A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-graduação em Letras
letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782 |
Resumo: | The present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus |
id |
UFF-2_42cc69f241391bac39c1b5874d74a1c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/17782 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de línguas - FormaçãoLinguagem e língua - Estudo e ensinoPrática comunicativaInglês no contexto escolarPedagogia das línguasFormação de professoresCommunicative practiceEnglish in the school contextLanguage pedagogyTeacher educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focusO presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira. A pretensão de desenvolver as quatro habilidades lingüísticas, tarefa geralmente delegada aos cursos privados de idiomas, acarretou mudanças no ambiente focalizado, a saber, uma instituição militar que integra uma rede nacional de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio. A adoção da abordagem comunicativa exigiu uma nova organização das turmas (divididas por níveis de proficiência), a contratação de mais professores e a utilização de novos materiais didáticos, dentre outras mudanças. A pesquisa analisa até que ponto as inovações decorrentes da proposta pedagógica foram realmente implementadas e incorporadas pelos professores ou se apenas consistem em alterações superficiais. Para tanto, foram escolhidos alguns profissionais da escola pesquisada que forneceram dados para análise através de questionários e entrevistas; duas professoras deste grupo tiveram suas aulas observadas e foram novamente entrevistadas. Partindo dos modelos tradicionais até chegar ao ensino por tarefas, o estudo investiga o grau de comunicatividade das aulas em relação às respostas dos professores. Os componentes da pedagogia das línguas de Prabhu ideativo, operacional, ideológico e gerencial fornecem o embasamento adequado para que se cheguem a conclusões consistentes sobre a prática comunicativa no contexto em focoPrograma de Pós-graduação em LetrasletrasMitrano Neto, Nelsonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7Shepherd, Davidhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5Hemais, Barbara Jane Wilcoxhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1Souza, Glauce Rosa Silva de2021-03-10T20:42:43Z2008-02-252021-03-10T20:42:43Z2007-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17782porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-17T16:46:00Zoai:app.uff.br:1/17782Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-17T16:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
title |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
spellingShingle |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação Souza, Glauce Rosa Silva de Língua inglesa - Estudo e ensino Professores de línguas - Formação Linguagem e língua - Estudo e ensino Prática comunicativa Inglês no contexto escolar Pedagogia das línguas Formação de professores Communicative practice English in the school context Language pedagogy Teacher education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
title_full |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
title_fullStr |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
title_full_unstemmed |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
title_sort |
A aula comunicativa no contexto escolar : entre a tradição e a inovação |
author |
Souza, Glauce Rosa Silva de |
author_facet |
Souza, Glauce Rosa Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mitrano Neto, Nelson http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 Shepherd, David http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5 Hemais, Barbara Jane Wilcox http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Glauce Rosa Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Professores de línguas - Formação Linguagem e língua - Estudo e ensino Prática comunicativa Inglês no contexto escolar Pedagogia das línguas Formação de professores Communicative practice English in the school context Language pedagogy Teacher education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Professores de línguas - Formação Linguagem e língua - Estudo e ensino Prática comunicativa Inglês no contexto escolar Pedagogia das línguas Formação de professores Communicative practice English in the school context Language pedagogy Teacher education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
The present study seeks to investigate the degree of communicativeness achieved in a given school context which makes use of the communicative approach for the teaching of English as a foreign language. The attempt to develop the four linguistic skills at the school being focused (which is part of a nationwide military system for high school education) required changes, such as a new organization of the classes according to the students level of proficiency in English, the increase in the teaching staff and the use of new materials. The research analyses the extent to which the innovation entailed by the pedagogical proposal has been truly carried out and incorporated by the teachers or whether it merely consists of superficial alterations. To this end, some members of the teaching staff provided the data for analysis by means of questionnaires and interviews and two of them were also object of class observation and more interviews. Ranging from traditional patterns to taskbased language teaching, the study investigates the communicativeness of the classes observed against the teachers responses. Prabhu s four components of the language pedagogy ideational, operational, ideological and managerial provide an adequate theoretical framework which leads to consistent conclusions about the communicative practice in the school context in focus |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 2008-02-25 2021-03-10T20:42:43Z 2021-03-10T20:42:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797038134015295488 |