A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, Glauce Rosa Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Letras
letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782
Resumo: The present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus
id UFF-2_42cc69f241391bac39c1b5874d74a1c3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17782
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de línguas - FormaçãoLinguagem e língua - Estudo e ensinoPrática comunicativaInglês no contexto escolarPedagogia das línguasFormação de professoresCommunicative practiceEnglish in the school contextLanguage pedagogyTeacher educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focusO presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira. A pretensão de desenvolver as quatro habilidades lingüísticas, tarefa geralmente delegada aos cursos privados de idiomas, acarretou mudanças no ambiente focalizado, a saber, uma instituição militar que integra uma rede nacional de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio. A adoção da abordagem comunicativa exigiu uma nova organização das turmas (divididas por níveis de proficiência), a contratação de mais professores e a utilização de novos materiais didáticos, dentre outras mudanças. A pesquisa analisa até que ponto as inovações decorrentes da proposta pedagógica foram realmente implementadas e incorporadas pelos professores ou se apenas consistem em alterações superficiais. Para tanto, foram escolhidos alguns profissionais da escola pesquisada que forneceram dados para análise através de questionários e entrevistas; duas professoras deste grupo tiveram suas aulas observadas e foram novamente entrevistadas. Partindo dos modelos tradicionais até chegar ao ensino por tarefas, o estudo investiga o grau de comunicatividade das aulas em relação às respostas dos professores. Os componentes da pedagogia das línguas de Prabhu ideativo, operacional, ideológico e gerencial fornecem o embasamento adequado para que se cheguem a conclusões consistentes sobre a prática comunicativa no contexto em focoPrograma de Pós-graduação em LetrasletrasMitrano Neto, Nelsonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7Shepherd, Davidhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5Hemais, Barbara Jane Wilcoxhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1Souza, Glauce Rosa Silva de2021-03-10T20:42:43Z2008-02-252021-03-10T20:42:43Z2007-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17782porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-17T16:46:00Zoai:app.uff.br:1/17782Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-17T16:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
title A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
spellingShingle A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
Souza, Glauce Rosa Silva de
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Linguagem e língua - Estudo e ensino
Prática comunicativa
Inglês no contexto escolar
Pedagogia das línguas
Formação de professores
Communicative practice
English in the school context
Language pedagogy
Teacher education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
title_full A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
title_fullStr A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
title_full_unstemmed A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
title_sort A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
author Souza, Glauce Rosa Silva de
author_facet Souza, Glauce Rosa Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitrano Neto, Nelson
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7
Shepherd, David
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5
Hemais, Barbara Jane Wilcox
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Glauce Rosa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Linguagem e língua - Estudo e ensino
Prática comunicativa
Inglês no contexto escolar
Pedagogia das línguas
Formação de professores
Communicative practice
English in the school context
Language pedagogy
Teacher education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Linguagem e língua - Estudo e ensino
Prática comunicativa
Inglês no contexto escolar
Pedagogia das línguas
Formação de professores
Communicative practice
English in the school context
Language pedagogy
Teacher education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
2008-02-25
2021-03-10T20:42:43Z
2021-03-10T20:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038134015295488