica de libertação para a emancipação humana por meio dos princípios dialógicos. Foram realizadas entrevistas com seis coordenadores educadores do Pré-vestibular Popular da Rede Emancipa, localizado no município de São Gonçalo. Depreendeu-se nesta pesquisa que o cuidado essencial praticado no movimento, que assume vários sentidos no interior de suas práticas, possibilita a juventude periférica do PVP, a partir da denúncia - dos estados vulnerabilizantes - e do anúncio - pela relação de alteridade -, viver o Ser-mais, pois preocupa-se com a emancipação destes sujeitos, com a superação dos estados que os vulnerabilizam e apostam em seus projetos de vida pela/para a educação. Assim, eles caminham em busca de um cuidado transgressor que visa transcender as situações-limites impostas ao seu Ser Mais, pois não é possível Ser-mais em um mundo que priva os sujeitos de viverem plenamente suas subjetividades cem toda a sua potência de ser e agirThis work aims to analyze the potentialities and limits of a popular education movement in promoting essential care to the peripheral youth of the popular pre-vestibular (PVP). Carrying out this survey in a space like this is an opportunity to deal with the life project of this population that is being, at all times, designed and redesigned, through the construction of possibilities and opportunities, skills that they acquire in the course of their constitution as subject. This experience directly impacts what they see and experience as possibilities of existence. The challenge of this research is to discover the knowledge, practices, experiences and experiences that constitute care practices for youth and enable them to fully experience their youth in society. The care provided in spaces does not come from a technical rationality, but seeks to focus on the existential dimension of the subject, which allows or facilitates the formation of a human sense, since the historical mission of the human being is in the search for Being-more. Under this analysis, a Care that allows the Being-more must walk in search of an authentic practice of liberation for human emancipation through dialogic principles. Interviews were carried out with six coordinators-educators of the Pre-vestibular Popular da Rede Emancipa, located in the municipality of São Gonçalo. It was inferred in this research that the essential care practiced in the movement, which assumes several meanings within its practices, enables the peripheral youth of the PVP, from the denunciation – of the vulnerable states – and the announcement – by the relationship of alterity -, to live Be-more, as it is concerned with the emancipation of these subjects, with overcoming the states that make them vulnerable and betting on their life projects through/for education. Thus, they walk in search of a transgressive care that aims to transcend the limiting situations imposed on their Beingmore, as it is not possible to Be-more in a world that deprives subjects of fully living their subjectivities with all their power of being and act161 f.Berger, Sônia Maria Dantashttp://lattes.cnpq.br/8153894424364049Berger, Sônia Maria Dantashttp://lattes.cnpq.br/8153894424364049Alves, Hayda Josianehttp://lattes.cnpq.br/8032215195938396Latgé, Paula Kwammehttp://lattes.cnpq.br/8488585995165687Koifman, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/4998997759684466Rodrigues, Thayná de Oliveira Moreira2023-01-06T12:12:00Z2023-01-06T12:12:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Thayná de Oliveira Moreira. Cuidado essencial: saberes e práticas de um movimento de pré-vestibular e educação popular para a juventude periférica. 2022. 161 f. 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