Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Araújo, Patrícia Cabral
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25582
Resumo: A presente pesquisa investigou possibilidades de estimular o letramento crítico em aulas de língua inglesa de um colégio da rede pública do Rio de Janeiro através da adaptação de textos jornalísticos autênticos oriundo do site RioOnWatch, site lançado em maio de 2010 com o objetivo de expandir a visibilidade das favelas antes das Olimpíadas sediadas no Rio de Janeiro em 2016. O trabalho almejou analisar o resultado de atividades geradas de textos escolhidos e adaptados para o ambiente escolar de língua inglesa e de acordo com a realidade dos alunos dessa escola, essas atividades foram realizadas de forma remota durante a pandemia da COVID-19. Por meio da aplicação de seis atividades produzidas considerando as teorias decorrentes do letramento crítico e de critérios fundamentais para escolha e adaptação desses materiais jornalísticos e autênticos, visou-se observar possíveis efeitos desse processo na formação de alunos críticos, autônomos e aptos a se tornarem ativos socialmente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, possuindo como método a observação da aplicação das atividades, que contou com a participação e a produção dos alunos da escola pública escolhida e da professora pesquisadora. Os resultados do trabalho demonstram que as atividades de letramento crítico estabeleceram uma iniciativa fundamental na formação crítica e na participação social dos alunos, além de trazer para as aulas de língua inglesa temas que geralmente não são apresentados nesse contexto e que deram voz à diversas experiências dos estudantes e, como consequência, foi possível gerar inúmeras reflexões fundamentais para a formação cidadã.
id UFF-2_39e600d1d3dcf728580851d499a79eea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25582
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãosLetramento CríticoAdaptação de Material JornalísticoFormação CidadãLetramentoEducaçãoCidadaniaEnsino da língua inglesaCritical LiteracyAdaptation of Journalistic MaterialCitizenship EducationA presente pesquisa investigou possibilidades de estimular o letramento crítico em aulas de língua inglesa de um colégio da rede pública do Rio de Janeiro através da adaptação de textos jornalísticos autênticos oriundo do site RioOnWatch, site lançado em maio de 2010 com o objetivo de expandir a visibilidade das favelas antes das Olimpíadas sediadas no Rio de Janeiro em 2016. O trabalho almejou analisar o resultado de atividades geradas de textos escolhidos e adaptados para o ambiente escolar de língua inglesa e de acordo com a realidade dos alunos dessa escola, essas atividades foram realizadas de forma remota durante a pandemia da COVID-19. Por meio da aplicação de seis atividades produzidas considerando as teorias decorrentes do letramento crítico e de critérios fundamentais para escolha e adaptação desses materiais jornalísticos e autênticos, visou-se observar possíveis efeitos desse processo na formação de alunos críticos, autônomos e aptos a se tornarem ativos socialmente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, possuindo como método a observação da aplicação das atividades, que contou com a participação e a produção dos alunos da escola pública escolhida e da professora pesquisadora. Os resultados do trabalho demonstram que as atividades de letramento crítico estabeleceram uma iniciativa fundamental na formação crítica e na participação social dos alunos, além de trazer para as aulas de língua inglesa temas que geralmente não são apresentados nesse contexto e que deram voz à diversas experiências dos estudantes e, como consequência, foi possível gerar inúmeras reflexões fundamentais para a formação cidadã.This research investigated possibilities to stimulate critical literacy in English language teaching at a state school in Rio de Janeiro through the adaptation of authentic journalistic material from the RioOnWatch website, website launched in May 2010 with the aim of expanding the visibility of favelas before the 2016 Olympics held in Rio de Janeiro. This work aimed to analyze the outcomes of the activities produced from the chosen texts and adapted to the English language teaching at the school environment and according to the reality of its students, the activities were applied during the COVID-19 pandemic. Through the application of six activities produced considering the theories arising from critical literacy and fundamental criteria for choosing and adapting these journalistic and authentic materials, the objective was to observe possible effects of this process on the formation of autonomous and critical thinkers, which are able to become socially active. This work is based on a qualitative nature methodology and observed the application of the activities considering the participation and production of the students from the chosen state school and the researcher teacher. The results of the work demonstrate that critical literacy activities established a fundamental initiative in the critical formation and social participation of students, in addition to bringing to English language classes themes that are not usually presented in this context and these subjects provided students with the opportunity to talk about their experiences. As a consequence, it was possible to generate numerous fundamental reflections for citizen education.122 p.Windle, Joel AustinAraújo, Patrícia Cabral2022-07-06T14:46:03Z2022-07-06T14:46:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Patrícia Cabral. Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25582CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-06T14:46:07Zoai:app.uff.br:1/25582Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-06T14:46:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
title Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
spellingShingle Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
Araújo, Patrícia Cabral
Letramento Crítico
Adaptação de Material Jornalístico
Formação Cidadã
Letramento
Educação
Cidadania
Ensino da língua inglesa
Critical Literacy
Adaptation of Journalistic Material
Citizenship Education
title_short Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
title_full Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
title_fullStr Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
title_full_unstemmed Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
title_sort Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos
author Araújo, Patrícia Cabral
author_facet Araújo, Patrícia Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Windle, Joel Austin
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Patrícia Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Crítico
Adaptação de Material Jornalístico
Formação Cidadã
Letramento
Educação
Cidadania
Ensino da língua inglesa
Critical Literacy
Adaptation of Journalistic Material
Citizenship Education
topic Letramento Crítico
Adaptação de Material Jornalístico
Formação Cidadã
Letramento
Educação
Cidadania
Ensino da língua inglesa
Critical Literacy
Adaptation of Journalistic Material
Citizenship Education
description A presente pesquisa investigou possibilidades de estimular o letramento crítico em aulas de língua inglesa de um colégio da rede pública do Rio de Janeiro através da adaptação de textos jornalísticos autênticos oriundo do site RioOnWatch, site lançado em maio de 2010 com o objetivo de expandir a visibilidade das favelas antes das Olimpíadas sediadas no Rio de Janeiro em 2016. O trabalho almejou analisar o resultado de atividades geradas de textos escolhidos e adaptados para o ambiente escolar de língua inglesa e de acordo com a realidade dos alunos dessa escola, essas atividades foram realizadas de forma remota durante a pandemia da COVID-19. Por meio da aplicação de seis atividades produzidas considerando as teorias decorrentes do letramento crítico e de critérios fundamentais para escolha e adaptação desses materiais jornalísticos e autênticos, visou-se observar possíveis efeitos desse processo na formação de alunos críticos, autônomos e aptos a se tornarem ativos socialmente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, possuindo como método a observação da aplicação das atividades, que contou com a participação e a produção dos alunos da escola pública escolhida e da professora pesquisadora. Os resultados do trabalho demonstram que as atividades de letramento crítico estabeleceram uma iniciativa fundamental na formação crítica e na participação social dos alunos, além de trazer para as aulas de língua inglesa temas que geralmente não são apresentados nesse contexto e que deram voz à diversas experiências dos estudantes e, como consequência, foi possível gerar inúmeras reflexões fundamentais para a formação cidadã.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T14:46:03Z
2022-07-06T14:46:03Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Patrícia Cabral. Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25582
identifier_str_mv ARAÚJO, Patrícia Cabral. Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807827882857201664