A representação sociocultural da mulher nas telerreportagens utilizadas no exame CELPE-Bras: quadros de uma realidade brasileira
Ano de defesa: | 2012 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7793 |
Resumo: | Objetiva-se investigar a atuação da mulher contemporânea, no amplo e diversificado mercado de trabalho brasileiro, a partir da análise qualitativa, de cunho interpretativista, à luz de princípios da Lingüística Aplicada Crítica, com o aporte da análise de conteúdo. Para tanto, foram utilizados vídeos selecionados, com alguma participação feminina que possa levar a uma representação identitária sociocultural da mulher brasileira, em suas atividades cotidianas – quem é essa mulher, o que diz, o que faz, como se manifesta? Os vídeos mencionados são excertos de reportagens produzidas e veiculadas por diferentes emissoras televisivas, especializadas, abertas, universitárias, de diversas regiões do país, e de considerável alcance para a população em geral; são utilizados para a Tarefa I das provas coletivas do Exame CELPE-Bras no Brasil, o único certificado brasileiro de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros e para brasileiros, que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna ou primeira língua, reconhecido oficialmente, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação, aplicado no Brasil e em outros países. Com base nesse contexto, buscou-se verificar se essa representação reforça ou atenua as representações estereotipadas do Brasil e da mulher brasileira. Porém, a análise efetuada leva a uma representação de um país mais voltado para história, tradições, educação e resgates, evidenciando uma atuação feminina em determinadas áreas - professora, nutricionista, doméstica, coordenadora de serviços, diretora e presidente de projetos ligados às áreas de assistência social, arquitetura, educação, cultura, saúde, e que podem ser consideradas lócus de trabalho da mulher, o que sinaliza para certa divisão binária do mercado laboral. Pode-se inferir, ainda, que a representação do Brasil para o aluno estrangeiro, em sua tarefa do Exame, no tocante à mulher, seja voltada ao lado empreendedor e de trabalho árduo em suas respectivas carreiras profissionais, competindo por empoderamento e posições de destaque no mercado profissional |
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Os vídeos mencionados são excertos de reportagens produzidas e veiculadas por diferentes emissoras televisivas, especializadas, abertas, universitárias, de diversas regiões do país, e de considerável alcance para a população em geral; são utilizados para a Tarefa I das provas coletivas do Exame CELPE-Bras no Brasil, o único certificado brasileiro de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros e para brasileiros, que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna ou primeira língua, reconhecido oficialmente, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação, aplicado no Brasil e em outros países. Com base nesse contexto, buscou-se verificar se essa representação reforça ou atenua as representações estereotipadas do Brasil e da mulher brasileira. Porém, a análise efetuada leva a uma representação de um país mais voltado para história, tradições, educação e resgates, evidenciando uma atuação feminina em determinadas áreas - professora, nutricionista, doméstica, coordenadora de serviços, diretora e presidente de projetos ligados às áreas de assistência social, arquitetura, educação, cultura, saúde, e que podem ser consideradas lócus de trabalho da mulher, o que sinaliza para certa divisão binária do mercado laboral. Pode-se inferir, ainda, que a representação do Brasil para o aluno estrangeiro, em sua tarefa do Exame, no tocante à mulher, seja voltada ao lado empreendedor e de trabalho árduo em suas respectivas carreiras profissionais, competindo por empoderamento e posições de destaque no mercado profissionalThe aim is to investigate the contemporary role of women in the broad and diverse Brazilian labor market, using qualitative analysis, focusing on interpretative basis, in the light of Critical Applied Linguistics principles, with the contribution of content analysis. For this purpose, selected videos were used, in which female participation was identified. This might lead to a socio-cultural identity representation of Brazilian women in their daily activities - who is this woman, what she says, what she does, how does she show herself? The mentioned videos are excerpts from reports produced and aired by different TV stations, specialized, and open university ones in various regions of the country to a great part of the general population; so, they were chosen to be used for Task I of the CELPE-Bras Examination in Brazil, the only certificate of proficiency in Brazilian Portuguese for foreigners and Brazilians who are not Portuguese as mother tongue or first language; it is officially recognized, developed and awarded by the Ministry of Education, and is applied in Brazil and other countries. Based on this context, we sought to determine whether this representation reinforces or attenuates the stereotypical representations of Brazil and the Brazilian woman. However, the analysis carried out leads to a representation of a country more concerned with history, traditions, education and rescue, showing a female engagement in certain areas - teacher, nutritionist, home tasks, service coordinator, director and president of projects related to areas of social work, architecture, education, culture, health, and can be considered the locus of women's work, which points out to a certain binary division of the labor market. It can be also inferred that the representation of Brazil to foreign students in this task of examination, with regard to women, is focused on the entrepreneurial side and hard work in their respective careers, competing for positions of empowerment and prominence in the labor marketParaquett, MárciaSantos, Percília Lopes Cassemiro dosAlvares, Maria Luisa OrtizNascimento, Magnólia Brasil Barbosa doReis, LíviaSilva, Maria Emília Barcellos daMello, Ana Catarina Moraes Ramos Nobre de2018-10-09T14:18:30Z2018-10-09T14:18:30Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-12T19:10:17Zoai:app.uff.br:1/7793Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-12T19:10:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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