Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ditzz, Áquila Jerard Moulin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12795
Resumo: A presente dissertação apresenta resultados do desenvolvimento e aplicação da ferramenta AvalEaDor, em uma pesquisa do tipo estudo de caso, junto aos professores e alunos do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. No Brasil e no mundo, nos últimos anos, houve uma expansão da utilização da internet nos lares, bem como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente celulares e smartphones. Isso trouxe mudanças não somente nas relações sociais, mas em como os indivíduos trabalham e aprendem. Um reflexo disso é o crescimento de cursos na modalidade Ensino a distância no Brasil. Diante deste novo cenário percebe-se a importância da existência de uma ferramenta que apoie o processo avaliativo formativo de indivíduos, possibilitando uma melhora na forma de aprender por intermédio da realização de testes práticos utilizando para este fim, principalmente os dispositivos móveis e a internet. Desta forma, foi desenvolvido para este trabalho um Learning Management System (LMS), denominado AvalEaDor, com foco na criação e aplicação de testes práticos para autoavaliação na modalidade de ensino mobile learning (m-learning), visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. No presente trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento da ferramenta, a fundamentação teórica que o embasa e as principais funcionalidades nela presentes, bem como o estudo de caso com utilização da ferramenta que evidenciou que a mesma obteve boa aceitação, tanto de alunos como professores, pois possui diversos tipos de questões e podem auxiliar no desenvolvimento de atividades complementares à avaliação e atividades para casa. Evidenciou-se também, que a avaliação automática de questões discursivas, realizada pela ferramenta, possui, em sua maioria, níveis próximos às avaliações realizadas por avaliadores humanos
id UFF-2_3b06e484397d4074f5c37c58d32b5c58
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12795
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distânciaLearning management systemMobile learningEnsino a distânciaTestes práticosAvaliação formativaAutoavaliaçãoInovação educacionalTecnologia da informaçãoAvaliação educacionalLearning management systemMobile learningDistance learningPractical testsFormative evaluationSelf-evaluationA presente dissertação apresenta resultados do desenvolvimento e aplicação da ferramenta AvalEaDor, em uma pesquisa do tipo estudo de caso, junto aos professores e alunos do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. No Brasil e no mundo, nos últimos anos, houve uma expansão da utilização da internet nos lares, bem como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente celulares e smartphones. Isso trouxe mudanças não somente nas relações sociais, mas em como os indivíduos trabalham e aprendem. Um reflexo disso é o crescimento de cursos na modalidade Ensino a distância no Brasil. Diante deste novo cenário percebe-se a importância da existência de uma ferramenta que apoie o processo avaliativo formativo de indivíduos, possibilitando uma melhora na forma de aprender por intermédio da realização de testes práticos utilizando para este fim, principalmente os dispositivos móveis e a internet. Desta forma, foi desenvolvido para este trabalho um Learning Management System (LMS), denominado AvalEaDor, com foco na criação e aplicação de testes práticos para autoavaliação na modalidade de ensino mobile learning (m-learning), visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. No presente trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento da ferramenta, a fundamentação teórica que o embasa e as principais funcionalidades nela presentes, bem como o estudo de caso com utilização da ferramenta que evidenciou que a mesma obteve boa aceitação, tanto de alunos como professores, pois possui diversos tipos de questões e podem auxiliar no desenvolvimento de atividades complementares à avaliação e atividades para casa. Evidenciou-se também, que a avaliação automática de questões discursivas, realizada pela ferramenta, possui, em sua maioria, níveis próximos às avaliações realizadas por avaliadores humanosThe present dissertation presents results of the development and application of the AvalEaDor tool, in a case study type research, with teachers and students of the Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. In Brazil and the world, in recent years, there has been an expansion of the use of the Internet in homes, as well as the use of Information and Communication Technologies (ICT), mainly cell phones and smartphones. This has brought about changes not only in social relations, but in how individuals work and learn. A reflection of this is the growth of distance learning courses in Brazil. In view of this new scenario, the importance of the existence of a tool to support the formative evaluative process of individuals is evident, enabling an improvement in the way of learning through practical tests using mobile devices and the Internet for this purpose. In this way, a Learning Management System (LMS), called AvalEaDor, was developed for this work, focusing on the creation and application of practical tests for selfassessment in the mobile learning (m-learning) modality, aimed at improving the teaching and learning process. learning. The present work presents the stages of the development of the tool, the theoretical foundation that supports it and the main functionalities present in it, as well as the case study using the tool that showed that it was well accepted by both students and teachers, because it has several types of issues and can assist in the development of activities complementary to evaluation and activities for the home. It was also evidenced that the automatic evaluation of discursive questions, carried out by the tool, has, in its majority, levels close to the evaluations carried out by human evaluatorsGomes, Geórgia Regina RodriguesDias, Marcelo de OliveiraPeixoto, Gilmara Teixeira BarcelosDitzz, Áquila Jerard Moulin2020-02-10T12:43:03Z2020-02-10T12:43:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12795http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-08T18:43:34Zoai:app.uff.br:1/12795Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-08T18:43:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
title Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
spellingShingle Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
Ditzz, Áquila Jerard Moulin
Learning management system
Mobile learning
Ensino a distância
Testes práticos
Avaliação formativa
Autoavaliação
Inovação educacional
Tecnologia da informação
Avaliação educacional
Learning management system
Mobile learning
Distance learning
Practical tests
Formative evaluation
Self-evaluation
title_short Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
title_full Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
title_fullStr Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
title_full_unstemmed Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
title_sort Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância
author Ditzz, Áquila Jerard Moulin
author_facet Ditzz, Áquila Jerard Moulin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Geórgia Regina Rodrigues
Dias, Marcelo de Oliveira
Peixoto, Gilmara Teixeira Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ditzz, Áquila Jerard Moulin
dc.subject.por.fl_str_mv Learning management system
Mobile learning
Ensino a distância
Testes práticos
Avaliação formativa
Autoavaliação
Inovação educacional
Tecnologia da informação
Avaliação educacional
Learning management system
Mobile learning
Distance learning
Practical tests
Formative evaluation
Self-evaluation
topic Learning management system
Mobile learning
Ensino a distância
Testes práticos
Avaliação formativa
Autoavaliação
Inovação educacional
Tecnologia da informação
Avaliação educacional
Learning management system
Mobile learning
Distance learning
Practical tests
Formative evaluation
Self-evaluation
description A presente dissertação apresenta resultados do desenvolvimento e aplicação da ferramenta AvalEaDor, em uma pesquisa do tipo estudo de caso, junto aos professores e alunos do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. No Brasil e no mundo, nos últimos anos, houve uma expansão da utilização da internet nos lares, bem como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente celulares e smartphones. Isso trouxe mudanças não somente nas relações sociais, mas em como os indivíduos trabalham e aprendem. Um reflexo disso é o crescimento de cursos na modalidade Ensino a distância no Brasil. Diante deste novo cenário percebe-se a importância da existência de uma ferramenta que apoie o processo avaliativo formativo de indivíduos, possibilitando uma melhora na forma de aprender por intermédio da realização de testes práticos utilizando para este fim, principalmente os dispositivos móveis e a internet. Desta forma, foi desenvolvido para este trabalho um Learning Management System (LMS), denominado AvalEaDor, com foco na criação e aplicação de testes práticos para autoavaliação na modalidade de ensino mobile learning (m-learning), visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. No presente trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento da ferramenta, a fundamentação teórica que o embasa e as principais funcionalidades nela presentes, bem como o estudo de caso com utilização da ferramenta que evidenciou que a mesma obteve boa aceitação, tanto de alunos como professores, pois possui diversos tipos de questões e podem auxiliar no desenvolvimento de atividades complementares à avaliação e atividades para casa. Evidenciou-se também, que a avaliação automática de questões discursivas, realizada pela ferramenta, possui, em sua maioria, níveis próximos às avaliações realizadas por avaliadores humanos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-10T12:43:03Z
2020-02-10T12:43:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12795
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038188220383232