Jovens alternativos: herança romântica e consumo na construção da identidade
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação existente nos dias de hoje entre consumo e identidade, tendo como objeto um grupo de adolescentes alternativos, que se congrega em torno de interesses comuns e de um gosto musical e estético semelhante, possuindo assim um tipo de consumo muito particular. Ao longo da pesquisa foi percebida uma forte dimensão subjetiva presente nas experiências de consumo destes adolescentes, que se sobrepõe à dimensão puramente material, nos remetendo às teorias de CAMPBELL (2001) de que o consumismo moderno tem como principal motivador o hedonismo e a ênfase dada pela sociedade atual ao individualismo. Assim, o trabalho demonstra que para analisar a forma como estes adolescentes atribuem significado às suas identidades é preciso estar atento para a valorização dada a eles à própria subjetividade e à necessidade de expressarem-se como indivíduos únicos e autênticos. É esta presença marcante da subjetividade e do individualismo como forma de atribuir sentido ao mundo e a si mesmo que nos permite relacionar os ideais deste grupo de adolescentes àqueles do movimento romântico do século XVIII, que de acordo com CAMPBELL (2001), deu origem ao consumismo moderno |
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Jovens alternativos: herança romântica e consumo na construção da identidadeConsumoIdentidadeRomantismoJuventude alternativaAntropologia urbanaIdentidade socialComportamento do adolescenteCostumes sociaisConsumptionIdentityRomanticAlternative adolescentsO presente trabalho tem como objetivo analisar a relação existente nos dias de hoje entre consumo e identidade, tendo como objeto um grupo de adolescentes alternativos, que se congrega em torno de interesses comuns e de um gosto musical e estético semelhante, possuindo assim um tipo de consumo muito particular. Ao longo da pesquisa foi percebida uma forte dimensão subjetiva presente nas experiências de consumo destes adolescentes, que se sobrepõe à dimensão puramente material, nos remetendo às teorias de CAMPBELL (2001) de que o consumismo moderno tem como principal motivador o hedonismo e a ênfase dada pela sociedade atual ao individualismo. Assim, o trabalho demonstra que para analisar a forma como estes adolescentes atribuem significado às suas identidades é preciso estar atento para a valorização dada a eles à própria subjetividade e à necessidade de expressarem-se como indivíduos únicos e autênticos. É esta presença marcante da subjetividade e do individualismo como forma de atribuir sentido ao mundo e a si mesmo que nos permite relacionar os ideais deste grupo de adolescentes àqueles do movimento romântico do século XVIII, que de acordo com CAMPBELL (2001), deu origem ao consumismo modernoThe present work has as objective to analyze the existent relationship nowadays between consumption and identity, having as object a group of alternative adolescents, that if congregates around common interests and of a musical taste and aesthetic fellow creature, thus possessing a type of very particular consumption. Throughout the research one strong present subjective dimension in the experiences of consumption of these adolescents, that if overlaps to the purely material dimension, in sending to the CAMPBELL theories was perceived (2001) of that the modern consumerism has as main motivating the hedonism and the emphasis given for the current society to the individualism. Thus, the work demonstrates that to analyze the form as these adolescents attribute meant to its identities are necessary to be intent for the given valuation they to the proper subjectivity and the necessity to express as authentic only individuals. It is this striking presence of the subjectivity and the individualism as form to attribute sensible to the world and itself exactly that in she allows them to relate the ideals of this group of adolescents to those of the romantic movement of century XVIII, which in accordance with CAMPBELL (2001), gave origin to the modern consumerism163 p.Gomes, Laura Grazielahttp://lattes.cnpq.br/1736294295596552Leopoldi, José Sáviohttp://lattes.cnpq.br/0594779512870794Rezende, Claudia Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/2464920090343673http://lattes.cnpq.br/0369655961361051Ramos, Fernanda Sansão2023-10-20T13:00:10Z2023-10-20T13:00:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Fernanda Sansão. Jovens alternativos: herança romântica e consumo na construção da identidade. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30872CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-20T13:00:14Zoai:app.uff.br:1/30872Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-20T13:00:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação existente nos dias de hoje entre consumo e identidade, tendo como objeto um grupo de adolescentes alternativos, que se congrega em torno de interesses comuns e de um gosto musical e estético semelhante, possuindo assim um tipo de consumo muito particular. Ao longo da pesquisa foi percebida uma forte dimensão subjetiva presente nas experiências de consumo destes adolescentes, que se sobrepõe à dimensão puramente material, nos remetendo às teorias de CAMPBELL (2001) de que o consumismo moderno tem como principal motivador o hedonismo e a ênfase dada pela sociedade atual ao individualismo. Assim, o trabalho demonstra que para analisar a forma como estes adolescentes atribuem significado às suas identidades é preciso estar atento para a valorização dada a eles à própria subjetividade e à necessidade de expressarem-se como indivíduos únicos e autênticos. É esta presença marcante da subjetividade e do individualismo como forma de atribuir sentido ao mundo e a si mesmo que nos permite relacionar os ideais deste grupo de adolescentes àqueles do movimento romântico do século XVIII, que de acordo com CAMPBELL (2001), deu origem ao consumismo moderno |
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