O desfolhar-se lírico e vegetal na poesia de Cecília Meireles

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pereira, Bruna de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24839
Resumo: Na lógica extrativista, a natureza é percebida como exterior à vida humana. A relação hierárquica, segundo a qual a vida vegetal estaria subordinada ao homem, tem suas origens no século XVIII com a publicação de O Sistema da Natureza (1735) compilado por Carl Linné, livro no qual o naturalista elabora um sistema de classificação para as plantas que contribui para uma tradição que as configura como objeto passivo e subordinado à interferência do homem, especificamente dos naturalistas, para sua ordenação. Isso posto, a presente dissertação apresenta a discussão da relação entre o humano e a existência vegetal em poemas selecionados de Cecília Meireles (1901- 1964), a fim de perceber, a partir de uma perspectiva decolonial e de perspectivas ecofeministas, de que forma a visão poética da natureza em Cecília apresenta aspectos que vão ao encontro de uma desconstrução epistemológica da representação das plantas. As representações da flora nos poemas “Desenho” e “Romãs” viabilizaram discutir como a associação entre natureza e feminino aparece no pensamento moderno, bem como seus desdobramentos. Outrossim, destaca-se nas análises de “Papéis” e “Sonho de Maria Alice” como a linguagem e visão poéticas delineiam a relação com os vegetais, permeando pontos recorrentes na obra de Meireles, como a questão do sagrado. Na tensão entre o eterno e o efêmero nos poemas “Campo” e “Poema da humildade”, averígua-se de que forma os recursos poéticos utilizados por Cecília correspondem à ideia de um equilíbrio dinâmico, no qual seres humanos são percebidos como parte integrante do mundo natural. Em “Por Baixo dos Largos Fícus” e “Amor- perfeito”, identificam-se os movimentos das flores e folhas como característica de uma natureza interativa e comunicativa. Por fim, nos versos de “Briônia” e “Renúncia”, ressalta-se a magia da natureza, através da compreensão de um pensamento da ordem sensível elaborado pela representação das plantas nos poemas. Ao longo da dissertação, explora-se o desfolhar-se tanto como recurso lírico recorrente na poética de Meireles quanto como movimento orquestrado pela flora representada nessa poesia. Desse modo, o espaço erigido pela poesia ceciliana convida à outra forma de percepção da vida vegetal, uma perspectiva antiextrativista, apresentando uma natureza criativa e encantatória.
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Isso posto, a presente dissertação apresenta a discussão da relação entre o humano e a existência vegetal em poemas selecionados de Cecília Meireles (1901- 1964), a fim de perceber, a partir de uma perspectiva decolonial e de perspectivas ecofeministas, de que forma a visão poética da natureza em Cecília apresenta aspectos que vão ao encontro de uma desconstrução epistemológica da representação das plantas. As representações da flora nos poemas “Desenho” e “Romãs” viabilizaram discutir como a associação entre natureza e feminino aparece no pensamento moderno, bem como seus desdobramentos. Outrossim, destaca-se nas análises de “Papéis” e “Sonho de Maria Alice” como a linguagem e visão poéticas delineiam a relação com os vegetais, permeando pontos recorrentes na obra de Meireles, como a questão do sagrado. Na tensão entre o eterno e o efêmero nos poemas “Campo” e “Poema da humildade”, averígua-se de que forma os recursos poéticos utilizados por Cecília correspondem à ideia de um equilíbrio dinâmico, no qual seres humanos são percebidos como parte integrante do mundo natural. Em “Por Baixo dos Largos Fícus” e “Amor- perfeito”, identificam-se os movimentos das flores e folhas como característica de uma natureza interativa e comunicativa. Por fim, nos versos de “Briônia” e “Renúncia”, ressalta-se a magia da natureza, através da compreensão de um pensamento da ordem sensível elaborado pela representação das plantas nos poemas. Ao longo da dissertação, explora-se o desfolhar-se tanto como recurso lírico recorrente na poética de Meireles quanto como movimento orquestrado pela flora representada nessa poesia. Desse modo, o espaço erigido pela poesia ceciliana convida à outra forma de percepção da vida vegetal, uma perspectiva antiextrativista, apresentando uma natureza criativa e encantatória.In the extractivist logic, nature is realized as exterior to human life. The hierarchical relationship, which says that vegetal life would be subordinated to men, has its origins in XVIII century with the publication of The System of Nature (1735) compiled by Carl Linné, book which the naturalist elaborates a classification system to the plants that contribute to a tradition which sets them up as passive object and subordinated to men’s interference, specially to the naturalists, for their order. That being said, this dissertation shows the discussion of the relation between men and vegetable existence in the selected poems of Cecília Meireles (1901-1964), in order to realize, from a decolonial perspective and ecofeminist perspectives, how the poetic vision of nature in Cecilia shows up aspects that go toward an epistemological deconstruction of plants’ representation. The representations of the flora in the poems “Desenho” and “Romãs” made possible the discussion about how the association between nature and female shows up in modern thinking, as well as its developments. Furthermore, it is possible to stand out in the analysis of “Papéis” and “Sonho de Maria Alice” how poetic language and vision outline the relation with the vegetables, appearing in recurrent points of Meireles’ shell-work, like the sacred question. In the tension between the eternal and the ephemeral in the poems “Campo” and “Poema da humildade”, it is possible to search how the poetic resources used by Cecília correspond to the idea of a dynamic equilibrium, in which human beings are seen as part of the natural world. In “Por Baixo dos Largos Fícus” and “Amor-perfeito”, it is possible to identify the movements of the flowers and leaves as a character of an interactive and communicative nature. Lastly, in “Briônia” and “Renúncia”, the magic of the nature stands out, trough comprehension of a sensible thinking, made by plants’ representation in the poems. During this dissertation, the desfolhar-se will be explored as a lyric resource, and also as a movement managed by the flora presented in this poetry. Thus, the place erected by Cecilia’s poetry invites other way to percept vegetal life, an anti-extractivist point of view, showing up a creative and enchanting nature.119 p.Santos, Claudete Daflon dosBines, Rosana KohlChiarelli, StefaniaRibas, Maria CristinaSantos, Matildes Demetrio dosPereira, Bruna de Almeida2022-04-01T12:46:09Z2022-04-01T12:46:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Bruna de Almeida. O desfolhar-se lírico e vegetal na poesia de Cecília Meireles. 2021 119f. 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